Você já aplica o storytelling para negócios em suas estratégias de marketing? Se não, saiba que ele é essencial para encantar e atrair clientes. Afinal, todos nós gostamos de histórias, independente da idade, não é mesmo?

As histórias são excelentes para engajar e criar conexão. Elas são fundamentais para tornar um produto, marca, evento ou serviço inesquecível. Os adultos são os mais impactados por elas, justamente porque conseguem entender a mensagem passada.

Quer saber mais? Então acompanhe a leitura do artigo, entenda melhor o storytelling para negócios e veja como aplicá-lo na prática!

O que é storytelling?

Antes de aprender sobre o storytelling para negócios, é importante entender o que é esse termo. Em uma definição bem simples, storytelling é contar histórias.

Não qualquer história, mas sim uma que seja boa e relevante. Isso significa que ela deve ter o poder de reter a atenção do ouvinte e, de preferência, ficar marcada na memória dele. Essa narrativa deve ter começo, meio e fim.

O gênero – como drama, comédia, tragédia, suspense, etc. – não importa. É possível utilizar o formato mais adequado para o momento.

E engana-se quem pensa que esta é uma prática que funciona apenas com o público infantil. Você já parou para pensar por que os filmes da Disney/Pixar ainda encantam os adultos? Ou então por que são os mais velhos que choram em cenas como a da morte de Mufasa em Rei Leão?

Apesar de ser entretenimento, são os adultos que mais se identificam. Isso porque, desde o princípio, nos comunicamos e passamos conhecimentos através das histórias. Elas nos ajudam a entender conceitos e a fixar conteúdos com maior facilidade, além de prender a atenção, encantar e apaixonar os ouvintes.

Por que o storytelling para negócios é importante para a minha empresa?

Em um mercado com muita concorrência, com diversas empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço, se destacar é primordial. O storytelling para negócios segue a mesma premissa citada anteriormente, mas com a condição de ser aplicado para este objetivo.

Como as histórias ajudam a transmitir uma mensagem, o storytelling pode ser utilizado por organizações para:

  • criar e contar histórias relacionadas ao surgimento, princípios e propósito da companhia;
  • inspirar os colaboradores;
  • encantar e atrair investidores;
  • tornar apresentações muito mais envolventes;
  • tornar a marca inesquecível no dia a dia das pessoas;
  • construir uma relação de confiança entre sua equipe e clientes.

Inúmeras organizações de diversos tamanhos e segmentos utilizam o storytelling para elaborar estratégias que engajam e encantam parceiros, investidores e clientes.

5 empresas que utilizam o storytelling para negócios

As técnicas de storytelling são utilizadas por diversas companhias para engajar e serem lembradas pelo público. Confira abaixo 5 empresas que utilizam as histórias para se fortalecerem no mercado!

1.Dove

A Dove conseguiu se conectar muito bem com o público feminino com as campanhas da “Real Beleza”. Existem diversas propagandas que comovem e engajam justamente por abordar um assunto sensível desse público, que tem a ver com a insegurança em relação à aparência, autoestima e amor-próprio, por exemplo.

Os anúncios “Dove Retratos da Real Beleza” foram bem vistos pelos consumidores. Outra que fez sucesso foi a do “Adesivo Dove”, que impactou milhares de mulheres.

2.Bradesco

O Bradesco é um ótimo exemplo de quem sabe utilizar o storytelling. A instituição todo final de ano faz uma campanha que consegue emocionar e engajar, sem necessariamente citar sua marca durante o anúncio.

Em 2018, lançaram o vídeo #2019FaçaAcontecer. O sucesso foi tanto que no ano seguinte foi lançado o #BrilheDoSeuJeito. No final de 2020, criaram o #VolteABrilhar. A mensagem em todos é a mesma: brilhe. Realize seus sonhos. O Bradesco estará pronto para lhe ajudar nisso.

3. Always

A Always é outro case de sucesso de storytelling para negócios. Com a campanha #Likeagirl ou #Comoumagarota, a marca se tornou memorável e muito bem vista. Além disso, conseguiu resinificar o que é “ser menina”.

Em 2015, o #LikeAGirl ganhou o Emmy de melhor comercial do ano. Ele havia sido lançado no Super Bowl, e fez com que a empresa tenha sido comentada e lembrada em diversos momentos.

4.Momondo

Momondo é um website de pesquisa global de voos, hotéis e carros para locação. Ele permite comparar preço de passagens aéreas e é semelhante ao Skyscanner. A campanha intitulada de “The DNA Journey” fez a empresa ganhar visibilidade.

Além de conectar, incentivou muitos a pesquisarem sobre suas origens. No fim, a propaganda demonstra que todos nós somos “cidadãos do mundo”.

5.Nike

A Nike tem diversos comerciais que demonstram como ela sabe utilizar o storytelling para engajar. Em muitos deles, a marca aparece pouco, pois o foco está sempre na mensagem. Grande parte delas tem o intuito de inspirar dizer que não importa se você tem medo, acredite no seu potencial e “just do it”.

Como aplicar o storytelling nos negócios?

Você viu 5 cases de sucesso, mais especificamente em propagandas e campanhas. É importante ter em mente que o storytelling é utilizado também com força nas estratégias de marketing digital!

Logo, não pense que você será obrigado a utilizar da mídia tradicional para isso. É possível utilizar a estratégia apenas nos meios digitais, principalmente através da entrega de conteúdos de valor.

Confira abaixo como você pode aplicar o storytelling no seu negócio!

Defina a mensagem

O primeiro passo é definir a mensagem principal que você deseja transmitir. Pense “se a minha audiência precisasse se lembrar de uma única coisa, o que seria?”. Assim, você poderá definir o que é relevante para ser mostrado.

Pense também na emoção que deseja causar. É possível passar medo, felicidade, deixar a pessoa pensativa, incomodada, inspirada ou emocionada, por exemplo.

Elabore a história

A mensagem só é eficiente se passada através de uma história convincente. Nesse momento, é interessante utilizar a jornada do herói para torná-la impactante. Lembre-se de criar um slogan ou deixar a mensagem final inesquecível.

Aplique o storytelling nos conteúdos

A produção de conteúdo é essencial para criar autoridade, aumentar a visibilidade e atrair as pessoas. Por esse motivo, aplicar o storytelling nessa estratégia pode ajudar sua empresa a se tornar ainda mais inesquecível.

Como fazer isso? Tendo o auxílio de um serviço de produção de conteúdo especializado no seu nicho e que saiba contar a sua história.

A ABContent possui uma equipe que entende seu negócio, seus problemas e necessidades. Portanto, conte conosco para melhorar sua visibilidade na internet, demonstrar autoridade e fazer sua mensagem ser ouvida e lembrada pelos consumidores!

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Agora que você leu sobre a importância do storytelling para negócios, confira como podemos ajudar sua empresa a ter uma forte presença digital!