Marketing multinível: entenda o que é e como funciona essa estratégia!

É comum que as empresas utilizem diversas estratégias de venda e captação de clientes. Entre as opções, vale a pena saber o que é marketing multinível, já que ele pode trazer bons resultados para negócios de diferentes setores.

Ao mesmo tempo, esse tema ainda causa algumas dúvidas, já que muitas vezes ele é confundido com esquemas de pirâmide. Nesse sentido, é essencial saber como ele funciona para entender como colocá-lo em prática da maneira correta.

Para tirar suas dúvidas sobre essa estratégia, este conteúdo mostrará o que é o marketing multinível e responde às principais perguntas sobre o tema.

Boa leitura!

O que é marketing multinível?

Marketing multinível (MMN) é uma estratégia comercial que vai além da obtenção de lucro pela venda direta ao cliente. Em vez disso, ela se baseia no recrutamento de revendedores da marca e na divisão do lucro da revenda entre eles e a empresa.

Desse modo, os vendedores parceiros da empresa ganham uma parte do lucro dos produtos que vendem. A outra parte é repassada à empresa, que ganha tanto com as vendas diretas quanto com as vendas dos parceiros.

Ainda, os próprios revendedores de uma marca podem formar parcerias, recrutando outros revendedores. Assim, eles obtêm lucro com a venda que fazem e com a comissão sobre as vendas que seus parceiros realizam.

Como o marketing multinível funciona?

Até aqui, você viu que no marketing multinível uma empresa recruta revendedores e ganha uma parcela do lucro sob cada produto que eles vendem. Além disso, ela os incentiva a recrutar outros revendedores, o que eles escolhem se farão ou não.

Se os revendedores preferirem não recrutar ninguém, eles continuam tendo a opção de lucrar com a venda direta para o cliente. Ou seja, para os vendedores, o recrutamento é uma forma de obter uma renda maior.

Afinal, há uma limitação na quantidade de pessoas que se pode alcançar sem ajuda externa e seus recrutados fazem esse papel de expandir o negócio. Para as empresas, esse modelo de vendas é uma estratégia que possibilita alcançar novos mercados e fazer-se conhecer em novos lugares.

Quais são as vantagens e desvantagens dessa estratégia?

Agora que você já entendeu o que é o marketing multinível, é o momento de saber quais são suas vantagens e desvantagens de aplicar essa estratégia de vendas.

Confira!

Vantagens

Para a empresa, o maior benefício do marketing multinível é a capacidade de aumentar as vendas e obter lucros mesmo de modo indireto. Já para os vendedores, alguns benefícios dessa estratégia incluem:

  • flexibilidade de horário: o vendedor vende quando quer e pode fazer das vendas sua renda extra.
  • autonomia para trabalhar: por muitas vezes ser independente da figura do chefe, o vendedor escolhe para quem venderá e qual será sua forma de atuação.
  • ganhos proporcionais: quanto mais o vendedor trabalhar, mais ele receberá.
  • lucros escaláveis: quanto mais parceiros o vendedor conseguir, mais ele receberá de comissão.
  • inexigência de especialização: na maioria dos casos, qualquer pessoa que precisa de uma fonte de renda ou deseja fazer uma renda extra pode trabalhar com o network marketing.

Desvantagens

Por outro lado, há desvantagens no marketing de rede. Veja exemplos:

  • alto investimento inicial: embora nem sempre seja assim, o investimento para começar, adquirir os produtos e o suporte da empresa pode ser alto;
  • recrutamento de revendedores: o vendedor deve aplicar estratégias para conquistar outros parceiros, tarefa essa que não é simples e tem limitações.

Qual a diferença do marketing multinível e esquema de pirâmide?

Outro ponto importante para considerar é que existe uma confusão comum entre o que é o marketing de rede e o esquema de pirâmide (ou pirâmide financeira). Apesar de muitas pessoas acreditarem que eles são sinônimos, não é esse o caso.

Inclusive, o esquema de pirâmide é ilegal no Brasil e não se sustenta por si só, porque o lucro dele consiste no recrutamento de novos integrantes. Ou seja, não há produtos para comercializar e é por isso que a pirâmide financeira tem prazo de validade, tornando-se insustentável pela falta de recrutamento.

Já no marketing multinível, um vendedor continua obtendo ganhos mesmo sem recrutar ninguém. Isso porque, assim como as empresas, ele ganha com base em suas próprias vendas.

Qual a diferença do marketing multinível e marketing direto?

Além de saber o que é o marketing multinível, vale saber que ele é diferente do marketing direto. Nessa modalidade, há apenas um revendedor entre a empresa e o consumidor final. Ou seja, a empresa repassa seu produto ao revendedor, que receberá pelo que vender ao cliente final.

Dessa forma, não há a opção de recrutamento de outros revendedores: a empresa lucra vendendo para o revendedor, que lucra vendendo para o consumidor. No marketing multinível, como você viu, a empresa e o revendedor podem lucrar com as vendas realizadas pela rede.

Quais são as empresas conhecidas que atuam com essa estratégia?

Existem muitas empresas brasileiras de grande porte e que atuam com marketing de rede. Alguns exemplos são Jequiti, Herbalife, Mary Kay, Avon, Hinode e Polishop.

Com produtos que chamam a atenção e propostas atrativas para os revendedores, essas empresas conquistaram público-alvo em regiões de todo o Brasil. Também é possível encontrar revendedores e interessados em suas ofertas em diversos lugares, sendo que os ganhos são obtidos majoritariamente pela venda de produtos.

Como trabalhar com o marketing multinível?

Para adotar o marketing multinível em sua empresa, é preciso seguir alguns passos para ganhar o interesse e a confiança dos possíveis interessados. Em primeiro lugar, é preciso ter um produto adequado ao seu público-alvo e com boa saída. Afinal, será necessário vender muito para manter a estratégia.

Além disso, as comissões (ou parte nos lucros com a revenda dos produtos) devem ser atrativas e competitivas, para conquistar os parceiros. Também é necessário apostar na criação de estratégias de marketing para atrair os parceiros e conquistar os clientes finais.

É comum que os revendedores utilizem o material que a empresa disponibiliza para divulgar os produtos ao seu público. Logo, uma estratégia integrada tem mais chances de gerar os resultados esperados.

Por fim, é necessário investir em treinamento para os parceiros, para que eles tenham o preparo necessário ao atender novos clientes, facilitando o fechamento de vendas.

Neste artigo, você viu o que é marketing multinível e entende como ele funciona para as empresas e para os parceiros. Caso faça sentido, é possível aplicar essa estratégia no negócio, em busca de mais vendas e lucros.

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