Com o marketing digital, os negócios locais podem atrair mais clientes para o seu estabelecimento e melhorar os seus resultados. Afinal, o ambiente virtual conta com ferramentas que permitem criar ações baseadas na segmentação geográfica da audiência.
Dessa forma, é possível alcançar o público de uma região específica para potencializar as vendas das empresas que oferecem atendimentos locais — com ou sem ponto de venda físico. Considerando esse e outros pontos positivos, vale a pena explorar essa estratégia.
Quer entender melhor como os negócios locais podem investir em marketing digital e se destacar no mercado? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Como o marketing local funciona?
O marketing local consiste em um conjunto de estratégias que são utilizadas para a promoção de uma empresa em uma determinada área geográfica, podendo ser uma cidade ou bairro.
Por isso, ele é bastante utilizado por empreendimentos físicos para atingir o público situado na mesma região do negócio. Esse é o caso de alternativas como restaurantes, supermercados, academias, farmácias e imobiliárias que visam alcançar os consumidores no seu entorno, por exemplo.
Contudo, é importante ressaltar que qualquer empresa — física ou de atuação apenas virtual — pode se beneficiar do marketing local. Afinal, mesmo que esteja localizado em uma área diferente, o negócio pode atuar para conquistar novos clientes em lugares específicos e, assim, ampliar sua atuação.
Qual a importância do marketing local para um negócio?
Depois de entender o que é e como funciona o marketing local, vale a pena explorar as vantagens de investir nele. Dessa forma, você será capaz de compreender sua importância para as empresas.
Um dos principais benefícios do marketing digital é aumentar a visibilidade de uma marca. Quando a empresa investe na sua presença online, ela passa a estar visível para sua audiência. Assim, o negócio tem a oportunidade de atrair mais clientes e alavancar as suas vendas com mais intensidade.
Ter uma presença online por meio do marketing digital também possibilita à empresa construir um relacionamento com seus clientes de determinada região. Com essa proximidade, ela tem a oportunidade de conhecer o público e traçar estratégias que tragam resultados melhores.
Ainda, o investimento em marketing digital permite que um negócio local possa se destacar da concorrência. Isso ocorre porque, ao se tornar visível para o público de forma eficiente na internet, é possível melhorar seu posicionamento no mercado e ser a principal opção dos consumidores.
Como os negócios locais podem investir em marketing digital e se destacar?
Sabendo por que as empresas devem investir em marketing digital com foco na segmentação geográfica, é o momento de você aprender como implementar esse tipo de marketing. Nesse sentido, existem inúmeras ações que podem ser usadas a favor dos empreendimentos.
A seguir, confira as principais estratégias de marketing digital para os negócios locais!
Perfil no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio — renomeado para Perfil da Empresa — é uma ferramenta gratuita do Google. Ela permite que os estabelecimentos com foco no atendimento local forneçam informações que podem aparecer no Google Search, Google Shopping e Google Maps.
Assim, quando os consumidores realizam uma pesquisa em um desses mecanismos de buscas antes de tomarem uma decisão de compra, eles terão acesso aos seguintes dados sobre as empresas:
- telefone;
- endereço completo;
- avaliações dos clientes;
- fotos do estabelecimento;
- horário de funcionamento;
- produtos e serviços disponíveis.
Desse modo, o Perfil da Empresa possibilita aos negócios locais aparecerem para o usuário quando ele está mais propenso a adquirir produtos ou serviços relacionados. Por isso, pode ser interessante cadastrar sua empresa no antigo Google Meu Negócio.
Tráfego pago para negócios locais
Os negócios locais também podem investir em marketing digital por meio do tráfego pago. Nesse caso, a estratégia foca em atrair clientes para o estabelecimento com anúncios criados em plataformas específicas.
Existem diversos sites que permitem criar anúncios segmentados conforme a localização do público de interesse. Entre eles, vale destacar o Google Ads. Com essa ferramenta, é possível gerar tráfego para seu negócio via propagandas veiculadas nos resultados de pesquisa do Google e em sites parceiros (rede display).
Outra plataforma para essa finalidade que merece destaque é o Gerenciador de Anúncios. Ele pertence à empresa Meta e permite criar campanhas publicitárias em duas grandes redes sociais do mundo: Facebook e Instagram.
Constância nas redes sociais
Outra estratégia de marketing digital para os negócios locais melhorarem seu posicionamento é construir uma forte presença nas redes sociais. Entre as principais existentes, vale destacar Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Twitter e TikTok.
Dessa forma, as marcas podem se conectar com os clientes e construir relacionamentos duradouros. Para tanto, é fundamental que os negócios locais mantenham constância na publicação e no contato com os seguidores.
No entanto, cabe lembrar que é importante identificar as redes sociais preferidas do seu público. Além disso, é preciso criar conteúdos alinhados ao perfil do seu cliente ideal e na sua jornada de compra. Desse modo, é possível alcançar as pessoas certas para o seu negócio.
Conteúdos personalizados para sua audiência
Os negócios locais também podem investir em marketing digital para se destacar da concorrência pela criação de conteúdos personalizados para sua audiência. Para tanto, você precisa entender o que é marketing de conteúdo.
Essa é uma estratégia que foca em atrair clientes com a produção de conteúdo relevante baseada nos princípios do Inbound Marketing ou marketing de atração. Este, por sua vez, é um conjunto de técnicas para criar materiais focado na persona e no estágio em que ela está na jornada de compra.
Isso permite transmitir a mensagem mais apropriada para o público certo e no momento mais adequado. Assim, as empresas têm a oportunidade de gerar mais vendas, bem como de construir autoridade. Portanto, o marketing de conteúdo pode ser útil na diferenciação da sua marca.
Como você viu, existem diferentes estratégias de marketing digital para negócios locais. No entanto, para obter resultados, é preciso identificar as ações mais adequadas para a realidade da sua empresa e contar com o apoio de parceiros estratégicos.
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