Quando uma empresa deseja anunciar algo, o comunicado de imprensa é uma das maneiras que ela pode utilizar para isso. Mais conhecido como press release, trata-se de um dos diversos documentos elaborados por uma assessoria de imprensa.
Feito de forma semelhante a uma matéria jornalística, esse mecanismo era muito utilizado antes da era digital, mas que ainda continua tendo força. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre os comunicados de imprensa!
O que é comunicado de imprensa?
Press release é uma espécie de anúncio utilizado pela assessoria de imprensa para anunciar eventos, novidades, lançamentos e outros assuntos relevantes para a mídia.
O principal objetivo é atrair o interesse dos veículos de comunicação, os quais podem ajudar a criar matérias jornalísticas, publicidades ou outros tipos de conteúdos que ajudam a promover uma empresa.
Os releases eram muito comuns principalmente antes do marketing digital. Atualmente, continuam sendo utilizados, mas foram adaptados para serem efetivos também no meio online.
O mais comum é o feito em texto. Com o avanço das tecnologias, há comunicados de imprensa que contém também imagens, links e até vídeos. Inclusive, é possível encontrar releases somente no formato audiovisual.
É importante ter em mente que esses comunicados não são feitos para atrair o público final, mas sim os veículos de informação, como jornais, revistas, blogs, sites, redes sociais, televisão, dentre outros.
Qual a importância dos comunicados de imprensa?
Os comunicados de imprensa conectam os empreendedores com a mídia, sendo uma fonte de informações oficiais para os jornalistas.
Para os donos de negócios, essa é uma maneira simples de promover sua marca ou algo relacionada a ela. Então, um press release pode ser feito sempre que sua empresa tiver algo que deseja que a mídia noticie.
Dentre os diversos temas de um comunicado, podem ser citados:
- anúncios de novas parcerias;
- novas promoções;
- eventos beneficentes;
- prêmios conquistados;
- lançamento de novos produtos ou serviços;
- lançamento de blogs ou outro canal de comunicação;
- resultados obtidos;
- novo posicionamento da marca, etc.
Ou seja, pode ser elaborado para qualquer tema que mereça divulgação, desde que a imprensa também concorde com isso.
Como fazer um comunicado de imprensa?
Press releases podem ser curtos, tendo o tamanho de uma página ou até de um parágrafo. Basicamente, deve-se dizer:
- o que será anunciado;
- quem é o autor do anúncio;
- quando ocorrerá ou ocorreu o fato;
- onde aconteceu;
- porque foi feito;
- como foi feito.
É possível encontrar facilmente diversos comunicados de imprensa na web para ter como exemplos.
Assessoria de imprensa vs. marketing de conteúdo: qual a diferença?
Um serviço que se tornou indispensável para negócios crescerem sua visibilidade, construir autoridade e atrair clientes é o de marketing de conteúdo.
Apesar da produção de conteúdo ser totalmente diferente de comunicados de imprensa, há muitos que confundem. Por isso, é importante saber distingui-los.
Lembre-se que comunicados de imprensa são para atrair a atenção dos veículos de comunicação para que noticiem algo sobre sua companhia. Não é feito para clientes.
Por outro lado, o marketing de conteúdo é uma estratégia a longo prazo que visa entregar valor para o seu público-alvo. O intuito é ajudar sua empresa a ser encontrada nos mecanismos de busca, conquistar a confiança dos usuários e guiá-los de maneira natural na jornada da compra até se tornarem clientes. Logo, não é para a mídia, mas sim para o público.
Ou seja, são dois mecanismos distintos! O primeiro tem cunho informativo (e até publicitário). O segundo é para conquistar a atenção das pessoas para que se tornem clientes.
Agora que você já sabe a diferença entre essas duas estratégias, aprenda mais sobre a importância de entregar conteúdos especializados para fazer sua empresa se destacar! Veja 9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo!