Com a popularização da internet, os consumidores passaram a assumir uma postura mais ativa em relação às empresas. Assim, se antes elas entravam em contato diretamente com eles, agora são os clientes que encontram um produto ou serviço por conta própria no ambiente online.

Dessa forma, as organizações precisam descobrir novas formas de atrair, reter e fidelizar seus clientes em potencial no meio digital. Nesse sentido, vale a pena saber o que é e quais são os três objetivos do inbound marketing.

Confira a seguir o conceito de inbound marketing, quais são os seus principais pilares e por que é importante entendê-los!

O que é inbound marketing?

Antes de saber quais são os três objetivos do inbound marketing, é interessante conhecer o conceito. Ele pode ser definido como uma abordagem estratégica que visa atrair visitantes e clientes em potencial de forma passiva para o seu negócio.

Assim, o objetivo desse método é fazer com que o seu produto ou serviço seja encontrado pelas pessoas ao invés de você oferecê-lo diretamente para elas. Por isso, o inbound marketing também é conhecido como marketing de atração.

Para tanto, ele foca na criação de conteúdos que se alinham às necessidades de seu público-alvo em todos os estágios do processo de compra. Com isso, é possível oferecer ao consumidor as soluções que ele está procurando no momento certo — o que aumenta as chances de concretizar uma venda.

Como funciona o inbound marketing?

Para compreender melhor o que é inbound marketing, é necessário entender o seu funcionamento. Como você viu, essa é uma estratégia que visa atrair clientes por meio de conteúdo relevante que deve se encaixar na jornada de compra do consumidor.

Essa jornada pode ser dividida em quatro estágios:

  • descoberta: o consumidor não está ciente ou convencido de que tem um problema, além de não conhecer a sua marca. Por isso, não é o momento de se apresentar a ele. O foco é ajudá-lo a entender que tem um problema;
  • reconhecimento do problema: aqui ele percebe — com sua ajuda — que tem uma necessidade que precisa ser atendida e começa a procurar por possíveis soluções. Nessa etapa, você deve criar conteúdos que mostrem ao cliente como resolver o problema dele;
  • consideração da solução: nesse momento, o usuário sabe como resolver o problema dele, então passa a analisar as empresas que oferecem as soluções. Aqui, você deve mostrar que tem a opção mais adequada para ele;
  • decisão de compra: na última etapa da jornada, o consumidor tem informações suficientes para tomar uma decisão. Para que você seja o escolhido, é preciso reforçar as vantagens da solução que tem a oferecer a ele.

Cada uma dessas etapas pode ser trabalhada por meio de conteúdos específicos e disponibilizados em diversos canais de comunicação. Entre os tipos de materiais que podem ser utilizados estão: posts em blog, e-books, e-mails, infográficos, vídeos, webinars e publicações em redes sociais.

Quais são os três objetivos do inbound marketing?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre essa estratégia, é o momento de saber quais são os seus pilares. Por isso, você verá a seguir quais são os três objetivos principais do inbound marketing:

Geração de tráfego qualificado

Você sabe o que é tráfego? Trata-se do fluxo de visitantes que chegam aos canais de sua marca, como site, blog e redes sociais. Dificilmente você conseguirá transformá-los em clientes se eles não demonstrarem algum tipo de interesse nos seus produtos ou serviços.

Por isso, o ideal é atrair tráfego qualificado. Ele possui pessoas com um maior potencial de se interessar pela sua solução. Esse tipo de público pode ser atraído por meio do inbound marketing, ao focar em conteúdos direcionados para sanar a dor do seu perfil ideal de cliente.

Conversão de leads em clientes

Ao aumentar o volume de visitantes nos seus canais de comunicação, consequentemente você passa a ter mais oportunidades de conquistar novos clientes. Porém, para isso ser possível, é importante saber como aplicar o inbound marketing no processo de vendas.

Isso porque o consumidor passa por diversas etapas antes de concluir uma compra. Logo, é preciso criar conteúdos que estimulem ele a avançar em sua jornada até que esteja pronto para entrar em contato com a equipe do comercial. Por esse motivo, o inbound aumenta as chances de fechar um negócio.

Fidelização de clientes

Como você viu, quando o inbound marketing é aplicado de modo correto, as vendas são uma consequência natural do processo. Entretanto, a relação com o cliente não finaliza no momento da compra.

Você ainda precisa investir em estratégias no pós-venda para aumentar as chances de fidelizá-lo e, assim, ter vendas recorrentes. Nesse sentido, o inbound marketing pode ser útil. Por meio dele, você pode manter o relacionamento com o cliente ativo e criar chances de solucionar outras dores.

Como aplicar o inbound marketing no seu negócio?

Após descobrir quais são os três objetivos principais do inbound marketing, provavelmente você deve estar se perguntando como aplicá-lo no seu negócio. Então confira a seguir as fases dessa estratégia e saiba como colocá-la em prática na sua empresa.

Acompanhe!

Atrair

A base do inbound marketing é fazer com que os potenciais clientes encontrem a sua marca para conhecê-la melhor, certo? É possível ajudá-los a chegar mais rapidamente até você por meio do marketing de conteúdo, das estratégias de SEO (search engine optimization) e de links patrocinados — focando em alimentar o blog da sal empresa.

Converter

Para que os visitantes continuem na jornada de compra, é preciso transformá-los em potenciais clientes. Para isso, é fundamental estreitar o relacionamento com o seu público, o que pode ser feito por meio da nutrição de leads, também via blog.

Vender

Depois de serem nutridos, os leads estarão mais propensos a concretizar uma compra. Para saber quais deles estão nessa fase, você pode utilizar o lead scoring. Ele é um sistema de pontuação que serve para identificar as oportunidades que estão prontas para adquirir sua solução.

Fidelizar

Por fim, é hora de conquistar o cliente para que ele se torne fiel à sua marca. Para isso, publique constantemente no blog da sal empresa e envie conteúdos com regularidade por meio de newsletter, por exemplo. Assim, é possível manter-se presente na mente do consumidor para ser escolhido quando uma necessidade surgir.

Neste artigo, você viu quais são os três objetivos principais do inbound marketing — o que, certamente, permitiu entender a importância da estratégia. Portanto, não deixe de aplicá-la no seu negócio e observe as suas vendas crescerem no médio e longo prazo!

Caso queira aprofundar mais no assunto, entenda o que é funil de vendas e como aplicar na sua campanha de vendas!