Entenda o papel do feedforward na gestão de pessoas e no incentivo de competências! 

No cenário corporativo cada dia mais competitivo, uma gestão de pessoas eficiente é fundamental para o sucesso organizacional. Nesse contexto, o feedforward surge como uma abordagem inovadora, redefinindo como as empresas atuam no desenvolvimento dos colaboradores. 

Isso porque, na contramão do feedback tradicional, a metodologia tem foco no presente, desempenhando um papel estratégico na gestão de pessoas. Assim, ela beneficia tanto a empresa quanto o colaborador.

Se esse assunto é interessante para você, continue a leitura. Neste post, explicaremos o que é o feedforward e como ele contribui para o desenvolvimento do capital humano do negócio!

O que significa feedforward? 

O termo feedforward pode ser traduzido como olhar para a frente ou avançar. Desse modo, ele é aplicado a um método que visa mudanças para o desenvolvimento profissional a partir da análise do comportamento do colaborador.

Para tanto, essa metodologia busca antecipar desafios e fornecer orientações construtivas para otimizar o desempenho do profissional e da equipe. Assim, ela ajuda a construir um ambiente que valoriza o aprendizado contínuo e o desenvolvimento individual e coletivo. 

Vale saber que a abordagem é semelhante ao tradicional feedback, porém ela é proativa, envolvendo a previsão e a correção de problemas antes que eles ocorram. Logo, enquanto o feedback concentra-se em avaliações de eventos passados, o feedforward é direcionado para orientar ações futuras. 

Qual é o papel do feedforward na gestão de pessoas?

Após entender o conceito de feedforward, para melhor compreender seu papel no desenvolvimento de competências, é válido conhecer as características do método. Dessa maneira, é possível ter um panorama de como ele funciona.

A seguir, veja as principais qualidades do feedforward!

Proatividade e orientação

A proatividade é a disposição para se antecipar e agir diante de desafios ou oportunidades. Como você viu, o feedforward procura identificar áreas de melhoria antes que problemas ocorram.

Mas, além disso, ele busca moldar o comportamento e as decisões para alinhar os colaboradores aos objetivos da organização. Nesse sentido, as sugestões fornecidas pelo feedforward corrigem as falhas e contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades da equipe.

Desenvolvimento contínuo

Uma das características fundamentais do feedforward é a promoção do desenvolvimento contínuo. Dessa forma, em vez de focar apenas em correções de erros, a metodologia incentiva o aprimoramento constante. Como resultado, ela cria uma cultura organizacional que valoriza a aprendizagem e a evolução profissional.

Construtivismo e positividade

Enquanto o feedback apenas destaca áreas de melhoria, o feedforward é construtivo e positivo. A razão é que ele identifica pontos fortes e sugere o que se deve melhorar de maneira construtiva, promovendo um ambiente de trabalho motivador.

Orientação para soft skills

O feedforward direciona o foco para o desenvolvimento de competências que serão cruciais no futuro. Isso inclui qualidades técnicas (hard skills) e habilidades comportamentais referentes à forma como o indivíduo lida com outras pessoas e situações, as chamadas soft skills.

Entre essas competências estão comunicação eficaz, inteligência emocional e colaboração — essenciais em um ambiente de trabalho dinâmico.

Adaptação à mudança e inovação

O feedforward facilita a inovação ao identificar áreas de oportunidade e permitir que as equipes ajustem suas estratégias antes que desafios significativos surjam. Então a prática também torna as organizações mais adaptáveis às mudanças.

Integração com a cultura organizacional

Quando adotado como parte intrínseca dos valores da empresa, o feedforward contribui para a criação de ambientes de trabalho dinâmicos e centrados no desenvolvimento. Por essa razão, a integração com a cultura organizacional é mais uma característica do método.

Qual a importância de aplicar o feedforward na empresa?

Entendido o papel do feedforward, vale compreender sua importância na empresa. Na prática, ele é fundamentado nos pilares do presente, futuro e positividade. Dessa maneira, a abordagem beneficia tanto o colaborador quanto a organização.

Para o funcionário, o método promove um profundo autoconhecimento. Ao alinhar, desenvolver e engajar o profissional, o feedforward aprimora suas habilidades e contribui para seu bem-estar e satisfação. 

Para a empresa, a implementação efetiva da ferramenta proporciona uma série de vantagens, como o aumento da produtividade e o engajamento da equipe. Ademais, é possível observar a redução dos índices de turnover (rotatividade) e um ambiente coletivo mais saudável.

Além disso, a aplicação do feedforward contribui para o desenvolvimento tanto de competências técnicas quanto comportamentais. Consequentemente, essa dualidade fortalece o desempenho individual e a eficiência coletiva.

Assim, o método promove uma cultura colaborativa e favorece as relações interpessoais. Logo, a empresa consegue construir um ambiente propício à inovação e ao crescimento conjunto. 

No âmbito do mercado, as organizações que investem no feedforward se destacam, pois elas fortalecem o employer branding, atraindo e retendo talentos qualificados.

Como aplicar esse conceito no incentivo de competências? 

Agora que você conhece mais sobre o feedforward, é o momento de entender como aplicá-lo. Na prática, cabe ao time de recursos humanos, em colaboração com as lideranças, atuar na introdução e explicação do funcionamento do método na organização. 

Afinal, a eficácia da abordagem depende de uma recepção positiva por parte da equipe, o que é mais provável com pessoas do convívio do time em vez de profissionais contratados. Ainda, é preciso incentivar o autoconhecimento entre os colaboradores.

Para tanto, vale realizar perguntas provocativas, como: em qual comportamento ou habilidade você enxerga possibilidade de aprimoramento? A medida permite despertar a consciência individual sobre pontos de melhoria.

Outro fator relevante é promover discussões que estimulem os colaboradores a refletirem não apenas sobre o presente, mas também sobre seus objetivos a médio e longo prazo na empresa. Com isso, impulsiona-se o desejo de crescimento profissional.

No entanto, para que os colaboradores não vejam essa reflexão sobre melhorias apenas como cobranças, mas como oportunidades de desenvolvimento, é necessário cultivar a cultura de mudanças. Afinal, a resiliência representa um fator determinante para o crescimento profissional e fortalecimento da força de trabalho. 

Por fim, o monitoramento constante da percepção dos colaboradores é um componente vital para o feedforward. Isso porque é preciso compreender como as ações impactam a visão interna da empresa para ajustar estratégias de forma eficaz. 

Por essas razões, ouvir com atenção as opiniões dos colaboradores tende a promover decisões coerentes e manter uma gestão alinhada às reais necessidades da equipe. Consequentemente, é possível fortalecer a relação entre empresa e colaboradores.

Conclusão

Neste post, você entendeu o que é o feedforward e qual é o seu papel na melhoria de competências de um profissional e da equipe. Agora, vale aplicar as dicas para ter uma gestão de pessoas ainda mais eficiente!

Gostou deste post? Então aproveite e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: