A produção de conteúdo é um recurso de fácil acesso e baixo custo para aumentar a visibilidade de uma marca na internet. Assim, essa ferramenta pode ser uma poderosa aliada no engajamento do público e no aumento das vendas.
Por essa razão, os blogs corporativos são cada vez mais utilizados no marketing digital. Contudo, para que eles gerem bons resultados, é necessário ter uma estratégia eficiente. Se você deseja saber como ter uma página de sucesso, continue a leitura!
Neste post, você descobrirá a importância do blog para a sua empresa e acompanhará 5 passos para seguir e destacar a sua marca na internet!
Vamos lá?
Qual é a importância do blog para o marketing das empresas?
Antes de descobrir os 5 passos para ter um blog de sucesso, é interessante saber a relevância dessa estratégia para o marketing da sua empresa. Inicialmente, os blogs surgiram com a proposta de serem diários pessoais na internet.
Desse modo, pessoas comuns começaram a compartilhar atividades do seu cotidiano e passatempos com os demais usuários da web. Com o passar do tempo, muitos desses indivíduos se destacaram no meio digital, chamando a atenção das marcas.
Afinal, os produtos e serviços recomendados pelos chamados “blogueiros” passaram a ter aumento nas vendas. Assim, surgiram os influenciadores digitais — pessoas capazes de influenciar o comportamento e as decisões de compra do seu público por meio da internet.
A partir desse movimento, as marcas perceberam que essa comunicação direta com o consumidor se tratava de uma estratégia de marketing interessante. Logo, os conteúdos produzidos passaram a ser cada vez mais profissionais, com a intenção de atrair clientes.
Nesse contexto, as empresas perceberam que produzir conteúdos em uma página própria também poderia trazer resultados positivos. Assim, além de contratarem os serviços dos influenciadores, as companhias começaram a oferecer materiais em seu site.
O surgimento dos blogs corporativos
Esse movimento resultou na criação dos blogs corporativos, com objetivo de atrair, converter e fidelizar clientes por meio da produção de conteúdo relevante. Logo, essas ferramentas se tornaram capazes de construir e estreitar laços entre a empresa e os consumidores, gerando uma relação de confiança.
Além disso, os blogs ajudam na geração de tráfego orgânico por meio das pesquisas na internet. Quando os consumidores buscam soluções na web, eles são direcionados para os conteúdos que melhor respondem às suas questões.
Dessa forma, se o blog da sua empresa oferecer materiais de boa qualidade, são maiores as chances de receber a visita de usuários que podem se tornar clientes. Como consequência, a estratégia amplia as possibilidades de geração de novos negócios e mais sucesso para o seu negócio.
5 Passos para ter um blog de sucesso
Agora que você já sabe a importância de ter um blog empresarial, é o momento de descobrir como utilizar essa ferramenta para gerar resultados positivos para a sua marca.
A seguir, confira 5 passos essenciais para ter um blog de sucesso!
1. Tenha um bom planejamento
O primeiro passo para ter um blog que se destaca da concorrência é elaborar um bom planejamento da estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, somente produzir materiais não é o suficiente para atrair e engajar os consumidores — é necessário oferecer conteúdos que gerem valor para os leitores.
Para isso, é preciso identificar os seus objetivos e definir as ações necessárias para atingir as metas estabelecidas. Por exemplo, se o seu propósito é aumentar o número de visitantes na página, pode ser interessante produzir materiais de topo de funil.
Afinal, esses conteúdos conseguem atrair mais usuários para as páginas. Então, com um bom número de acessos, pode ser necessário modificar a estratégia para as outras etapas do funil de vendas. Desse modo, o planejamento deve ser revisto com frequência para elaborar as próximas ações.
2. Defina a persona
Ainda no planejamento, é preciso definir a persona do seu negócio, caso você ainda não tenha uma. Trata-se de um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Assim, os materiais educacionais podem ser produzidos para atender as necessidades dos seus possíveis consumidores.
Sem essa definição, você pode atrair pessoas que não consomem e nem pretendem consumir os seus produtos ou serviços — gerando leads não qualificados. Em contrapartida, se você tem uma persona definida e produz conteúdos direcionados a ela, as chances de captar possíveis clientes aumentam.
3. Invista em SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização de mecanismos de busca. Ela envolve um conjunto de técnicas de melhoria de sites que ajuda uma página a se posicionar melhor nos buscadores, como o Google.
Assim, essa ferramenta tem o propósito de melhorar o tráfego orgânico da sua página, aumentando o número de visitantes. Consequentemente, uma estratégia de SEO bem implementada se torna uma grande aliada nas vendas da empresa.
Entre as técnicas utilizadas para compor um conteúdo otimizado para SEO, então:
- inclusão de palavras-chave e links de forma estratégica no texto;
- hierarquização das informações;
- criação de um site responsivo;
- URLs que ajudam a identificar o tema do conteúdo.
4. Produza conteúdos exclusivos e de qualidade
Além de seguir as técnicas de SEO, é essencial produzir conteúdos exclusivos e de qualidade. Mesmo que você referencie o texto original, os buscadores penalizam os conteúdos que eles identificam como duplicados.
Nessas situações, mecanismos como o Google direcionam os materiais considerados plágios para as últimas posições de busca. Dessa forma, se tornam menores as chances de obter tráfego orgânico por meio do blog da sua empresa.
5. Conte com ajuda especializada
Como você viu, os conteúdos postados no blog da sua empresa precisam ser únicos, frequentes e apresentar informações relevantes para o leitor. Isso faz parte dos requisitos de ranqueamento dos buscadores — que pretendem oferecer a melhor experiência para seus usuários.
Portanto, para que os materiais do seu blog gerem valor para a sua persona, você pode contratar ajuda especializada. A ABContent, por exemplo, é uma empresa referência na produção de materiais educacionais nas áreas de finanças e investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle.
Se a abordagem da sua empresa se encaixa nesses segmentos, você pode contar com a ABContent para produzir conteúdos de valor para o seu público. Assim, sua empresa poderá gerar autoridade necessária para a marca e se destacar da concorrência.
Neste artigo, você conferiu a importância de ter um blog de sucesso para a sua estratégia de marketing. Agora, você pode colocar em prática os 5 passos que você conheceu para ter uma página relevante na web!
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