Navegar em um oceano azul deveria ser um dos maiores objetivos de todo empreendedor. Afinal de contas, saber se diferenciar e ser visto como única autoridade no seu ramo pode fazer uma enorme diferença.
Sua companhia pode continuar no mesmo nicho, mas já parou para pensar nas oportunidades que você poderia ter se explorasse novas ideias? Em todo ramo, pode ser possível encontrar lacunas e criar soluções para elas.
A estratégia do oceano azul está intimamente ligada a essa exploração de novos mercados. Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto que pode ajudar sua empresa a se diferenciar das outras!
O que é a estratégia do oceano azul?
Essa estratégia ficou conhecida principalmente pelo livro “A estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne.O conceito de oceano azul se refere à busca por um mercado de produtos ou serviços no qual há pouca ou nenhuma concorrência.
Ou seja, a estratégia tem como intuito identificar um negócio no qual poucas companhias atuam e, assim, criar uma nova necessidade. Dessa forma, a concorrência se torna nula ou baixa, sendo um fator irrelevante para prejudicar esse novo empreendimento.
A escolha do termo oceano azul foi feita para fazer analogia com um oceano calmo e profundo, sendo utilizado para descrever o grande potencial do espaço de um mercado inexplorado.
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário criar algo totalmente novo ou apostar em um ramo desconhecido. Dentro do seu próprio nicho é possível identificar lacunas que você mesmo pode focar e criar algo para completá-las.
Assim, poderá se diferenciar, ser visto como uma única autoridade nesse campo e ter uma concorrência zero ou muito baixa.
Há exemplos de negócios que navegam no oceano azul. Um deles é o Cirque du Soleil. Resolveram se diferenciar dos outros circos, deixando de lado o uso de animais e modificando totalmente a forma das apresentações, criando um espetáculo mais teatral. Hoje, navega no oceano azul e não tem concorrentes.
O que é um oceano vermelho?
Depois de ver o que é oceano azul, é importante entender o que é um oceano vermelho. Esse oceano representa basicamente todos os setores existentes, que envolve o mercado conhecido.
No oceano vermelho, as águas são dessa cor por causa do “sangue derramado” das disputas entre empresas rivais. Trata-se de uma metáfora para explicar como funciona um mercado altamente competitivo, no qual mal há espaço para outras companhias aparecerem.
Como navegar em um oceano azul?
Estar em um mercado altamente competitivo, no qual há sempre uma guerra para superar a concorrência, pode ser cansativo, certo? O ideal seria procurar por um “mercado inexistente” ou uma lacuna inexplorada dentro do seu segmento de atuação para criar algo totalmente novo.
Uma maneira simples de fazer isso é estudar o mercado, estar atento ao que sua persona precisa e assim, procurar por oportunidades para criar algo diferenciado,q ue se destaque na multidão. Você pode também identificar um público-alvo inexistente ou que seja negligenciado pelos concorrentes.
Apostar na estratégia do oceano azul no mundo do empreendedorismo pode ser uma excelente forma de não se preocupar com concorrentes, não acha? Por isso, não deixe de analisar mercados inexistentes dentro do seu nicho e livre-se dos problemas da competição ferrenha!
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