É difícil enxergar o sucesso de uma estratégia de marketing sem o uso de ferramentas tecnológicas, certo? Afinal, elas oferecem recursos relevantes para automatizar processos e melhorar a conquista de resultados da marca no ambiente digital. O HubSpot se destaca entre as alternativas disponíveis.
Essa plataforma está entre as mais completas do mercado, oferecendo recursos que contemplam a maioria dos passos de uma boa estratégia de marketing. Ao mesmo tempo, é crucial que a solução seja integrada a outros recursos para entregar eficiência.
Ao continuar a leitura, você descobrirá o que é o HubSpot e como essa plataforma pode ajudar a sua marca no ambiente digital!
O que é o HubSpot?
O HubSpot é uma plataforma que oferece um amplo conjunto de soluções voltadas para as estratégias de marketing e vendas de empresas. A ferramenta é especialmente voltada para o ambiente digital, com foco diferenciado nas estratégias de inbound marketing (ou marketing de atração).
Inicialmente, o HubSpot era considerado um customer relationship manager (CRM) ou gerenciador de relacionamento com o cliente. No entanto, ele se tornou uma suíte completa de soluções integradas e automatizadas de marketing, vendas e atendimento dos negócios.
Como surgiu esse serviço de automação?
Para entender melhor o que é o HubSpot, vale a pena saber como ocorreu o desenvolvimento dessa ferramenta. A plataforma foi criada por Brian Halligan e Dharmesh Shah, ex-colegas de pós-graduação no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
No começo dos anos 2000, a dupla desenvolveu o conceito de inbound marketing, que se popularizou nos anos seguintes. Com a evolução do seu uso, Halligan e Shah passaram a sentir a necessidade de uma plataforma de marketing que estivesse relacionada à prática dessa estratégia.
A partir dessa demanda, a primeira versão do HubSpot chegou ao mercado em 2006. Inicialmente, ele era focado apenas em questões de inbound, disponibilizando recursos como a publicação em blogs ou geração de leads.
Ao longo dos anos e com novas necessidades identificadas junto ao público, a solução se desenvolveu e passou a agregar mais serviços. Com isso, o HubSpot deixou de ser um simples CRM para se tornar uma ferramenta completa para quem deseja obter resultados online.
Quais são as funcionalidades dessa ferramenta?
O processo de criação do HubSpot levou à melhoria contínua da ferramenta. Esse desenvolvimento levou a solução de marketing digital a ser considerada uma das mais eficientes e completas do mercado.
Isso é possível devido às diversas funcionalidades que ele oferece, divididas em cinco principais hubs. A seguir, confira quais são eles e veja quais são os recursos disponíveis em cada um!
Marketing Hub
O Marketing Hub é composto por recursos que auxiliam o planejamento e a execução de uma estratégia de marketing digital. Com ele, empresas de todos os tipos têm ajuda para se desenvolver no ambiente online.
Uma das funcionalidades envolve a integração da plataforma para a publicação de conteúdos no blog da empresa. O hub também conta com software de captura de leads, recursos para personalizar calls to action e até uma ferramenta para a segmentação de listas.
Ferramentas de criação de pop-ups e formulários para captar informações dos leads, recursos de e-mail marketing e gerenciador de redes sociais integram a solução. Assim, é possível executar as atividades de marketing e acompanhar os resultados gerados pelas iniciativas adotadas.
Sales Hub
Já o hub de vendas é voltado para apoiar a empresa na conversão dos leads captados. Uma das principais ferramentas é o gerenciador do funil de vendas, que permite acompanhar a jornada de compra dos usuários, com total integração ao CRM do HubSpot.
Outros recursos incluem o rastreio de novas visitas de leads, o acompanhamento de vendas realizadas e o monitoramento de todas as etapas de vendas. Desse modo, é possível conferir o desempenho do time comercial em relação aos objetivos definidos.
Essa solução ainda oferece diversas ferramentas de automação, incluindo soluções de pagamento e até recursos para automatizar o follow-up com os clientes. O objetivo é aumentar a efetividade do time de vendas, garantindo resultados melhores.
Service Hub
No hub de serviços ou atendimento, o foco está no contato com o cliente. Empresas de pequeno, médio e grande porte podem atender melhor ao público, de modo a construir um relacionamento mais sólido e duradouro.
Uma das opções é o sistema de tickets. Com ajuda desse recurso, é possível centralizar solicitações e priorizar o suporte, conforme as demandas. Você também conta com o sistema de automação de atendimento ao cliente, além de soluções de help desk e de acompanhamento automático das demandas.
Outro ponto relevante é que esse hub conta com módulos voltados para os insights de negócio. É possível avaliar dados sobre atendimento ao cliente, inclusive, com análise da indústria de atuação. Por fim, há uma funcionalidade voltada a criar uma base de conhecimento, auxiliando atendimentos futuros.
CMS Hub
A sigla CMS se refere a content management software — ou sistema de gestão de conteúdo. Essa é uma solução essencial para as empresas que desejam implementar uma estratégia de conteúdo como parte da abordagem de marketing.
Um exemplo de uso é a criação de uma experiência baseada em assinatura para disponibilização de conteúdo. Também é possível oferecer materiais dinâmicos e acelerar a entrega de dados para o visitante. Desse modo, há como otimizar a experiência do cliente, com potencial de aumentar a capacidade de conversão da estratégia.
Entre as funcionalidades, você encontrará um construtor de website com base em templates, ou seja, que não exige conhecimento em programação. Isso pode ajudar as empresas que desejam ter uma página personalizada e integrada aos demais recursos utilizados em suas ações.
Operations Hub
O hub de operações se relaciona aos dados de leads e clientes. Por meio do uso das ferramentas, é possível sincronizar, processar e integrar as informações para automatizar processos.
