Empreendedores antenados com o mercado atual sabem que o marketing é indispensável para qualquer empresa. Além disso, é preciso reconhecer também que a internet gerou novas necessidades e, com ela, o marketing digital ganha cada vez mais força,
Se você já tem esses conhecimentos essenciais, está na hora de saber fazer um planejamento de marketing digital eficiente. Afinal, é preciso definir uma estratégia para identificar quais ações devem ser realizadas no seu negócio.
Quer aprender a se planejar melhor e alcançar resultados mais expressivos? Então, este post lhe ajudará muito!
O que é o planejamento de marketing digital?
Como o nome indica, essa é uma prática que consiste em planejar as estratégias de marketing digital da empresa. Ou seja, envolve alguns passos centrais — como a definição de objetivos, o levantamento de custos e a organização dos recursos necessários.
Enfim, tudo que permita a realização de práticas eficientes no setor de marketing. O planejamento pode ser feito para a empresa como um todo, como também para algum produto ou serviço específico.
De forma geral, o planejamento de marketing digital funciona como um mapa para o negócio. Ele inclui os seguintes aspectos relevantes:
- delimitação do público-alvo;
- análise do mercado;
- definição dos objetivos do marketing;
- levantamento das estratégias de marketing e de fidelização dos clientes;
- lista das ações a serem realizadas.
Por que ele é importante?
Agora você sabe o que é o planejamento de marketing digital. Perceba que para colocar em prática boas estratégias ligadas a ele não basta criar canais de comunicação da sua empresa. Ter um site ou perfil nas redes sociais não é suficiente para dizer que seu marketing online é efetivo.
Para ter resultados, é preciso entender os detalhes do marketing digital e se organizar para explorá-los da melhor forma. Será que vale a pena fazer isso? Com certeza! Conheça alguns benefícios.
Otimizar os investimentos
Planejar-se é uma forma de reduzir os investimentos ao focar nas ideias que tenham maior potencial de sucesso. Dessa forma, você evita ter gastos com campanhas que podem não trazer resultados efetivos.
Que empreendedor não deseja obter mais lucro com menos investimentos? Ter um plano bem estruturado aumenta suas chances de otimizar esse fator no marketing. Com isso, ele também traz vantagens para a competitividade do negócio no mercado.
Orientar suas ações
Uma das grandes tarefas de quem gere uma empresa é planejar as ações no curto, médio e longo prazo. Afinal, se o seu trabalho significasse apenas realizar atividades sem planejamento, haveria certamente muito desperdício de recursos e de tempo.
Por isso, o passo inicial de qualquer novidade no seu negócio deve ser a montagem de um plano. A função primordial dele é orientar as suas ações. Na verdade, não só suas, mas de todos os colaboradores.
O marketing digital envolve muitas atividades diferentes e complexas. Se elas forem realizadas sem o devido planejamento, os resultados podem ser um conjunto confuso de estratégias que não apresentam resultados coerentes. Quer evitar isso? Dê atenção para a etapa de planejamento.
Agregar a equipe
Outro motivo pelo qual o plano de marketing é fundamental em qualquer negócio é que ele serve para uniformizar as ideias de toda a equipe. Quando há uma definição clara dos objetivos da empresa, fica mais fácil trabalhar de forma conjunta.
O planejamento estipulado também serve de inspiração para novas ideias que estejam próximas do que se definiu como prioritário. Com isso, o caminho é que seus colaboradores compreendam melhor os objetivos da empresa e se orientem por eles.
Promover avaliação dos resultados
É praticamente impossível avaliar os efeitos de determinada ação sem ter feito um planejamento. Você pode até mesmo conseguir acesso aos números de novos leads ou clientes, mas como será capaz de interpretar esse resultado?
Sem saber quais eram as expectativas planejadas, não haverá um parâmetro para avaliar se os efeitos foram positivos ou não. Além disso, mesmo resultados positivos podem esconder práticas ineficientes.
Talvez, o uso de outra estratégia ou a otimização dos recursos poderiam ter trazido consequências ainda melhores (e com menos gastos). Só será possível perceber algo assim ao comparar os resultados com o plano inicial.
Proporcionar o planejamento estratégico de conteúdo
Um dos vieses mais presentes no marketing digital atualmente é a produção de conteúdo. Ela tem sido uma prática muito valorizada pelas empresas que reconhecem a importância de explorar as possibilidades da internet.
Os motivos são muitos. Um deles é, sem dúvida, a oportunidade de reduzir os custos. O marketing de conteúdo tem potencial para atrair o seu público-alvo e trabalhar bem os leads por todo o funil de marketing de uma maneira orgânica.
Ou seja, ele permite economizar bastante em campanhas de publicidade pagas. Mas o planejamento de marketing é indispensável para que se chegue a esse objetivo. Do contrário, há o risco de publicar conteúdos que não estejam alinhados às necessidades e interesses do público.
Quais são as etapas do planejamento de marketing digital?
Como mostramos ao longo deste conteúdo, o plano de marketing digital cumpre a função de especificar os objetivos e recursos da sua estratégia. Talvez, você esteja se perguntando agora como colocar isso em prática.
Existem algumas etapas para fazer esse planejamento. Normalmente, a primeira delas é uma espécie de diagnóstico da empresa. Conhecer a situação atual lhe permite avaliar como o marketing deve ser estruturado para que o negócio alcance novas perspectivas.
Então, nesse primeiro momento é interessante coletar dados sobre o seu volume de vendas, o histórico de faturamento, o espaço que sua marca tem no mercado e as expectativas de crescimento.
Junto a isso, vale a pena fazer uma análise do mercado, também registrando algumas informações sobre o setor em que a empresa está inserida. A etapa seguinte é de avaliação da concorrência, a fim de compreender o posicionamento dela no mercado e as estratégias de marketing adotadas.
Existem, ainda, os passos de definição do seu público-alvo e persona, assim como dos principais objetivos do planejamento de marketing digital. Então, chegará a hora de levantar as estratégias de marketing e montar um plano de ação.
Depois, é necessário organizar um cronograma e um orçamento para realizar as ações estipuladas. Por fim, estabeleça uma forma de monitorar os resultados para verificar se o plano atingiu os objetivos. Agora, você já sabe como realizar um planejamento de marketing digital!
Ao seguir essas orientações, será possível colher ótimos frutos no marketing da sua empresa. Quer ajuda para otimizar seus investimentos em produção de conteúdo? Entre em contato conosco!