Diagrama de Ishikawa: o que é e como usar na sua empresa?

Quem vive o cotidiano da gestão de uma empresa sabe que os desafios profissionais são diários. Nesse cenário, uma possibilidade de facilitar a rotina é a utilização das ferramentas que auxiliam na identificação e solução de problemas.

O uso de métodos que promovem a produtividade e otimizam o tempo de trabalho diante de dificuldades são indicativos de uma boa gestão empresarial. E o Diagrama de Ishikawa é um dos recursos com essa finalidade.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura e entenda o que é o Diagrama de Ishikawa e como o método pode ser aplicado na sua empresa!

Quando surgiu e o que é o Diagrama de Ishikawa?

O engenheiro químico Kaoru Ishikawa divulgou a ideia desse diagrama em 1943. A partir disso, o modelo começou a ser utilizado por diversos funcionários em uma empresa com a intenção de resolver problemas de maneira mais ágil.

Todos os colaboradores — desde os operários até os diretores — tiveram a oportunidade de ajustar o método para suas realidades profissionais. Ao longo do tempo, a ferramenta expandiu e muitas instituições a utilizam para encontrar as causas e possíveis soluções de dilemas internos.

Na prática, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que busca saber quais são as causas-raízes de um problema. A partir disso, fica mais fácil buscar soluções e bons resultados.

Como montar e utilizar o Diagrama de Ishikawa?

Depois de entender o que é o Diagrama de Ishikawa, você deve saber mais sobre seu funcionamento. Ele é formado por 6 tópicos, também conhecidos por 6Ms:

  • máquina;
  • método;
  • medida;
  • mão de obra;
  • material;
  • meio ambiente.

 

Eles devem ser sistematizados e o primeiro passo é colocar o problema que será analisado na parte central para enfatizá-lo.  A intenção é analisar cada M separadamente, observando ponto a ponto para entender as causas e falhas relacionadas. 

Também é importante entender que a representação do diagrama fica semelhante a um desenho de uma espinha de peixe. Por isso, o Diagrama de Ishikawa também é conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito.

O problema a ser analisado é a espinha principal, que fica no centro do esqueleto, e os 6Ms são as espinhas que se relacionam à questão central. Dessa forma, cada M se relaciona ao efeito ou desafio que está sendo analisado. 

Com isso, todos os 6Ms pontuam, a partir de diferentes aspectos, quais são as causas daquela falha. Para a estratégia funcionar, é preciso determinar apenas um problema para ser investigado por vez. Ou seja, cada Diagrama de Ishikawa deve averiguar um efeito apenas.

A seguir, você descobrirá o que significa cada M e como investigar os tópicos!

Máquina

O primeiro M que será tratado é o relacionado à máquina. Nesse caso, dá-se atenção às ferramentas que envolvem o processo. Ou seja, quais são as máquinas, programas ou sistemas que a equipe utiliza e podem estar com mau funcionamento?

O objetivo nesse ponto é averiguar se o serviço técnico está operando corretamente. Caso encontrem algum aparelho ou sistema com falhas, é a hora de buscar as soluções.

Método

Outro M do diagrama é o método. Aqui, o time precisa elencar as causas possíveis do problema que estão relacionadas à maneira como trabalham. Por exemplo: 

  • Existem regras para a realização do trabalho? Elas estão sendo cumpridas? 
  • Todos os funcionários estão executando sua obrigação no processo? 
  • Quais são as metodologias utilizadas por cada um?

Assim, a equipe consegue listar as obrigações e as entregas de cada integrante. Essa é uma forma de compreender se o problema está iniciando a partir do trabalho de um profissional, encontrar as causas e discutir as soluções.

Medida

O terceiro ponto é a medida: trata-se de como os resultados são analisados durante todo o processo até a fase final. Então o questionamento foca em como os dados são mensurados, identificando se eles impactam no problema ou não.

Algumas perguntas que podem ser feitas são: as ferramentas estão sendo utilizadas corretamente? Há o domínio dos equipamentos? A forma como os dados são computados corresponde ao padrão da empresa?

A partir delas, você terá informações sobre como os resultados estão sendo produzidos e poderá analisar se há ou não causas do problema nessa etapa.

Mão de obra

Os questionamentos e a investigação da logística da mão de obra são essenciais dentro do Diagrama Espinha de Peixe. Nesse tópico, é necessário identificar causas referentes às equipes que trabalham em determinado projeto. 

Existem algumas perguntas que podem guiar esse momento. Por exemplo:

  • Será que cada equipe está cumprindo a sua função? 
  • Há pessoas suficientes em cada um dos times? 
  • Será que algum colaborador se encaixaria melhor em outra ocupação?

Material

O material se relaciona ao produto que a empresa oferece e os insumos aplicados na produção. Afinal, a causa de um problema também pode se associar aos materiais utilizados durante o processo de fabricação. 

Nesse contexto, é válido analisar se o problema em questão se relaciona com a matéria-prima produtos vendidos, se eles são de má qualidade ou se outras empresas estão oferecendo melhores soluções, por exemplo. 

Meio ambiente

O M de Meio Ambiente trata de questões voltadas às adversidades que podem acontecer diariamente nas relações interpessoais dos funcionários. Além disso, ele pode evidenciar problemas econômicos ou mercadológicos externos.

O grupo de pessoas que está analisando o diagrama precisa considerar todos os fatores que envolvem a produção. Ou seja, se o clima de onde se produz a mercadoria afeta em algum nível a produtividade ou se a economia está positiva para o mercado das vendas.

Nesse tópico, também é válido examinar como é a convivência entre os funcionários da própria empresa. Existem alguns questionamentos para serem feitos: como está o psicológico das pessoas? Os funcionários se sentem confortáveis com os colegas? Assim, é possível trabalhar em melhorias.

Após entender o que é o Diagrama de Ishikawa, você poderá aplicar o método na sua empresa. Essa ferramenta da área de qualidade tem a possibilidade de diagnosticar possíveis falhas por meio da análise de processos. Dessa forma, a resolução de problemas no âmbito profissional é otimizada!

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