8 características fundamentais para um líder de sucesso

Liderança não é exatamente sobre ocupar um cargo ou obter uma certa notoriedade. Também não é algo que acontece só porque alguém trabalha há muitos anos em uma empresa.

Uma boa liderança vem com a aquisição de certas habilidades que permitem que a pessoa seja um ótimo exemplo para sua equipe em todas as situações no local de trabalho. Que habilidades são essas? O que, exatamente, faz um líder de sucesso?

Para encontrar as respostas, siga na leitura deste artigo. Mas, antes, temos uma outra pergunta:

Existem diferenças entre líderes e chefes?

Para alinharmos o vocabulário, existem diferenças entre líderes e chefes. A mais marcante e que lhe ajudará a entender bem ambos os termos, está nas análises das palavras.

Um líder é a pessoa que lidera mostrando o caminho. Ele não fica dizendo toda hora o que deve ser feito, mas aconselha seus liderados. Além disso, líderes costumam ser inspiradores.

Para falar sobre chefe, precisamos recorrer à língua inglesa. A palavra “chefe”, em inglês, é “boss”. Para o substantivo (boss) existe o adjetivo “bossy”, que significa “pessoa que manda”. Logo, já conseguimos entender que um chefe é alguém que dá ordens.

Enquanto um líder guia seus liderados pela inspiração, um chefe os motiva com recompensas e ameaças. Conseguiu entender bem a diferença?

O que faz um líder de sucesso?

São várias as características de um líder de sucesso. Dentre as principais, destacamos:

1. Ótimas habilidades de comunicação

Para ter sucesso, um líder precisa ter boas habilidades de comunicação. Ele deve ser capaz de manter canais de comunicação abertos com os membros da equipe para que sintam-se à vontade em procurá-lo sempre que houver necessidade.

Por serem comunicadores eficazes, grandes líderes conseguem ser claros ao explicarem desde objetivos organizacionais a tarefas específicas. É também por meio das palavras que eles conseguem motivar seus times e, inclusive, fazê-los obter melhores resultados.

2. Delegação de tarefas

Qualquer pessoa que saiba trabalhar em equipe entende que não pode fazer tudo sozinho. Um líder de sucesso se concentra nas responsabilidades principais e confia em seus liderados para realizar outras atividades.

Isso ocorre justamente porque o mindset do líder é diferente daquele do chefe, que administra minuciosamente seus subordinados. Ao delegar tarefas, o líder não apenas mostra que tem confiança em seu time, como também consegue utilizar seu tempo para focar em assuntos que mais têm a ver com sua função.

Portanto, lembre-se: para ser um bom líder, dê aos seus colaboradores a chance de assumirem a responsabilidade.

3. Liderança pelo exemplo

Das características de um líder, ser o exemplo talvez seja a principal. Por que uma equipe deve esforçar-se 100% no trabalho se quem está no comando parece não fazer esforço algum?

Todos os grandes líderes lideram pelo exemplo e, ao provar que estão realmente comprometidos com o trabalho, inspiram outros a fazer o mesmo, conquistando respeito e instilando uma boa ética de trabalho.

4. Empoderamento

Você já ouviu dizer que um líder é tão bom quanto as pessoas ao seu redor? Pois bem, quando os líderes se concentram em capacitar e nutrir talentos, garantem que a equipe alcance seus objetivos e, indiretamente, mostram à toda a empresa que estão fazendo um bom trabalho.

Toda vez que um líder ajuda um liderado a melhorar, oferece-lhe novas oportunidades e novos desafios. E isso é fundamental para que a equipe se sinta mais feliz e mais motivada todas as manhãs.

5. Orientado para o futuro

Todo líder de sucesso sabe que tem uma meta a cumprir. Ou seja, entende que existe uma linha de chegada que deve ser alcançada por todos.

Para conseguir conquistar os objetivos da empresa e da sua área, o líder precisa saber onde se encontra no momento presente, mas entende que suas decisões hoje influenciam o que acontecerá lá na frente.

Grandes líderes conseguem analisar cenários e estudar o ambiente para entender o que precisa ser feito a fim de que a empresa prospere. São pessoas que continuamente questionam coisas do tipo: “com base no que está acontecendo hoje, para onde o mercado está indo? Onde é provável que estejamos daqui a três meses, seis meses, um ano e dois anos?”

6. Tomadas de decisão

Além de ter uma visão orientada para o futuro, um líder possui a capacidade de tomar a decisão certa no momento certo. Mas, como ele sabe que não está sozinho, entende que é fundamental que todos tenham sua participação no processo decisório.

Sempre que possível, o líder envolve seus liderados, escutando-os para que tomadas de decisão sejam em conjunto.

7. Dar feedback

O feedback é uma ferramenta muita poderosa de um líder de sucesso. Ele sabe que quando o feedback é sincero contribui para a melhoria contínua e para o engajamento do colaborador.

Saber dar feedback é uma arte que grandes líderes dominam. Caso precise de algumas dicas sobre como dar feedback aos seus funcionários, recomendamos esta leitura.

8. Foco

Líderes são capazes de manter o foco e garantir que a equipe trabalhe eficientemente para alcançar os objetivos. Um líder é a pessoa que guiará o caminho, o que significa que se ele não faz ideia para onde está indo, a equipe terá que rapidamente procurar alguém para seguir.

Reforçamos que uma abordagem mais focada não significa apenas manter contato com o aqui e agora. É muito importante que o líder esteja sempre por dentro do que está acontecendo, mas, como já comentamos, é essencial também olhar para o futuro.

E então, você é um bom líder?

Com quais dessas características você se identificou? Existem pontos em que você pode melhorar?

Ser líder é também saber reconhecer o que está errado em sua própria personalidade para então conseguir fazer as ações corretivas necessárias. Caso você tenha percebido que precisa trabalhar em algumas das habilidades de líderes que citamos, não tem problema. O importante é que agora você já deu o primeiro passo.

E como líderes de sucesso estão em empresas também de sucesso, confira algumas estratégias para fazer sua organização decolar! Leia o artigo aqui.

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: