Diagnóstico empresarial: o que é, importância e como fazer?

Uma empresa é um organismo vivo, no qual cada setor exerce uma função. Por isso, o ideal é que todos estejam saudáveis e operando de maneira harmônica. No entanto, pode acontecer de um ou mais setores não apresentarem um desempenho satisfatório.

Para saber se esse é o caso de seu negócio, há uma ferramenta muito eficaz à sua disposição. Estamos falando do diagnóstico empresarial. Ele consiste em um mapeamento de todas as operações de sua companhia — o que pode ser útil para você identificar falhas e encontrar soluções.  

Você quer saber como essa ferramenta pode melhorar a performance de seu negócio? Então acompanhe este artigo para entender o que é e como fazer um diagnóstico para empresas!

O que é um diagnóstico empresarial?

Independentemente do porte da sua empresa, é fundamental que você esteja a par de todos os detalhes relativos a ela. Por exemplo: como estão a contabilidade, cadeia logística, gestão de pessoas, marketing e vendas? Quais são os problemas mais urgentes e como resolvê-los?

O diagnóstico empresarial serve justamente para responder a essas dúvidas. Logo, esse é um mapeamento das operações do negócio. Por meio dele, é possível avaliar a performance de cada um dos setores e corrigir os erros que têm comprometido sua produtividade.

Esse diagnóstico também permite que você analise o desempenho de seus concorrentes. Isso ajuda a identificar boas práticas que podem ser replicadas em seu negócio.

Quais são os tipos de diagnósticos empresariais?

O mapeamento de seu negócio pode ser separado por setores, de maneira a corresponder a uma lista de diagnósticos específicos. 

Veja os tipos existentes!

Diagnóstico estratégico 

O diagnóstico estratégico contempla questões como missão, visão e valores da companhia. Além disso, ele envolve uma análise SWOT da empresa. Assim, você identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a ela.

Diagnóstico financeiro

Nesse tipo de diagnostico, o foco está nas finanças. Ele visa responder, por exemplo, como está seu fluxo de caixa, quais serão as receitas e despesas futuras, qual lucro tem sido gerado, etc. Em geral, esse processo permite saber quais são os indicadores financeiros gerais da companhia.

Diagnóstico de marketing

O diagnóstico de marketing mostra a eficácia das estratégias de publicidade e vendas que vêm sendo adotadas. Os anúncios online têm gerado visitas a seu site e às suas redes sociais? Qual é a relação entre o investimento em publicidade e as vendas? Quais são as reclamações de seus clientes?

Diagnóstico de recursos humanos

Ele serve para avaliar seus processos de recrutamento e a satisfação de seus colaboradores. Você pode analisar o desempenho deles, prover feedbacks e até investir em capacitação. Esse diagnóstico também revela seu clima organizacional e seu plano de salários e de aproveitamento de talentos.

Diagnóstico operacional

Por fim, o diagnóstico operacional ajuda a visualizar pontos como logística e estoque, bem como a qualidade dos processos em andamento. A estrutura de tecnologia, como softwares e desenvolvedores, também pode ser avaliada. 

Como fazer um diagnóstico empresarial?

Agora que você já sabe o que é um diagnóstico empresarial e seus tipos, é hora de entender como ele é feito. Esse diagnóstico deve seguir um passo a passo bem estabelecido — que vale a pena conhecer.

Confira as etapas envolvidas nesse processo!

Colete as informações mais importantes de cada setor da companhia 

Um diagnóstico empresarial é iniciado após você reunir todos os dados relevantes relativos ao seu negócio. Para isso, pode valer a pena recorrer aos responsáveis por cada setor e requisitar um levantamento dos respectivos indicadores de desempenho.

Um procedimento complementar também envolve conversar com seus colaboradores. Eles talvez tenham sugestões a fazer. Afinal, nem todos os problemas de sua empresa são traduzidos em números. Por isso, o diagnóstico dos recursos humanos pode ser esclarecedor.   

Observe, ainda, o dia a dia de seu negócio. Redobre sua atenção em situações cotidianas, como reuniões e interações entre os integrantes da equipe. Esse olhar atento também contribui para o sucesso da próxima etapa desse diagnóstico empresarial.

Analise os dados cuidadosamente

Agora você está de posse das informações mais importantes sobre sua empresa e pode separá-las em categorias para analisar. Essa organização permite visualizar o negócio a partir de uma perspectiva mais ampla. 

Confira algumas sugestões de tópicos:

  • contabilidade;
  • cadeia logística;
  • marketing e equipe comercial;
  • recursos humanos;
  • custos e retornos dos projetos implementados;
  • satisfação dos clientes.

Reúna os indicadores mais importantes de cada grupo e os transfira para uma planilha ou gráfico. Essa representação visual possibilita mapear bem as operações da companhia — que é condição para a etapa seguinte de seu diagnóstico empresarial.

Identifique os problemas mais urgentes

A análise dos dados evidencia as principais deficiências do seu negócio. Então ela será útil para que você possa encontrar as melhores soluções para diferentes dificuldades que a empresa pode enfrentar. 

A partir dessa avaliação, portanto, é possível enxergar boas oportunidades ainda não exploradas pela companhia. Algumas perguntas que podem ser respondidas, nessa jornada, são:

  • quais departamentos geram mais custos? 
  • como é possível diminuí-los? 
  • a equipe de vendas tem gerado bons resultados financeiros? 
  • é o caso de investir na capacitação de seus colaboradores
  • o que seus concorrentes têm feito que pode ser replicado?

Adote as providências necessárias 

Chegamos ao último passo do diagnóstico empresarial. Você detectou as deficiências mais graves de sua empresa. Agora pode separá-las em ordem de complexidade. Assim, fica mais fácil saber as primeiras providências a tomar. Afinal, é provável que haja setores mais problemáticos que outros. 

Por isso, atribua notas a cada um deles para identificar as necessidades mais urgentes. Por exemplo, considere que as vendas vêm caindo. Numa escala de 0 a 5, você atribuiu nota 4 a esse movimento. Logo, seu departamento comercial pode ocupar o topo da lista de problemas a resolver.

Como você viu, um diagnóstico empresarial tem grande utilidade e importância. Através dele, é possível identificar os problemas de sua companhia e encontrar soluções para eles. Assim, há como melhorar o desempenho do seu negócio e facilitar sua jornada no mundo do empreendedorismo. 

Quer conhecer mais sobre administração de empresas? Então confira essas dicas sobre como evitar oito erros de gestão financeira!

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