O dia a dia nas organizações envolve diferentes pessoas e acontecimentos. Ainda que haja uma rotina, o ambiente e as suas demandas podem mudar, assim como o comportamento dos colaboradores. Nesse contexto, a liderança situacional pode ser uma solução.
O modelo tem aplicação em diversificados tipos de negócios, abrangendo variados perfis de profissionais. Dessa forma, o método tem muitos usos, especialmente, em mercados mais inconstantes.
Descubra o que é a liderança situacional e saiba como usá-la em seu negócio!
O que é liderança situacional?
Liderança situacional é uma abordagem de gestão que se adapta às diferentes situações e pessoas no ambiente de trabalho. Nesse modelo, os líderes não seguem uma única forma de liderar, mas ajustam seu estilo conforme as circunstâncias.
Concebida pelo cientista comportamental Paul Hersey e o especialista em liderança Ken Blanchard, em 1969, o estilo ajusta as ações do líder segundo o grau de maturidade dos funcionários. Logo, o método preconiza atitudes distintas com cada liderado, considerando esses níveis, que são classificados em: M1, M2, M3 e M4.
Para cada nível, existem comportamentos adequados, que vão desde delegar e apoiar até treinar e direcionar o funcionário. Desse modo, a liderança situacional incentiva o desenvolvimento da equipe, promovendo autonomia e engajamento em um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.
Quais são os tipos de liderança?
A liderança situacional não é a única forma de liderar equipes. Veja quais são os principais modelos de liderança empregados pelas empresas:
- autocrática: o líder toma decisões sem consultar a equipe, sendo mais diretivo;
- democrática: o time participa das decisões da liderança;
- transformacional: o líder inspira e motiva a equipe;
- transacional: recompensas e punições são usadas para incentivar o desempenho da equipe.
Quais são as vantagens da liderança situacional?
Em comparação a outros métodos, a liderança situacional oferece alguns benefícios para empreendedores e gestores. O primeiro deles é a sua flexibilidade, que permite rápidas adaptações a diferentes cenários e necessidades da equipe.
Além disso, o ajuste do estilo de liderança às características dos colaboradores possibilita um ambiente mais motivador e engajador. O incentivo ao desenvolvimento dos liderados também impacta o desempenho da equipe, gerando resultados mais expressivos.
Como implementar a liderança situacional na empresa?
Agora que você conhece detalhes sobre o modelo de liderança, confira como colocá-la em prática em seu negócio!
Conheça sua equipe
Dedique tempo para entender as habilidades, competências e motivações individuais de seus colaboradores. Esse conhecimento será fundamental para adaptar as ações do líder e implementar o estilo.
Avalie as situações
Analise o contexto de trabalho e as demandas específicas de cada projeto. Identifique as necessidades de suporte, feedback e orientação que o seu time pode precisar em diferentes momentos.
Adapte seu estilo de liderança
Com base nas informações coletadas, ajuste sua abordagem de liderança conforme a situação e as características de seus liderados. Seja mais direto quando necessário ou promova maior participação nas decisões, de acordo com as circunstâncias.
Desse modo, a liderança situacional é um estilo que consegue se adaptar inteligentemente à equipe liderada. O entendimento dos membros do time e ações ajustadas do líder levarão mais acertos para a empresa, gerando melhores resultados.
Gostou do conteúdo? Então continue aprendendo e descubra por que implementar uma cultura organizacional!