O comportamento organizacional nas empresas é um dos fatores que servem como base para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Trata-se de uma peça importante dentro do ambiente da companhia e pode ser entendido como o conjunto de valores, regras, crenças e procedimentos que seu empreendimento possui.

Você já ouviu falar desse conceito? Independente da resposta, continue a leitura do artigo, entenda mais sobre esse assunto e veja como analisar esse fator na sua sociedade empresarial!

O que é comportamento organizacional?

O comportamento organizacional estuda três fatores determinantes para o comportamento das organizações: estrutura, grupos e indivíduo. A análise deles procura encontrar soluções para estabelecer uma cultura harmônica capaz de engajar e motivar os colaboradores.

Esse conceito é fundamental para estudar o ambiente e implementar práticas para a gestão de pessoas. Além disso, auxilia na melhora da atuação dos gestores para melhorar seu desempenho individual e consequentemente, de todos da equipe.

De forma simples, essa verificação pode ser feita em dois níveis:

  • individual: avalia perfil, motivação, ambições e habilidades e conhecimento de cada colaborador;
  • coletivo: analisa o grupo em questões como formação de equipes, papel de cada integrante, nível de comunicação, dentre outros.

Por meio da análise do comportamento organizacional, será possível verificar pontos fortes e fracos de cada profissional e elaborar um plano de desenvolvimento para cada um. Assim, fica mais fácil deixar os times mais alinhados, fortes e competentes.

Por que analisar o comportamento organizacional em uma empresa?

Além do que foi citado anteriormente, analisar o comportamento organizacional da empresa melhorará o diálogo entre os integrantes da empresa, bem como a integração e engajamento entre os mesmos.

Com o aumento do engajamento, os resultados poderão ser muito melhores – ajudando a bater metas com mais eficiência. As equipes ficarão mais criativas e terão maior capacidade de inovação e resolução de conflitos.

Os colaboradores se sentirão mais motivados e confortáveis de trabalhar na companhia. Esse sentimento de pertencimento faz as pessoas serem mais produtivas e melhora a reputação da empresa, pois todos estarão contentes em contribuir para ela.

Como avaliar o comportamento organizacional?

A avaliação do comportamento organizacional deve ser realizada em três etapas. Confira cada uma abaixo:

1. Individual

Nessa primeira etapa, você precisa verificar o comportamento individual de cada um. Aqui são estudados a personalidade, inteligência emocional, personalidade, motivação individual, nível de comprometimento, dentre outros aspectos.

2. Grupal

Esse nível diz respeito a comportamentos em grupo e como cada um se comporta e é influenciado no grupo. Os tópicos avaliados são também os relativos à liderança, como: tomada de decisão, comunicação, resolução de conflitos, dentre outros.

3. Estrutural

Esse nível estuda a estrutura como um todo. Devem ser visto como cada um se comporta e como as equipes afetam os resultados da empresa. Nesse caso, devem ser avaliados as práticas de gestão, políticas empresariais, dentre outros.

O que deve ser avaliado no comportamento organizacional?

Alguns aspectos que precisam ser avaliados nas três esferas são:

  • performance e desempenho;
  • quantidade de faltas;
  • adaptação às mudanças;
  • postura colaborativa;
  • motivação e engajamento;
  • senso crítico;
  • produtividade e profissionalismo;
  • grau de participação e colaboração na empresa, dentre muitos outros.

O comportamento organizacional nas empresas precisa ser avaliado sempre. O objetivo é melhorar ainda mais seu negócio como um todo, deixando seus colaboradores mais produtivos e motivados e melhorando as habilidades dos líderes e gestores.

Portanto, se não estuda esses aspectos, comece agora mesmo e deixe sua equipe cada vez melhor!

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