BPO financeiro: o que é e como pode ajudar a empresa a crescer?

Muitas empresas enfrentam dificuldades para realizar a gestão financeira do negócio, o que pode prejudicar o seu crescimento. Nesse caso, saber o que é BPO financeiro pode ajudar a melhorar o processo.

Com a terceirização do serviço, a companhia terá o auxílio de especialistas em questões relacionadas ao controle do fluxo de caixa e pagamento de impostos, por exemplo. Assim, o BPO financeiro pode ser uma alternativa viável para as organizações que querem otimizar a eficiência da gestão financeira.

Você quer conhecer o significado de BPO financeiro, as suas vantagens e como ele ajuda a empresa a crescer? Neste artigo, você entenderá como funciona esse serviço.

Acompanhe a leitura!

O que é BPO financeiro?

O BPO financeiro (Business Process Outsourcing) consiste na terceirização do planejamento financeiro da corporação. Ou seja, o processo envolve a contratação de uma companhia terceirizada para a realização da gestão financeira do negócio.

Nesse caso, a equipe será responsável por desempenhar diversas funções, como:

  • emissão de notas fiscais;
  • controle do fluxo de caixa;
  • verificação de obrigações tributárias;
  • envio e preparo de documentação para o contador.

Logo, o objetivo principal do BPO financeiro é a otimização dos processos da organização. Por consequência, é possível melhorar a rotina financeira e os resultados econômicos.

Como funciona o BPO financeiro?

Ao contratar o BPO financeiro, as finanças do negócio passam a ser gerenciadas por uma empresa contábil especializada. Nesse caso, diversas atividades podem ser terceirizadas, incluindo o fluxo de caixa e as contas a pagar e a receber.

A equipe contratada será responsável pela adoção de práticas eficazes para garantir a saúde financeira da companhia. Além disso, a empresa BPO deve se adaptar à rotina da corporação ao criar um modelo personalizado e que atenda às suas necessidades.

Com isso, o negócio consegue minimizar os erros da área financeira, reduzir os custos da corporação e proporcionar transparência no ramo contábil.

Quais são as vantagens do BPO financeiro?

Agora que você já sabe o que é BPO financeiro e como ele funciona, chegou o momento de conhecer a sua importância. A seguir, você descobrirá as principais vantagens da terceirização da gestão financeira do negócio!

Eficiência e produtividade

Com o BPO financeiro, a sua empresa poderá se tornar mais produtiva e eficiente. Isso porque as finanças da companhia serão gerenciadas por profissionais especialistas no assunto.

Ao retirar essa demanda da rotina do gestor, ele poderá se dedicar ao core business da empresa, focando na realização das atividades.

Segurança financeira

Outra vantagem consiste na segurança financeira do negócio. Ao contar com profissionais que se dedicam a cuidar das finanças e da contabilidade da corporação, é possível evitar falhas graves.

Veja algumas vantagens do BPO financeiro para a segurança da empresa:

  • previne a interrupção dos serviços financeiros por problemas na infraestrutura da corporação;
  • protege contra danos, perdas e vazamento de dados financeiros;
  • garante sistemas estáveis com disponibilidade de informações financeiras da corporação.

Redução de custos

Com a terceirização da rotina financeira da empresa, também é possível se beneficiar com a redução de custos com salários e benefícios. O motivo para isso é que não será necessário investir no treinamento de tantos funcionários sobre finanças e contabilidade.

Lembre-se de que com o BPO financeiro, você terá o suporte de uma equipe especializada para a realização dos serviços contábeis e outras funções relacionadas para a sua empresa. 

Planejamento estratégico

Outro benefício do BPO financeiro é o reforço do planejamento estratégico. Em relação às corporações de pequeno e médio porte, o controle financeiro muitas vezes é realizado pelo próprio gestor. Isso pode dificultar o desenvolvimento desse tipo de planejamento.

De modo geral, esse profissional tem como foco a administração da empresa como um todo. Esse processo inclui o fechamento de novos negócios, aumento da produtividade da equipe e outros aspectos.

Logo, contar com o auxílio do BPO financeiro é uma vantagem competitiva. Afinal, a terceirização possibilita que pessoas especializadas estruturem melhor o setor.

Como o BPO financeiro ajuda a empresa a crescer?

Muitas organizações enfrentam um problema relacionado à concentração de funções na gestão empresarial. Como resultado, os gestores não têm muito tempo para se dedicar às finanças.

Isso pode levar a erros no fluxo de caixa, além de burocracias e cobranças. É por essa razão que muitas empresas optam pela terceirização dos processos contábeis.

Com o BPO financeiro, você terá a oportunidade de se dedicar com mais tranquilidade às atividades do negócio. Ademais, os erros que são comuns de empresas que não contam com esse tipo de serviço tendem a não ocorrer.

Além de oferecer um serviço de qualidade, o BPO financeiro proporciona um bom controle administrativo e economia ao empreendedor. O foco principal é o resultado e o crescimento da empresa.

Se a sua empresa é de grande porte, com processos burocráticos e de alta complexidade, se torna ainda mais importante contar com esse tipo de terceirização. Desse modo, o fluxo de trabalho pode ser otimizado, o que pode levar a resultados melhores para o negócio.

Quais as diferenças entre BPO financeiro e assessoria financeira?

Muitos gestores podem confundir o BPO financeiro com a assessoria financeira. Entretanto, existem diferenças importantes entre os dois termos. De modo geral, com o BPO financeiro ocorre a terceirização de todo o setor de finanças. Assim, as atividades e as tarefas comuns dessa área são realizadas por outra empresa.

Nesse caso, ela oferece uma estrutura gerencial, com profissionais qualificados para assumir a rotina do setor. Já com a assessoria financeira, um profissional realiza o aconselhamento das decisões a serem tomadas pela corporação.

Em relação à gestão financeira, o especialista analisa diferentes aspectos e recomenda o melhor caminho a ser seguido. No entanto, a empresa ainda necessita de uma equipe interna para comandar o setor.

Para implementar o BPO financeiro, portanto, é preciso buscar uma empresa que ofereça esse serviço específico. Assim, o processo será conduzido por profissionais considerando o mapeamento de processos e a integração de dados.

Se você tinha dúvidas sobre o que é BPO financeiro, este artigo o ajudou a perceber que essa prática ajuda a empresa a reduzir custos e aumentar a segurança financeira, certo? Portanto, considere realizar esse tipo de terceirização no seu negócio para obter resultados melhores.

Quer saber mais sobre negócios e finanças? Então assine nossa newsletter e fique por dentro das publicações!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: