É comum que aqueles que desejam alavancar os resultados de seu negócio se perguntem o que é publicidade. Afinal, ela parece estar em todos os lugares, certo? Nas ruas, nos meios de comunicação, nas empresas… A verdade é que, mesmo estando tão presente, nem todas as pessoas sabem qual seu verdadeiro conceito e objetivo.

De maneira geral, a publicidade é conectada à divulgação de produtos e serviços. Contudo, ela pode ir além, em especial junto ao marketing. Esse é outro conceito comumente visto nas empresas que desejam otimizar seus resultados. Muitas vezes, os dois termos são até mesmo confundidos!

Sabendo disso, acompanhe as informações deste conteúdo. Assim você saberá mais sobre publicidade e marketing e verá a importância deles!

O que é publicidade?

Em definição, a publicidade é uma estratégia voltado à conquista de um objetivo específico. Geralmente, ele está conectado às vendas. Sendo assim, é comum que uma agência compre espaço em um veículo midiático e use-o para divulgar sua solução, por exemplo. Caso a estratégia seja bem-sucedida, ela levará o público à aquisição do produto ou serviço.

Mais do que uma estratégia em si, a publicidade também é uma área de conhecimento. E, como tal, estuda mais do que o poder de convencimento — como muitas pessoas imaginam. Ela busca compreender desde as melhores formas de levar uma solução ao mercado até seus próprios efeitos na sociedade.

Em conclusão, é possível dizer que a área estuda tendências, comportamentos, relações culturais e todos os pontos que conectam os consumidores às marcas. Utilizá-la significa encontrar os melhores meios para levar produtos e serviços a um público-alvo específico.

Como ela atua nas empresas?

Conforme apontado, compreender o que é publicidade é importante. Em especial, para as empresas. Isso porque negócios de todos os segmentos tendem a estar sempre em busca das melhores maneiras de levar suas soluções ao mercado.

Contudo, eles nem sempre sabem como montar uma estratégia que seja realmente eficiente nesse sentido. Para definir uma campanha publicitária, por exemplo, é necessário considerar uma série de fatores, como:

  • propósito do produto;
  • grupo de pessoas que ele atende (público-alvo);
  • características e especificidades desse grupo;
  • necessidades do mercado;
  • hábitos de consumo do público-alvo, como os principais espaços em que estão presentes etc.

Pense na divulgação de um novo produto em um negócio. Existem dezenas de forma de aumentar sua visibilidade no mercado, certo? Revista, televisão, outdoor, rádio, publicidade online… Mas, quais realmente serão vistas e compreendidas por potenciais clientes?

Ao investir em publicidade, você poderá saber quais são os melhores canais. Ou seja, os que se adéquam aos pontos citados após considerar as características de seu público. Assim, aumentará a eficiência de sua estratégia.

Quais as diferenças entre publicidade e marketing?

Tanto a publicidade quanto o marketing visam otimizar as estratégias de encantamento de um determinado grupo de pessoas. Por isso, é comum confundir os dois conceitos. No entanto, é preciso saber que eles são diferentes.

Enquanto a publicidade tem um foco específico, visando a um objetivo final, o marketing é mais abrangente. Ele busca sanar as dores e necessidades de um público, por meio de estratégias diversas.

Para isso, podem utilizar:

Cada um desses tipos utiliza técnicas diferentes para analisar, compreender a atender ao consumidor. Geralmente, baseia-se na ideia central dos 4 Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção).

O primeiro diz respeito à proposta de valor do produto. Além de observar as projeções de lucro e gastos da empresa, analisa-se o perfil do consumidor. Assim, é possível compreender se, quando e como ele estará disposto a pagar pelo serviço.

O segundo trata dos locais físicos em que a solução será ofertada e como isso será feito. Já o terceiro fala sobre os fatores tangíveis e intangíveis do produto, como cor, embalagem, status e qualidade.

Por fim, há a promoção. Ela é realizada pela publicidade, que promove a solução de acordo com as demandas de cada público da empresa.

Com todas as informações necessárias em mãos, a marca pode usar a publicidade para levar as devidas soluções ao mercado. Isso com eficiência maximizada. Desse modo, é possível concluir que a publicidade é uma ferramenta do marketing.

O que é o marketing digital e qual sua relação com a publicidade?

Após saber o que é publicidade e como ela se diferencia do marketing, é hora de se aprofundar em um conceito: o marketing digital. Esse conjunto de estratégias se volta ao universo online. Em suma, ele busca o fortalecimento de uma marca, a conquista e fidelização de clientes e sua retenção.

Sua prática ganha cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, especialmente ao se tratar do marketing de conteúdo. Afinal, ambos se complementam na hora de criar ações que beneficiam as empresas online.

Resumidamente, o marketing digital usa de ferramentas inovadoras para personalizar e melhorar a experiência do consumidor. Já o marketing de conteúdo tem o intuito de produzir conteúdos que levam os clientes a confiar e se fidelizar à marca.

Por que investir em marketing?

Como você viu, desenvolver estratégias de publicidade e de marketing na organização promove aprimoramento dos resultados. Conhecer os dois conceitos é importante para que você tenha as informações em mente e possa investir em marketing da melhor forma.

No segmento financeiro, inúmeras empresas apostam forte na publicação de conteúdo para blog. É uma iniciativa interessante para educar o público e demonstrar a autoridade do negócio no assunto.

Mas se você quer resultados positivos, é importante que o marketing de conteúdo seja organizado por profissionais experientes. Portanto, para se manter ativo no mercado, pode ser importante contratar uma empresa especializada.

Que tal usar seus conhecimentos sobre o que é publicidade e ajudar sua empresa a aumentar a competitividade no mercado? Organize suas ferramentas de marketing e invista em produção de conteúdo!

Quer saber mais? Entre em contato com a ABContent e conte com o melhor serviço de produção de conteúdo para o mercado financeiro e para o setor de negócios!