O software de sincronização permite unir todos os dados em uma plataforma única de CRM. Assim, o conhecimento sobre o público e a jornada de compra dos leads é centralizado.
Já o sistema de qualidade de dados ajuda a manter as informações sob controle, garantindo que elas sejam relevantes para a estratégia. Enquanto isso, o software de automação programável automatiza os processos do negócio de forma simples e integrada.
Como o HubSpot pode auxiliar o crescimento online da empresa?
Graças às funcionalidades que oferece, o HubSpot pode servir para auxiliar o crescimento do negócio no ambiente digital. Veja como a ferramenta promove esse resultado!
Geração de leads
Esse é um dos principais pontos positivos de utilizar o HubSpot. Afinal, a partir das ferramentas disponíveis, você tem a chance de obter dados de contato dos visitantes do site, transformando-os em leads e, posteriormente, em clientes.
As funções de criação de landing pages, janelas de captação de e-mail e geração de formulários do HubSpot favorecem a aceleração do processo de geração de leads. Com isso, você poderá abastecer o funil de vendas.
Atuação estratégica com o funil de vendas
A partir da geração de leads, é possível incluí-los no funil de vendas. Desse modo, a equipe poderá acompanhar cada contato ao longo de sua jornada — entre visitante, lead, prospect e cliente —, identificando em qual etapa está.
Graças à integração de dados e ferramentas, o time pode agir de forma mais estratégica. Assim, fica mais fácil entender quais devem ser as iniciativas adotadas para cada fase do funil, garantindo uma alimentação mais adequada de cada etapa, desde o topo até o fundo.
Aumento da capacidade de conversão
Ao identificar em que ponto está cada lead na jornada de compra, o time comercial pode agir com mais efetividade. Por consequência, as chances de conversão em vendas crescem com o uso do HubSpot.
Esse acompanhamento de perto das etapas do funil permite aos vendedores falar diretamente com os contatos mais preparados para uma abordagem — ou seja, mais dispostos a fechar negócio. Além disso, é possível observar o que tem dado certo na nutrição dos leads, permitindo escalar as estratégias para gerar mais resultados.
Efetividade na gestão de relacionamento
Como você viu, o HubSpot era considerado um CRM, mas se tornou uma plataforma muito mais completa. Porém, a gestão de relacionamento ainda é uma funcionalidade eficaz para ajudar a empresa a crescer no ambiente digital.
Afinal, é possível registrar as informações dos leads e clientes, permitindo a personalização de ações conforme o estágio de preparo para a compra ou o histórico de relacionamento. Dessa forma, a empresa consegue gerenciar melhor os contatos, favorecendo a obtenção de resultados como a fidelização do público.
Automação de processos
Vale a pena considerar que o HubSpot é essencial captar, organizar, integrar e avaliar informações de maneira automática, gerando dados e insights relevantes. Também é possível criar uma régua de relacionamento, fazer disparos automáticos de e-mail, criar campanhas nas redes sociais e outras possibilidades.
Ao dispensar a realização dessas ações de modo manual, o time não precisa se preocupar com tarefas repetitivas e pode se dedicar a tarefas mais estratégicas da empresa.
Afinal, vale a pena usar o HubSpot na minha estratégia de marketing?
Conforme você acompanhou, o HubSpot é composto por dezenas de ferramentas essenciais para colocar em prática uma estratégia de marketing de sucesso. Com ele, você poderá alcançar mais resultados ao gerar leads e aumentar as conversões em vendas.
Porém, não basta contratar a ferramenta. O HubSpot oferece todas essas vantagens apresentadas, mas é importante entender que existe um pilar a ser considerado: a produção de conteúdo. Isso porque é fundamental contar com o marketing de conteúdo para obter destaque no ambiente online de modo orgânico.
Por meio da publicação de conteúdo original, relevante e estratégico, sua empresa pode conseguir mais visibilidade nos mecanismos de busca. A partir disso, é possível atrair mais visitantes e gerar leads que serão potencialmente convertidos em clientes.
Esse processo, inclusive, conta com o apoio das ferramentas oferecidas pelo HubSpot. Você poderá publicar conteúdo por meio do hub de CMS, avaliar os resultados e acompanhar os leads no funil de vendas, por exemplo.
Como investir em conteúdo para aproveitar o melhor dessa ferramenta?
Em muitos casos, produzir os materiais internamente é um desafio para as empresas. Em vez disso, você pode contar com um time especializado e capaz de atender à demanda da sua estratégia.
Na prática, é essencial contar com um parceiro de conteúdo que entregue produções de alta qualidade. Para tanto, você pode contar com a ajuda da ABContent. Com o suporte do nosso time, sua estratégia será alimentada com conteúdo estratégico que ajudará seu negócio a crescer no ambiente digital.
Desse modo, você aproveitará conteúdos conceitualmente corretos, aprofundados e pensados de forma específica para o seu negócio. Somos a única produtora de conteúdo especializado em nichos, como:
- finanças;
- investimentos;
- negócios;
- empreendedorismo;
- mercado imobiliário;
- seguros.
Logo, é possível obter conteúdos otimizados tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários. Além disso, a profundidade de informações e a relevância das produções permite que sua empresa se consolide como uma autoridade em sua área de atuação.
Agora, você sabe o que é o HubSpot e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar resultados melhores no ambiente digital. Porém, lembre-se de que essa ferramenta poderá oferecer um desempenho ainda melhor se for associada a uma parceria especializada na produção de conteúdos para o seu segmento de negócio.
Precisa de ajuda para a criação de materiais estratégicos com qualidade e mais alinhados ao seu público? Entre em contato com um consultor da ABContent e conheça nossas soluções!