7 características que empresas inovadoras têm em comum

De vez em quando aparece no mercado uma startup ou fintech que muda a maneira como fazíamos as coisas. De serviços de streaming aos bancos digitais, as empresas inovadoras chamam nossa atenção.

Tendemos a pensar que todas essas inovações são ligadas a grandes ideias e que, se quisermos que nossos negócios inovem, temos que mudar todo o status quo. A questão toda é que inovar não está apenas ligado a grandes ideias ou a grandes mudanças de um dia para outro.

As empresas inovadoras, mesmo diferindo entre si com relação aos produtos e serviços que oferecem, geralmente compartilham características em comum. Isso significa que, seja você uma empresa do ramo de finanças e investimentos, startup ou fintech, é possível, com algumas ações, levar a inovação ao seu negócio.

A seguir, falamos de sete dessas características.

1. Foco no cliente

A redução de custos era vista no passado como a maneira de as empresas conseguirem aumentar a margem de lucro. Todavia, com o aumento da concorrência e com cada vez mais novos players no mercado, foi preciso mudar essa lógica.

Atualmente as organizações já aprenderam que precisam ser centradas no cliente. Mais do que nunca, são eles que vêm em primeiro lugar. Aliás, justamente seguindo essa lógica é que até mesmo o marketing mudou.

Se antes ações e estratégias de marketing eram invasivas, hoje existe o chamado inbound marketing, o qual, com produção de conteúdo de qualidade, faz o cliente ir até uma empresa (e não o contrário).

E claro que o foco no cliente não ficou somente na área de marketing. O setor de desenvolvimento de produtos precisa entender a necessidade do seu público para que possa supri-lo com as melhores soluções. O mesmo se aplica ao atendimento, às vendas, enfim, todos os departamentos de empresas inovadoras entendem que como missão maior devem pensar sempre em como o que fazem pode agregar valor ao cliente.

2. Capacidade de detectar tendências

Empresas inovadoras estão sempre mudando, experimentando novas ideias e buscando oferecer novos serviços e produtos. Elas entendem que nem todo produto ou serviço que oferecem pode ser um sucesso para sempre e, por isso, continuam se adaptando ao mercado e aprendendo a melhor forma de servir seus clientes.

Nesse sentido, a capacidade de analisar o concorrente e até mesmo as boas práticas de empresas de outro setor é algo presente em empresas inovadoras. Aqui, mais uma vez o foco no cliente ganha destaque.

Ao entender seu mercado e ouvir o que seus clientes querem, uma empresa pode permanecer no topo e tornar-se referência em sua região e/ou setor.

3. Equipes engajadas

De nada adianta uma boa ideia sem que existam pessoas que a consigam tirar do papel. Por esse motivo, uma das características das empresas inovadoras é ter equipes engajadas.

O engajamento faz com que todos se ajudem e caminhem para uma mesma direção. Obstáculos são superados mais rapidamente e problemas logo encontram soluções. Além disso, equipes engajadas contam com profissionais que orgulham-se de trabalhar para elas. São pessoas que vestem a camisa e são motivadas, trazendo, dessa maneira, melhores resultados.

4. Aceitar os erros

Não existe empresa inovadora que não tenha cometido nenhum erro. Como comentado, para a inovação acontecer é preciso adotar mudanças de produtos e/ou serviços. Nesse caminho, é bem provável que ocorram erros.

Uma ideia que deu errado não deve jamais ser vista pela alta administração como um sinal de fracasso. O motivo disso é muito simples: a inovação entende que precisa aceitar os erros e aprender com eles.

Sabe aquela frase que diz que “é errando que se aprende”? Pois bem, ela resume muito bem essa característica presente em empresas inovadoras.

5. Valorizar profissionais

Uma empresa que não valoriza quem faz tudo acontecer certamente jamais conseguirá inovar. Isso especialmente porque inovação está muito ligada à motivação e ao engajamento (como citamos), e quem consegue ser motivado se nunca é valorizado?

Os profissionais talentosos são cruciais para a inovação, mas para que você possa contar com eles precisa entender que deve reconhecer os trabalhos que realizam.

Pense em seus funcionários como seus clientes. Se você se preocupa com ações para não perdê-los, busque por estratégias também para reter sua equipe. Caso sua empresa não adote a prática do feedback, uma boa ideia é implantá-la (neste artigo damos algumas dicas).

E já que empresas inovadoras contam com os melhores talentos, a partir do momento que sua organização passa a valorizar os profissionais, ela também começa a atrair pessoas qualificadas que querem fazer parte da organização.

Para saber mais, deixamos a sugestão do post: O que fazer para atrair e reter talentos?

6. Tenha processos

Com uma gestão de processos a organização torna-se mais eficiente, e você já viu uma empresa inovadora que não possui eficiência?

Além de tornar ambientes mais eficientes, a gestão de processos ajuda a simplificar atividades, agilizar o trabalho, aumentar a performance dos colaboradores, controlar melhor tanto o que está sendo executado quanto como anda o alcance das metas, entre outros benefícios.

Na prática, toda empresa trabalha com processos, a diferenças das empresas inovadoras é que elas têm todos os processos padronizados e documentados. Ou seja, elas conseguem fazer a gestão correta de suas atividades.

Se este assunto lhe interessar, invista alguns minutos e leia este artigo.

7. Incentive a inovação

De nada adianta adotar todas as seis dicas se sua empresa não incentivar a inovação em todas as suas áreas. Isso parece óbvio, mas muitas organizações acreditam que são inovadoras e não dão espaço para seus colaboradores.

Incentivar a inovação tem a ver com criar um ambiente propício para trocas de ideais e, além disso, para colocá-las em prática. Portanto, apenas focar em ações pontuais não trará resultados se sua organização não está disposta a manter um diálogo aberto com seus colaboradores e a testar novas iniciativas.

E então, você tem mais alguma característica de empresas inovadoras a acrescentar? Deixe um comentário e compartilhe conosco. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da ABContent.

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: