Investir em ads: vale a pena fazer anúncios online? Descubra!

O universo online está abrindo oportunidades para muitos profissionais e empresas divulgarem suas soluções. No entanto, também existem bastante concorrência. Se há muitos negócios competindo por atenção, como se destacar entre eles?

Uma das formas é fazer anúncios online. Eles permitem atrair mais pessoas porque colocam sua divulgação em evidência em páginas de buscas ou redes sociais. Mas existe um custo nesse processo. Por isso, muitos empreendedores se perguntam se vale a pena investir dinheiro nesse tipo de publicidade.

Você quer saber o que são anúncios online, quais são os principais tipos e que vantagens eles oferecem? Descubra a seguir!    

O que são anúncios online?  

Anúncios online são uma das formas que você tem de aparecer na internet. Eles consistem em meios de publicidade e podem acontecer em diversas plataformas e com materiais diferentes — como vídeos, fotos, textos, etc.

Tradicionalmente, a divulgação de empresas era feita apenas em canais offline, como propagandas de televisão e rádio ou mesmo outdoors. Hoje em dia, os consumidores têm o hábito de pesquisar na internet antes de adquirir um produto ou serviço.

Logo, fazer anúncios online traz a oportunidade de aparecer mais para esse público. E essa modalidade apresenta diferenças em relação aos meios offline, em especial devido ao alcance das estratégias. 

Se uma empresa tem propaganda em rádio, por exemplo, não é possível escolher quem ouvirá. Todos os ouvintes que estiverem escutando a frequência naquele momento terão contato com o conteúdo — mas nem todos eles podem compor o público-alvo desejado.

Já nos anúncios online é possível delimitar quem receberá sua divulgação. Você pode, por exemplo, limitar o público por gênero, faixa salarial e região do país. É possível, inclusive, determinar que só receba a propaganda quem curte ou pesquisa palavras-chave que tenham a ver com seu negócio.

Quais são os principais tipos de ads?

Agora que você sabe o que são os anúncios online, é preciso conhecer as principais formas com as quais eles podem ser vistos na internet.

Isso tem muita ligação com as plataformas de divulgação. Confira!

Google Ads com link patrocinado

O Google é o buscador mais usado em todo o mundo. Por isso, é interessante buscar formas de se destacar nessa ferramenta. Com o uso do Google Ads, você pode patrocinar o seu site e fazer com que ele esteja nos primeiros resultados da busca.

Imagine uma assessoria de investimentos que anuncia no Google. Se alguém pesquisar sobre “como investir”, por exemplo, a página da empresa pode aparecer em destaque nas respostas, com sinalização de que se trata de um anúncio.

Banners

Além de patrocinar seu site para aparecer nos primeiros resultados de pesquisas, é possível anunciar no Google de outras formas. Uma das principais é por meio de banners que aparecerão nos sites que os consumidores estão visitando.

Considere o mesmo exemplo anterior. Mesmo que o usuário do Google abra um resultado que não é da sua página, ele pode encontrar um banner da sua empresa no post que está lendo. Os anúncios também podem aparecer em notícias e outros sites que a pessoa acesse.

Display vídeos

Se você assiste vídeos no YouTube, provavelmente já viu que existem propagandas na rede. Por isso, ele também é uma plataforma de anúncios online. Logo, é possível gravar pequenos vídeos sobre o seu produto ou serviço e anunciar na ferramenta.

A propaganda aparecerá em diversos canais, geralmente aqueles relacionados com o assunto da sua empresa. Considerando o exemplo da assessoria, seu vídeo pode aparecer em conteúdos de influencers de investimentos, por exemplo.

Facebook e Instagram Ads

Por fim, as redes sociais são mais espaços onde os anúncios online podem acontecer. Se a sua empresa tem perfis no Facebook e Instagram, é possível utilizar a ferramenta Ads da empresa Meta (Facebook) para anunciar.

Nela, você consegue definir os parâmetros para divulgação da publicidade — o que pode incluir imagens, textos e vídeos. Assim, você escolhe o público ideal e pode anunciar no feed e nos stories das redes sociais.

Vale a pena investir em anúncios online? 

Depois de entender mais sobre o funcionamento dos anúncios online, só resta uma dúvida: vale a pena investir neles? Essa é uma decisão que você deve tomar após avaliar as vantagens e desvantagens.

Confira algumas vantagens dos anúncios!

Atingir mais pessoas

É possível atrair pessoas na internet sem anunciar seus conteúdos. Afinal, seu site pode aparecer em buscas e os interessados no assunto podem divulgar de forma orgânica para outras pessoas, por exemplo.

Contudo, talvez isso não seja suficiente para suas páginas crescerem de forma mais rápida. Por isso, uma das vantagens dos anúncios online é impulsionar os resultados e dar mais destaque para a sua empresa na internet.

Direcionar para o público certo

Como você viu, os anúncios online trazem o diferencial de segmentação do público. Isso é imprescindível para economizar recursos e otimizar resultados, direcionando melhor o dinheiro destinado ao marketing. 

Isso porque o orçamento será utilizado na atração do seu público-alvo, conforme configurado na ferramenta. Logo, aumentam as chances de que a campanha alcance pessoas interessadas na sua solução.

Flexibilidade no investimento

Uma das desvantagens dos anúncios online é o custo, mas ele tende a ser flexível. Isso porque você decide o montante que empregará no anúncio. Assim, o tempo de veiculação e outros detalhes da publicidade dependerão dos seus limites financeiros.

Análise das métricas 

Usar a tecnologia a favor da sua empresa é uma boa ideia, e a internet ajuda nisso. Ao utilizar ferramentas de Ads, você tem acesso a métricas e relatórios sobre o rendimento das divulgações. Com isso, é possível avaliar os resultados e fazer testes para ver qual anúncio é mais efetivo. 

Ajuda na estratégia orgânica

Você não precisa impulsionar todos os seus conteúdos ou focar apenas em campanhas via ads. Na verdade, o ideal é que os anúncios online sejam vistos como um complemento para sua estratégia orgânica — que pode estar baseada no marketing de conteúdo.

Ele visa publicar materiais interessantes para o seu público-alvo, criando autoridade no mercado e atraindo potenciais clientes. Ao combinar estratégias orgânicas e pagas, seus resultados podem ser melhores e mais duradouros. 

Neste conteúdo você aprendeu mais sobre os anúncios online e viu como eles funcionam. Portanto, a depender dos seus objetivos, pode valer a pena investir nessa forma de divulgação — principalmente complementando estratégias focadas no tráfego orgânico. 

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