Abrir uma filial ou uma nova empresa: qual a melhor opção?

Abrir uma filial ou uma nova empresa pode ser uma das maiores dúvidas de muitos empreendedores que desejam expandir seus negócios.  Afinal, todos desejam ver seu negócio crescer, mas as diversas maneiras de fazer isso pode levar a decisões precipitadas e equivocadas. 

Optar por abrir uma filial ou uma empresa totalmente nova tem consequências e processo distintos. Então, qual delas é a melhor alternativa? Acompanhe o artigo e descubra! 

O que é uma empresa? 

Se deseja saber se deve abrir uma filial ou uma nova empresa, vale explicar rapidamente o conceito destas para diferenciá-las. 

Resumindo, empresa é uma pessoa jurídica que realiza atividades econômicas, seja por meio da produção, compra ou venda de produtos e/ou serviços.  

O objetivo dessas organizações é gerar lucro com a venda de seus bens ou serviçosO processo de abertura de uma empresa envolve diversas etapas. Algumas delas são: 

  • definição do plano de negócios e nome da companhia; 
  • escolha do porte da empresa: MEI, ME, EPP, dentre outras; 
  • definição do regime jurídico: EI, LTDA, etc.; 
  • atividades que serão exercidas; 
  • regime tributárioSimples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real; 
  • elaboração do contrato social; 
  • reunião de documentos para o registro na Junta Comercial; 
  • pedido de alvará de funcionamento (se for necessário); 
  • realização da Inscrição Estadual, dentre outros.  

Ou seja, é um processo que exige diversas etapas e documentos. Deve ser realizado sempre considerando as leis sobre o assunto.  

O que é uma filial?  

Uma filial, por outro lado, é uma nova companhia que foi aberta por uma empresa central, e que pertence a esta última.  

A filial pode ter gestores e uma equipe própria, mas é subordinada à matriz, devendo se reportar diretamente a ela. Inclusive, todas as movimentações financeiras fazem parte da companhia sede.  

O processo de abertura de uma filial exige a junção de diversos documentos que precisam ser protocolados na Junta Comercial. Importante mencionar que, embora seja subordinada, a filial tem um CNPJ próprio 

A maior dúvida entre os empresários é se companhias enquadradas no Simples Nacional pode abrir filiais. Sim, é permitido, mas é primordial estar dentro das regras relacionadas ao limite de faturamento desse regime.  

Qual a diferença entre abrir uma filial ou uma nova empresa? 

A abertura de uma empresa, de modo geral, costuma ser mais trabalhosa. É preciso pensar nela de maneira totalmente isolada da organização que existe.  

Logo, será preciso planejar cada detalhe da sua abertura, funcionamento, atividades empresariais, dentre outras. 

No caso da filial, os investimentos serão feitos em negócios já validados pela empresa mãeTodo o processo e o funcionamento terão apoio da matriz.  

Dessa forma, abrir uma filial pode ser mais econômico. Isso porque já há uma estrutura base e é possível centralizar algumas responsabilidades em um único endereço.  

Em outras palavras, a diferença está nos processos de abertura, no planejamento de cada uma e na tributação.  

Afinal, qual das duas é melhor? 

Não há melhor ou pior opção. A resposta depende dos seus objetivos. Portanto, avalie seus planos e verifique as regras de abertura de uma empresa ou de uma filial para definir qual das duas alternativas pode ser mais eficiente para o que você deseja. 

Ainda, estude as condições financeiras para ambos e avalie o plano de negócios para lhe ajudar a tomar a melhor decisão. Nesses momentos, contar com ajuda profissional para maiores esclarecimentos pode ser interessante  

Agora que você sabe um pouco sobre o que é necessário para abrir uma filial ou uma nova empresa, comece a melhorar suas habilidades nos seus negócios! Veja 6 erros de gestão financeira que podem prejudicar a sua empresa!   

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: