Qual a diferença entre marketing, publicidade e propaganda? Em qual investir?

Existe uma grande diferença entre marketing, publicidade e propaganda. Embora seja um assunto aparentemente confuso, todo empreendedor deve saber distinguir esses termos para fazer as apostas mais adequadas ao seu negócio.

Apesar de serem utilizadas como sinônimos, as três áreas são indicadas para momentos distintos da estratégia empresarial. De certo modo, elas se conectam e pode ser vantajoso usufruir de todas, dependendo do seu objetivo.

Entenda a diferença entre marketing, publicidade e propaganda e confira quando investir em cada um desses serviços!

O que é marketing?

O marketing é uma área bem abrangente e envolve a empresa na sua totalidade. Os profissionais dessa área estão diretamente envolvidos com a estratégia corporativa. Dessa forma, eles lidam com produção, canais de venda e escolha dos produtos ou serviços que a empresa deve apostar, por exemplo.

Em outros termos, engloba não somente a maneira como a comunicação ocorre, mas também os caminhos que o produto ou serviço oferecido pela empresa deve percorrer, como:

  • canais de venda;
  • logística e distribuição;
  • posicionamento estratégico;
  • estudo do consumidor;
  • relacionamento com todos os envolvidos no negócio;
  • gestão de preço.

De maneira mais simples, entenda o marketing como um conjunto de estratégias utilizadas para aperfeiçoar a relação entre mercado, empresa e cliente. O principal objetivo é o de criar valor para o consumidor e satisfazer as suas necessidades.

Para alcançar esses resultados, os profissionais dessa área utilizam os quatro Ps do marketing, que representam os pilares essenciais do negócio. São eles: produto, preço, praça e promoção. Entenda melhor cada um abaixo.

Produto

O produto é a solução desenvolvida pela empresa para atender as necessidades do seu público, o qual pode ser um bem ou um serviço. Para defini-lo, a companhia deve realizar pesquisas para descobrir sua persona e entender as dores e desejos dela.

Dessa maneira, é possível desenvolver algo que realmente é valioso para o cliente, despertando o seu desejo.

Preço

O preço é a quantia em dinheiro que é utilizada para adquirir algo. Para definir o quanto o seu bem ou serviço custará, é preciso entender sobre o cliente ideal e qual preço ele está disposto a pagar.

Esse estudo lhe ajuda a definir um preço justo, que é aquele que garante lucro para a sua companhia e é, ao mesmo tempo, atraente para o consumidor. Essa etapa é muito importante porque, se o produto custar muito mais do que as pessoas estão dispostas a pagar, não haverá êxito na sua comercialização.

O contrário também causa prejuízo. Caso o produto seja vendido por um valor abaixo do que os consumidores acreditam que vale, sua empresa diminuirá a margem de lucro sem necessidade.

Praça

A praça diz respeito a todos os canais de distribuição, sejam eles físicos ou virtuais. Ou seja, essa etapa se preocupa em tornar sua solução acessível aos seus clientes. Mesmo que o seu produto seja um serviço totalmente online, é preciso considerar as alternativas existentes e escolher a que mais se adequam ao cliente.

Definir a praça corretamente significa colocar seu produto onde o seu público está. Se ele não encontrá-lo, sua empresa não venderá.

Promoção

A etapa de promoção se refere às estratégias para promover o que você oferece. Em outras palavras, busca aumentar a visibilidade da marca e despertar o desejo de aquisição do seu bem ou serviço.

Aqui estão incluídas ações para atrair e impactar o público, como o e-mail marketing, mídias sociais, blog, anúncios, publicidade e propaganda, entre outras.

O que é publicidade?

A publicidade é o ramo responsável pela divulgação de um produto, serviço ou marca. Envolve a compra de um espaço em um determinado veículo de comunicação ou mídia para divulgação. O objetivo é atrair o público e incentivá-los a comprar.

Não se resume apenas a venda, sendo também considerada uma comunicação espontânea. Pode ser desenvolvida por assessorias de imprensa e gestores de conteúdos em mídias sociais e em mídias offline, como televisão, rádio e revista. Tudo com o objetivo de gerar o “boca a boca”.

O que é propaganda?

A propaganda tem o objetivo de propagar uma ideia. Embora seu conceito seja muito semelhante ao de publicidade, ela utiliza estratégias de persuasão com uma finalidade mais ideológica.

Dessa forma, ela promove alguma ideia, causa, prática ou princípio. Para isso, são utilizados recursos psicológicos que atuam nos sentimentos e opiniões das pessoas. O objetivo é motivar alguma ação.

Tanto a publicidade quanto a propaganda induzem as pessoas a tomarem alguma atitude voltada para a compra, mas atuam de formas diferentes.

Há também quem separe a publicidade e a propaganda de outra maneira. Enquanto a primeira é a divulgação da marca, produto ou serviço de forma “natural” por meio das assessorias e criadores de conteúdo, a última se volta a uma estratégia que é paga.

Ou seja, enquanto a publicidade segue as estratégias elaboradas pelo marketing da empresa, a propaganda tem um objetivo mais comercial.

Quando utilizar cada uma delas?

Agora que você entendeu a diferença entre as três áreas, provavelmente surgiu a dúvida sobre em qual delas deve apostar. Você pode investir em todas para tentar conseguir bons resultados. Porém, é preciso entender quando cada uma é indicada.

O marketing é importante desde o início, pois envolve estudos e a implementação de estratégias para atrair o público, aumentar a visibilidade da marca e criar conexão com a persona, conforme você observou. Trata-se de um trabalho constante.

O indicado é apostar nas estratégias de marketing digital assim que seu orçamento permitir para criar e fortalecer sua presença na internet. Tenha em mente que se trata de um serviço essencial.

No decorrer do tempo, conforme a marca consegue visibilidade, os próprios veículos de comunicação podem fazer publicidade e mencionar sua empresa de forma espontânea. Ao fazer parcerias, por exemplo, você pode pedir para mencionarem a sua companhia e o seu produto.

A propaganda, por outro lado, pode ser feita principalmente nos momentos em que se realizam lançamentos de produtos e serviços ou para divulgar ações e campanhas que seu negócio criou.

Concluindo…

As diferenças entre marketing, publicidade e propaganda podem confundir à primeira vista, principalmente no tocante às duas últimas áreas – nas quais existem opiniões discordantes. Caso não tenha ficado claro nesse momento, saiba que com o tempo e a prática será possível distingui-las melhor.

Por fim, é importante entender que ter uma presença online e uma estrutura digital eficiente é o que faz toda a diferença para vender na atualidade! Por isso, veja agora 8 motivos para apostar em empresas de produção de conteúdo especializado!

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