Atualmente, uma das formas mais comuns de comunicação entre empresas e público-alvo se dá por meio da produção de conteúdo digital. A criação e distribuição de informações para uma determinada audiência faz parte das estratégias mais eficientes e modernas do marketing digital, especialmente do inbound marketing.

O potencial de captação e retenção de clientes, aliado à possibilidade de instruir as pessoas sobre os produtos e serviços de uma empresa, fazem dos conteúdos digitais uma poderosa ferramenta para facilitar o fechamento de novos negócios e gerar autoridade para uma marca.

O uso de mídia online e produção de conteúdo é adotado por empresas de todos os portes. Desde grandes corporações até pequenos empreendimentos podem utilizar esses recursos para potencializar seus resultados e se destacar perante a concorrência.

Neste post você vai descobrir mais sobre a produção de conteúdo digital, o conceito por trás dessa atividade e qual a importância dessas informações para uma empresa que visa gerar mais oportunidades de negócio.

O que é produção de conteúdo digital?

A produção para web tem como principal finalidade alimentar as estratégias de marketing de conteúdo. Nessa vertente do marketing digital, a principal fonte de captação de novos clientes é por meio de informações úteis.

A lógica é fácil de entender. Uma empresa oferta ao seu público-alvo informações que orbitam a suas atividades, produtos e serviços. Com essas informações, a ideia é reter a atenção das pessoas e fazer com que elas sejam conduzidas de modo sutil pelo funil de vendas.

Existem etapas bem determinadas, cada uma com uma função. Primeiramente é preciso gerar o interesse das pessoas, e, em seguida, abordar as principais dores e dificuldades do público.

Feito isso, a empresa já tem uma abertura para apresentar ao público como ela pode solucionar essas dores. Parte-se então para a apresentação da soluções e o estímulo para o fechamento do negócio.

Por meio do conteúdo digital, a empresa elimina dúvidas, fornece orientações ao público-alvo e consegue, ao mesmo tempo, se posicionar como uma autoridade no assunto.

Tudo isso tem como finalidade facilitar o fechamento de novos negócios e atrair a atenção das pessoas. Porém, trocando o já batido discurso publicitário e apelativo por um caminho mais inteligente, que é por meio do conhecimento.

Quais são os tipos de conteúdos digitais?

A estratégia do marketing de conteúdo não se resume a grandes textos. Ela é bastante plural e multiplataforma.

Veja abaixo alguns modelos de produção de conteúdo para web:

  1. e-books;
  2. vídeos;
  3. infográficos;
  4. posts em mídias sociais;
  5. imagens;
  6. e-mail marketing;
  7. newsletter;
  8. blog posts;
  9. landing pages;
  10. materiais ricos para download.

O marketing digital pede variedade de formatos, e cada um deles demanda um jeito de escrever, uma determinada quantidade de informação e, claro, estratégia para ser inserido dentro de uma lógica, um plano de ação de marketing.

Mesmo com tantas variações, em todas elas a intenção é quase sempre a mesma: informar o público, captar seu interesse e “trocar” conhecimento por algumas informações para contato ou para início de um approach comercial de sucesso.

Qual a finalidade da produção de conteúdo digital?

Como você pôde observar até o momento, um dos principais objetivos é conquistar audiência e fazer com que as pessoas consumam informações pertencentes ao universo da empresa.

A premissa da “educação do público-alvo” deve ser respeitada, principalmente por que é ela quem diferencia as estratégia do marketing de conteúdo do marketing tradicional, mais focado em um discurso comercial e publicitário.

Mais do que apenas tentar vender, os conteúdos digitais visam gerar para a empresa uma imagem de autoridade no assunto que está sendo abordado, fator que é fundamental para ganhar a confiança das pessoas e viabilizar novas oportunidades de negócio.

E essa percepção de valor não é feita pelo discurso em si, mas pela própria audiência que, ao consumir as informações, percebe que elas são provenientes de uma empresa que entende do assunto.

Conforme a audiência percorre o caminho do despertar do interesse, apresentação dos problemas e apresentação das soluções, todo o trabalho de fechar um novo negócio se torna mais simples.

E quem agradece é o setor comercial da sua empresa, que acaba por lidar com pessoas mais instruídas e conscientes do que está sendo ofertado à elas.

Isso resulta em agilidade no fechamento de negócios e oportunidades de retenção dos clientes, algo que é feito com conteúdos focados no pós-venda (parte que é fundamental na comunicação institucional).

Como a produção de conteúdo digital deve ser feita?

A resposta é dada em três palavras: estratégia, profissionalismo e criatividade. A produção de conteúdo para web não deve ser feita sem ter esses três fatores como pilar.

Veja abaixo alguns fatores imprescindíveis para a criação de bons conteúdos digitais.

Planejamento das ações

Tudo começa com um plano de ação. Nele devem estar dispostas a forma como a empresa pretende construir os conteúdos, quais meios de comunicação serão utilizados, as ferramentas utilizadas na produção e a periodicidade de publicação dos conteúdos.

Escolha do público-alvo

Uma empresa precisa alinhar o “para quem eu vendo” com o “para quem eu vou falar”. Ou seja, não existe eficácia no marketing de conteúdo se não houver um processo de determinação do público-alvo.

Essa etapa é complementada pelo desenvolvimento das personas, que são representações do cliente ideal da empresa. O exercício de criação da persona serve para que os produtores de conteúdo compreendam qual deve ser a linguagem utilizada e em qual etapa do funil de vendas o público se encontra.

Criatividade

Conteúdos sem graça ou que apenas “chovem no molhado” não serão capazes de atrair a atenção das pessoas e despertar o interesse delas nos produtos e serviços oferecidos. A criatividade é ponto fundamental para construir bons conteúdos digitais.

Mas atenção. Conteúdos não devem ser apenas criativos, eles precisam ser assertivos e impactantes. Portanto, é preciso unir talento na produção e estratégia.

Cuidados com SEO

SEO são as regras e práticas estabelecidas no universo digital para viabilizar o ranqueamento dos conteúdos na web. Ele engloba fatores como uso de palavras-chaves associadas aos temas, estruturação dos textos e uso de recursos que potencializam sua qualidade.

O ranqueamento é relacionado aos sistemas de busca da internet, como Google e Bing. Quanto melhor o SEO de uma página de conteúdos, maiores são as chances dela surgir entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

E como as pessoas não costumam avançar muito nos resultados de suas buscas, o ideal é estar entre os primeiros.

Quem deve ser o responsável pela produção de conteúdo digital da minha empresa?

Por se tratar de uma produção estratégica, o ideal é deixar a criação dos conteúdos digitais nas mãos de profissionais com experiência neste ramo. Uma opção é contar com redatores freelancers; Contudo, essa escolha não engloba todas as necessidade de uma empresa quando o assunto é marketing de conteúdo.

Empresas especializadas, como a ABContent, atuam em toda a cadeia de produção dos conteúdos digitais, desde a construção da estratégia até a liberação dos conteúdos prontos para publicação.

Mais do que apenas escrever, é preciso ter muito conhecimento estratégico, além de ser capacitado para escrever para os nichos de mercado mais específicos, que costumam demandar mais preparo por parte dos redatores.

Faça a escolha certa!

Escolher uma empresa especializada é a opção mais certeira para quem pretende desenvolver conteúdos que impactam e geram resultados junto ao público-alvo.

Conteúdo digital é coisa séria, são informações que podem auxiliar na construção de bons resultados e na melhoria da imagem empresarial. Portanto, nada de deixar a sua produção nas mãos de quem não compreende o processo inteiro.

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