Comunicado de imprensa: o que é e quando sua empresa deve fazer?

Quando uma empresa deseja anunciar algo, o comunicado de imprensa é uma das maneiras que ela pode utilizar para isso. Mais conhecido como press release, trata-se de um dos diversos documentos elaborados por uma assessoria de imprensa.  

Feito de forma semelhante a uma matéria jornalística, esse mecanismo era muito utilizado antes da era digital, mas que ainda continua tendo força. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre os comunicados de imprensa!  

O que é comunicado de imprensa?  

Press release é uma espécie de anúncio utilizado pela assessoria de imprensa para anunciar eventos, novidades, lançamentos e outros assuntos relevantes para a mídia.  

O principal objetivo é atrair o interesse dos veículos de comunicação, os quais podem ajudar a criar matérias jornalísticas, publicidades ou outros tipos de conteúdos que ajudam a promover uma empresa. 

Os releases eram muito comuns principalmente antes do marketing digital. Atualmente, continuam sendo utilizados, mas foram adaptados para serem efetivos também no meio online.  

O mais comum é o feito em texto. Com o avanço das tecnologias, há comunicados de imprensa que contém também imagens, links e até vídeos. Inclusive, é possível encontrar releases somente no formato audiovisual. 

É importante ter em mente que esses comunicados não são feitos para atrair o público final, mas sim os veículos de informação, como jornais, revistas, blogs, sites, redes sociaistelevisão, dentre outros.  

Qual a importância dos comunicados de imprensa? 

Os comunicados de imprensa conectam os empreendedores com a mídia, sendo uma fonte de informações oficiais para os jornalistas. 

Para os donos de negócios, essa é uma maneira simples de promover sua marca ou algo relacionada a elaEntão, um press release pode ser feito sempre que sua empresa tiver algo que deseja que a mídia noticie.  

Dentre os diversos temas de um comunicado, podem ser citados: 

  • anúncios de novas parcerias; 
  • novas promoções; 
  • eventos beneficentes; 
  • prêmios conquistados; 
  • lançamento de novos produtos ou serviços; 
  • lançamento de blogs ou outro canal de comunicação; 
  • resultados obtidos; 
  • novo posicionamento da marca, etc. 

Ou seja, pode ser elaborado para qualquer tema que mereça divulgação, desde que a imprensa também concorde com isso. 

Como fazer um comunicado de imprensa? 

Press releases podem ser curtos, tendo o tamanho de uma página ou até de um parágrafo. Basicamente, deve-se dizer: 

  • o que será anunciado; 
  • quem é o autor do anúncio; 
  • quando ocorrerá ou ocorreu o fato; 
  • onde aconteceu; 
  • porque foi feito; 
  • como foi feito.  

É possível encontrar facilmente diversos comunicados de imprensa na web para ter como exemplos.  

Assessoria de imprensa vs. marketing de conteúdo: qual a diferença?  

Um serviço que se tornou indispensável para negócios crescerem sua visibilidade, construir autoridade e atrair clientes é o de marketing de conteúdo. 

Apesar dprodução de conteúdo ser totalmente diferente de comunicados de imprensa, há muitos que confundem. Por isso, é importante saber distingui-los. 

Lembre-se que comunicados de imprensa são para atrair a atenção dos veículos de comunicação para que noticiem algo sobre sua companhia. Não é feito para clientes. 

Por outro lado, o marketing de conteúdo é uma estratégia a longo prazo que visa entregar valor para o seu público-alvo. O intuito é ajudar sua empresa a ser encontrada nos mecanismos de buscaconquistar a confiança dos usuários e guiá-los de maneira natural na jornada da compra até se tornarem clientes. Logo, não é para a mídia, mas sim para o público.  

Ou seja, são dois mecanismos distintos! O primeiro tem cunho informativo (e até publicitário). O segundo é para conquistar a atenção das pessoas para que se tornem clientes.  

Agora que você já sabe a diferença entre essas duas estratégias, aprenda mais sobre a importância de entregar conteúdos especializados para fazer sua empresa se destacar! Veja 9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo!  

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