Como encantar e fidelizar o cliente no mercado financeiro? Descubra!

O mercado para assessores e consultores de investimento costuma ser bem competitivo. Afinal, há a presença de diversos profissionais qualificados atuando nesse meio. Portanto, saber como fidelizar o cliente é tão importante quanto adotar estratégias de captação.

Isso acontece porque a sua carteira de clientes é um elemento central no seu potencial de ganhos. Desse modo, a fidelização é uma estratégia valiosa para se destacar no mercado. Ademais, a prática também permite conquistar novos clientes por meio de indicações.

Neste artigo, você entenderá como encantar e fidelizar seu cliente no mercado financeiro. Acompanhe a leitura!

O que é e como funciona a fidelização de um cliente?

Para compreender as melhores práticas para fidelizar seus clientes, é interessante entender o que essa ação representa. Nesse sentido, como o nome pode adiantar, a fidelização consiste em criar um público fiel e recorrente aos seus serviços.

Desse modo, ao mesmo tempo em que você pode impactar novos públicos por meio do seu trabalho, consegue manter uma base antiga em sua carteira. Ademais, encantar e fidelizar os clientes contribui para que você possa receber recomendações deles e ampliar sua captação mensal.

Então é interessante buscar formas de agregar valor ao seu serviço. Uma forma é oferecer soluções personalizadas para se destacar em relação à concorrência e facilitar a decisão de contratação por parte do seu público alvo — como você verá adiante.

Qual a importância das estratégias de fidelização no mercado financeiro?

Agora que você sabe o que é a fidelização de clientes, vale entender a relevância dessa estratégia no mercado financeiro. Em primeiro lugar, é preciso considerar que a remuneração de profissionais como consultores e assessores costuma estar vinculada com sua carteira de clientes.

Confira outras justificativas para a importância da fidelização!

Melhor organização financeira

Como profissional do mercado financeiro, os seus ganhos estão atrelados aos clientes que você atende. Logo, conseguir construir uma carteira fiel aos seus serviços cumpre um papel central em sua organização financeira.

Desse modo, você poderá alcançar certo grau de previsibilidade quanto aos seus ganhos. Assim, será possível fazer planejamentos financeiros mais assertivos — bem como desenhar novas estratégias de crescimento profissional.

Ganho de autoridade no mercado

Ao conseguir fidelizar seus clientes, fica mais fácil ganhar autoridade no mercado. Para entender melhor, imagine que você está em processo de captação de um novo cliente e já está em um estágio avançado de negociação.

Durante o seu diálogo com esse potencial consumidor, você pode mostrar que tem uma carteira fiel de clientes que contam com os seus serviços. Assim, essa pode ser uma forma de quebrar objeções, sinalizando a ele que existem pessoas que confiam no seu trabalho.

Essa relação de confiabilidade é fundamental no mercado financeiro. Tenha em mente que é preciso passar segurança para o cliente. Logo, ele pode ter a tranquilidade de que você contribuirá positivamente com o cuidado com o patrimônio dele e sua estratégia de investimentos.

Diminuição de custos operacionais

A fidelização de clientes também é uma forma de diminuir seus custos operacionais. Mantendo uma carteira estável de consumidores, você poderá ser mais assertivo no investimento em captação — inclusive no investimento do tempo. Além disso, clientes fiéis podem se tornar defensores do seu trabalho.

Isto é, caso eles tenham amigos e familiares em busca de suporte no mercado financeiro, é possível que recomendem os seus serviços. Essa dinâmica funciona como uma propaganda gratuita e otimiza a sua divulgação.

Como encantar e fidelizar o cliente no mercado financeiro?

Como você viu, fidelizar clientes pode contribuir para o seu sucesso profissional no mercado financeiro. Assim, é preciso saber como colocar essa estratégia em prática.

Saiba mais!

Tenha um canal aberto de diálogo

O seu primeiro passo para fidelizar o cliente é ter um canal aberto de diálogo com ele. Desse modo, o objetivo é ir além do bom atendimento e garantir para o seu público que ele pode contar com seu trabalho.

Por isso, vale manter conversas recorrentes com o cliente, passar orientações sempre que possível e fortalecer a relação de confiança. Afinal, existem outros profissionais qualificados no mercado e você precisa mostrar que tem a melhor solução para o seu cliente.

Além disso, é importante que você o escute sempre que possível — especialmente em relação aos feedbacks sobre o seu trabalho. Essa é uma forma de melhorar seus serviços e encantar o cliente com um bom atendimento.

Agregue valor ao seu serviço

Ao contratar seus serviços, o cliente já espera que você entregue um trabalho de qualidade. Porém, isso não é o suficiente para conseguir encantar e, principalmente, fidelizar. Para tal, é preciso que você agregue valor para ele.

Essa ação consiste em entregar serviços além das expectativas do cliente — e que seus concorrentes também não praticam. Essa é uma forma de se destacar no mercado financeiro e comprovar para o cliente que você é um profissional único.

Nesse sentido, uma dica é incluir elementos que possam fazer de você um profissional único. Um exemplo é personalizar o atendimento, se mostrar disponível para o seu cliente ou mesmo oferecer materiais de qualidade para ajudá-lo em sua tomada de decisão — como você verá adiante.

Assim, você agrega valor ao seu serviço e ampliar as possibilidades de manter seu cliente e receber eventuais indicações dele.

Mantenha-se atualizado

O mercado financeiro vivencia mudanças de forma regular. Desse modo, você deve se manter atualizado quanto às inovações para agregar mais valor ao seu serviço.

Além disso, é interessante investir em sua carreira para se tornar um profissional cada vez mais completo. A partir do seu crescimento, é possível otimizar ainda mais seu relacionamento com os clientes e fortalecer a confiança em relação ao seu trabalho.

Invista em marketing de conteúdo

Por fim, outro elemento fundamental para encantar e fidelizar clientes é investir em uma estratégia de marketing de conteúdo. Essa prática consiste em produzir materiais de valor que servirão para tirar dúvidas do seu público e atrair novos leads para você.

Ao adotar o marketing de conteúdo, você estará gerando valor para eles por meio dos seus conteúdos educacionais. Assim, fica mais fácil construir sua autoridade digital e se destacar perante a concorrência.

Como vimos, o mercado financeiro é um meio competitivo para assessores e consultores de investimento. Portanto, saber como fidelizar o cliente é uma estratégia que pode contribuir para o seu sucesso profissional.

Quer encantar e fidelizar clientes por meio de conteúdos de valor? Conheça a ABContent!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

web-shutterstock_1440474032

Como anunciar no LinkedIn?

Como anunciar no LinkedIn? Deseja anunciar no LinkedIn mas não sabe por onde começar? Então acesse o artigo e descubra as vantagens e modalidades desse modelo de anúncio.