O que são produtos tangíveis e intangíveis?

Os termos produtos tangíveis e intangíveis parecem muito difíceis para você? Apesar da aparência complicada, os conceitos são simples de entender. E vale a pena saber mais sobre eles para melhorar os resultados da sua empresa.

Afinal, ao negociar produtos ou serviços, você precisa entender quais são as especificidades de cada um de maneira completa. Dessa forma, fica mais fácil planejar as vendas, conhecer o público-alvo das suas soluções e ter desempenho melhor em relação à concorrência.

Você está pronto para entender os produtos tangíveis e intangíveis? Continue a leitura e conheça melhor esses conceitos!

O que é um produto tangível?

Antes de entender o que são produtos tangíveis e intangíveis, é interessante conhecer o conceito de produto. Na prática, ele é um item que visa satisfazer um desejo dos consumidores. Para isso, um produto pode ser materializado ou não.

A definição de produto tangível é bastante simples: ele se refere a itens físicos, que podem ser tocados. Ou seja, quem vende esse tipo de produto oferece aos clientes objetos que as pessoas podem pegar, experimentar, sentir o formato e verificar demais características.

A partir desse conceito, você pode pensar em alguns exemplos. Imagine como se dá a compra de um carro. Você certamente tocará no veículo, abrirá as portas, testará o funcionamento de certas peças e até fará um teste de direção, certo?

Um carro, sem dúvidas, é produto tangível. O mesmo vale para roupas. Ao comprá-las, você costuma checar o tamanho, a cor, o modelo e, de preferência, experimentar no provador. No caso de lojas online, existe a chance de experimentar em casa e devolver ou trocar a peça se não der certo.

Além desses, há outros inúmeros exemplos de produtos tangíveis, como:

  • alimentos;
  • acessórios;
  • aparelhos eletrônicos;
  • itens de decoração;
  • móveis e eletrodomésticos;
  • artigos de beleza e higiene;
  • livros e materiais de papelaria;
  • itens de farmácia;
  • imóveis.

O que é um produto intangível?

Se produtos tangíveis são itens físicos que você pode tocar, o que seriam os intangíveis? Como o nome indica, trata-se da condição oposta. Ou seja, os produtos intangíveis não podem ser tocados — e não conseguimos distinguir atributos de cor, design etc.

Geralmente, os produtos desse tipo são também conhecidos como serviços. Por exemplo, ao consultar um advogado para resolver uma pendência na Justiça, você não está comprando um item específico, mas contando com o conhecimento do profissional.

Assim, consultorias, cursos e consultas em geral podem ser considerados produtos intangíveis. Se você procura um médico, não está comprando saúde — que não é um atributo tangível. Você está passando por uma consulta —usufruindo, portanto, de uma experiência.

Veja exemplos de produtos intangíveis:

  • consultas com profissionais de saúde;
  • orientação com advogados;
  • serviços estéticos;
  • assinaturas de streaming;
  • eventos artísticos;
  • cursos, workshops e outros produtos digitais.

Quais as principais diferenças entre eles?

Depois de entender o que são produtos tangíveis e intangíveis, é importante que você identifique as diferenças entre os dois. Como vimos, a principal diferença está na materialidade. Quer mais um exemplo?

Se você compra um carro, está levando um item tangível. ,E se depois da compra você faz um seguro para o veículo, está contratando um serviço. Ou seja, o seguro é um produto intangível, pois não há um objeto físico. Ele representa uma proteção contra acidentes.

Além da materialidade, uma diferença importante entre produtos tangíveis e intangíveis envolve a facilidade em realizar transações. O preço de um carro é fácil de comparar. Basta você ver como o item está e quanto se cobra por objetos parecidos com ele.

Já um produto intangível, como um curso ou assessoria, é mais difícil de comparar preços e decidir pela compra. Pode ser difícil saber se o valor está condizente com o que é oferecido e quanto o mercado costuma cobrar por serviços semelhantes.

Outra diferença entre produtos tangíveis e intangíveis tem relação com a durabilidade do produto — ou perecibilidade. Geralmente, produtos tangíveis têm data de validade ou podem se desgastar com o tempo, diferentemente de produtos intangíveis.

Como vender melhor produtos tangíveis e intangíveis? 

Você já identificou se a sua empresa vende produtos tangíveis e intangíveis? Então agora é hora de entender como vender melhor. Existem dicas que podem ajudar a ampliar os resultados da empresa na negociação de ambos os tipos.

Veja!

Conhecer o público-alvo

O primeiro passo para vender mais é conhecer os seus potenciais consumidores. Você precisa saber quais são suas necessidades e preferências para oferecer as soluções ideais para o público — seja em produtos tangíveis e intangíveis.

Agregar valor ao produto

Vender melhor significa obter destaque diante da concorrência. Para isso, o seu produto precisa ter mais valor que o de outras empresas. Assim, mais clientes chegarão até você e poderão indicar seus produtos para outras pessoas.

No caso de produtos tangíveis, o valor agregado pode estar em alguma das diversas características que eles possuem. Por exemplo, tamanho, qualidade, cores, itens bônus que podem ser oferecidos na venda. São muitas ideias possíveis.

Já em produtos intangíveis, é preciso agregar valor apresentando vantagens concretas para os clientes. Um assessor de investimentos, por exemplo, não vende apenas encontros com investidores, mas possibilidades de ampliar o conhecimento e segurança nas decisões do investidor no mercado financeiro.

Ter ainda mais cuidado com produtos intangíveis 

Muitas pessoas consideram que trabalhar com produtos intangíveis é “vender o invisível”. Afinal, o cliente não está vendo as características daquele produto facilmente. E isso pode dificultar suas estratégias d enegociação. Portanto, é importante dar mais atenção para produtos intangíveis.

Como não existe entrega de produto físico, a dica é tentar tornar as vantagens do seu serviço mais palpáveis, como vimos com o exemplo do assessor. O que o cliente ganhará com o seu produto? Quais serão os benefícios reais e concretos para a vida dele?

Outra estratégia para vender produtos intangíveis é oferecer um teste para os clientes. Quem oferece um curso, por exemplo, pode dar uma aula grátis. Já quem oferece consultoria pode fornecer um material gratuito. Assim, o consumidor experimenta os benefícios na prática.

Mais uma dica é usar da prova social para vender mais. Para isso, mostre depoimentos e resultados reais de seus clientes. Isso ajuda a aumentar o valor agregado e convencer as pessoas a escolher a sua empresa.

Investir em marketing de conteúdo 

Por fim, saiba que o marketing de conteúdo é uma das melhores ferramentas para ajudar o seu negócio vender produtos tangíveis e intangíveis. O pilar da estratégia envolve o conteúdo educacional e artigos para blog — visando atrair seu público-alvo com materiais de qualidade, que o ajude a resolver problemas e solucionar dores.

A partir desse material, portanto, são maiores as chances de o consumidor se aproximar da sua empresa, enquanto você ganha autoridade e possíveis novos clientes — seja para venda de produtos físicos ou serviços, presencial ou online.

Agora você sabe o que são produtos tangíveis e intangíveis e como vender mais cada um deles. Então não deixe de seguir as dicas para atrair mais clientes e aumentar os resultados de vendas da sua empresa.

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