5 técnicas de copywriting para você usar na sua página de vendas

Basta olhar os sites empresariais e seus blogs ou até mesmo os perfis corporativos em redes sociais para perceber que o Marketing de Conteúdo segue firme como uma das estratégias mais utilizadas para gerar autoridade de marca, ampliar conhecimento de público e executar ações de captação de novos clientes e retenção dos consumidores atuais.

A justificativa para que tantas empresas apostem no Inbound Marketing e na produção de conteúdos é simples: os resultados aparecem, ainda mais quando os conteúdos são bem estruturados e com informações de qualidade.

Agora, uma pergunta: você já parou para pensar em como esses conteúdos são produzidos? A resposta é o Copywriting, uma técnica de comunicação e marketing focada na conversão de pessoas e na disseminação de conteúdos estratégicos, de acordo com o interesse do público.

As técnicas de copywriting são vastas e aplicáveis em diversos formatos de conteúdo. Hoje, nosso foco será na apresentação de 5 técnicas que podem ser usadas nas páginas de venda de um site empresarial. Preparado para descobrir como fazer textos poderosos para vender?

O que é copywriting?

Copywriting é o nome dado à uma estratégia de produção de conteúdo cujo foco é no convencimento do leitor, buscando que ele execute uma ação específica.

O trabalho do copywriter é escrever de forma persuasiva, se municiando de gatilhos para despertar o interesse do leitor e, consequentemente, gerar conversões para a empresa obter novas oportunidades de negócios.

Não se trata de nenhuma novidade do século 21. O termo copywriting foi cunhado em meados de 1828 e, cinquenta anos depois, era utilizado para descrever os profissionais que produziam textos para anúncios, ou seja, durante anos, o copywriter era, na verdade, o redator publicitário.

Anos mais tarde, com a ascensão e democratização da internet e uso da web para estratégias de marketing, o copywriting voltou a ser utilizado pelos produtores de conteúdo digital, mas não para criar textos de apelo publicitário, mas sim para dar vida ao marketing de conteúdo.

Quais técnicas de copywriting podem ser utilizadas nas páginas de vendas?

Agora, vamos reunir algumas estratégias do copywriting que podem ser aplicadas nos textos inseridos dentro das páginas de vendas de uma empresa. Aqui, como páginas de vendas, iremos considerar produções como landing pages e também páginas de sites cuja finalidade é executar uma conversão junto à audiência.

Venda de solução, não de produtos ou serviços

Se o copywriting tem como finalidade convencer uma pessoa a realizar uma conversão, então, nada mais natural que as estratégias para isso envolva a solução de um problema e não a oferta de um produto.

Uma pessoa pode dizer “não” para uma oferta de produto logo de cara, mas com certeza para e pensa sobre uma oferta de algo que soluciona uma dor que ela tem.

Se posicionar como uma empresa capaz de solucionar um problema de seu público é o ponto de partida para qualquer discurso de vendas. Dessa forma, a empresa dialoga de forma empática com as necessidades, colocando o consumidor em evidência, e não o produto ofertado.

Conexão emocional

Um dos grandes diferenciais do copywriting é a possibilidade de estabelecer uma relação emocional entre a empresa e o cliente em potencial.

Essa técnica se baseia em um princípio humano básico: as pessoas têm uma tendência a concordar com instituições/pessoas que elas conhecem e confiam. Se a sua empresa executou com primor as técnicas para criar conteúdos que geram autoridade, a conexão emocional com foco na conversão se torna bastante eficiente.

Busque se conectar com o público, entender que tipo de situação ele está vivendo e qual será o impacto do seu produto/serviço na realidade deles. Para ampliar as chances de persuasão, a linguagem do texto deve estar totalmente alinhada com o público-alvo e suas particularidades.

Storytelling

O fato da página ser focada em vendas não impede que o discurso adotado seja focado em contar uma história.

Especialistas em comunicação e marketing de conteúdo ressaltam que o ato de contar uma história e envolvê-la nas estratégias de divulgação e geração de autoridade tem efeitos positivos na conquista da confiança e da atenção das pessoas.

O storytelling é uma técnica aplicada a diversos produtos midiáticos e publicitários, sendo que sua principal função é tornar o discurso de vendas mais atrativo e menos agressivo.

Com isso, o leitor ganha uma experiência mais interessante ao consumir um discurso de vendas e, com isso, ampliam-se as chances de captação e retenção de clientes e interessados.

Capricho no CTA

Se a premissa básica de copywriting é desenvolver um texto com foco em conversão, é óbvio que o conteúdo precisa de um call to action.

O CTA é o momento em que o texto faz o convite para o leitor, portanto, esse convite precisa ser desenvolvido com a mesma qualidade que o restante do conteúdo. CTAs simples, como “compre aqui” não conseguem exercer o mesmo poder de persuasão que CTAs atrativos e que conduzem à conversão de maneira mais natural.

No momento de fechar o conteúdo e convidar o leitor para a conversão, é essencial que o CTA faça uma provocação e instigue a pessoa a continuar consumindo informações sobre os produtos/serviços.

Uma das técnicas mais interessantes para fechar o texto e convidar para a conversão é utilizando a técnica das opções derradeiras. Ela funciona como uma escolha para o leitor. Veja um exemplo:

Agora que você já sabe tudo sobre copywriting, você tem alternativas em suas mãos:

  1. Continuar fazendo tudo do jeito que era feito antes e seguir com os mesmos resultados;
  2. Utilizar apenas as dicas mais fáceis e que não demandam muito trabalho e ver como elas resolvem seu problema;
  3. Adotar todas as dicas e descobrir mais algumas poderosas ferramentas de conversão neste post aqui.

Percebe como as alternativas geram uma interação e um convite para conversão de modo inusitado? Não subestime o poder do CTA! E capriche para fazer CTAs criativos, provocativos e bem estruturados.

Opiniões e avaliações

As pessoas confiam no discurso das empresas de confiança, mas elas confiam ainda mais na opinião de quem comprou e gostou.

Por essa razão, vale a pena estruturar na página de vendas um espaço para apresentar a opinião de clientes satisfeitos. Mas aqui entra um ponto de atenção: nada de inventar depoimentos!

Lembre-se que a internet está cheia de informações sobre empresas e existem locais específicos para analisar a reputação da empresa e sua qualidade (como o Reclame Aqui ou as avaliações do Google).

Adotando essas técnicas de copywriting, os conteúdos da sua página de vendas serão estruturados com mais qualidade e assertividade, e isso deve resultar em um número mais expressivo de conversões e oportunidades de negócios.

Não se esqueça que redação de conteúdo para web é algo complexo e muito estratégico, portanto, se a sua empresa deseja ter em mãos os melhores conteúdos (municiados com as melhores técnicas), a melhor solução é deixar esse trabalho nas mãos de equipes especializadas.

Aqui na ABContent nosso time possui mais de 10 anos de experiência com as melhores técnicas de conversão e de escrita criativa. Quer saber como podemos somar forças às suas estratégias digitais? Então, converse agora mesmo com um de nossos consultores!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: