Todo mundo sempre diz para ter uma página para sua empresa, mas você já pensou em ter e participar de grupos no Facebook? Utilizá-los pode ser uma boa maneira de engajar com as pessoas, construir autoridade e conseguir bons seguidores.
Inclusive, os grupos, por mais esquecidos que sejam, podem ser até melhores do que as páginas na rede social, sabia? Simplesmente porque promovem um maior engajamento do público, o que você entenderá melhor no decorrer do artigo.
Continue a leitura deste post e veja como você pode utilizar os grupos do Facebook para engajar e conseguir possíveis clientes para o seu negócio!
Como as empresas podem utilizar os grupos para engajar?
Há diversos grupos no Facebook dos mais diversos assuntos. Com certeza, você poderá encontrar alguns com um bom público que discute sobre temas relacionados ]à sua empresa.
Por exemplo, se você tiver uma assessoria de investimentos, poderá participar de grupos que falam sobre investimentos e finanças pessoais.
Dessa forma, você pode participar desses grupos, conversar com os outros integrantes, compartilhar conteúdo útil diretamente na rede e, principalmente, compartilhar artigos do blog do seu negócio.
Muitos grupos, independente se são fechados ou abertos, são acessíveis e permitem que as pessoas compartilhem conteúdo útil. Por outro lado, os moderadores costumam bloquear ou não deixar passar posts e anúncios de venda de produtos como afiliado, por exemplo.
Logo, os grupos podem ser uma ferramenta interessante para você compartilhar seus conteúdos, conversar, engajar com as pessoas, ensinar e mostrar seu domínio sobre o assunto.
E como fazer isso na prática?
Não há segredos. Você pode, com o seu perfil pessoal ou com um perfil para empresa, participar de diversos grupos relacionados aos temas relacionados ao seu nicho.
Tenha em mente que cada grupo tem regras distintas em relação a publicações e restrições. Você deve entrar e testar o que pode ou não pode fazer.
Depois de ser aceito, poderá conversar, engajar com os outros participantes, enviar perguntas, publicar conteúdos, responder questões, ensinar e compartilhar artigos relacionados aos temas do seu blog.
Você mesmo pode participar nos grupos com seu perfil e se apresentar como um profissional da sua empresa, levando as pessoas para o site e o blog da companhia.
Por que os grupos são melhores do que páginas?
Cada um, grupo e página no Facebook para empresas, tem seus benefícios. Contudo, os grupos podem ser considerados melhores que as páginas em certos aspectos.
Para começar, o alcance de uma postagem no Facebook costuma ser muito baixo. Esse talvez seja o ponto negativo dessa rede social.
Logo, as pessoas que curtirem a página da sua empresa receberão os conteúdos que você publicar na página no feed de notícias delas. Isso pode fazer com que poucas pessoas realmente vejam o que foi publicado.
Por outro lado, pessoas que participam de um grupo podem receber notificações de postagens, o que pode aumentar o número de usuários que visualizarão o que você postar.
Além disso, nas páginas, os nomes dos administradores acaba ficando oculto, e todo conteúdo postado acaba sendo em nome da página. A interação pode ser menor, pois somente a página pública e as pessoas apenas comentam, curtem ou compartilham.
Nos grupos, os administradores ficam visíveis para todos. As publicações feitas são identificadas pela pessoa que fez. Como os integrantes dos grupos podem postar, cabendo apenas aos administradores moderarem as postagens, a interação pode ser muito maior.
Por fim, vale comentar que as postagens nas páginas são mais voltadas a criar uma imagem e a autoridade de uma marca, sendo que as postagens geralmente são públicas. Enquanto isso, nos grupos as postagens são feitas para conversar, interagir e engajar, e o que é postado acaba sendo privado, somente para os membros do grupo.
Esses detalhes demonstram que sim, sua empresa precisa participar de grupos e ter um grupo próprio!
Por que sua empresa precisa ter um grupo próprio?
Primeiramente, antes de montar o seu próprio grupo, participe de diversos grupos relacionados ao seu nicho para analisar o perfil das pessoas que participam deles. Isso lhe ajudará a entender suas necessidades, gostos pessoais e você poderá colher diversas outras informações, como sexo, idade, estado civil, etc.
Enquanto que nas páginas, por outro lado, você pode postar sobre seus serviços diversas vezes, no grupo você precisa ter uma postura diferente, de quem quer fazer a diferença e ajudar as pessoas.
Exatamente por isso que você precisa ter seu próprio grupo, para mostrar que sua empresa está disposta a ajudar antes de vender algo. Com o tempo, as pessoas podem notar que sua marca sempre está ali disponível e, assim, sua autoridade pode crescer.
Utilize o grupo para responder perguntas feitas e interagir com as pessoas, perguntando o que elas mais gostariam de ver e aprender. Participar de grupos é bom, mas ter seu próprio grupo relacionado ao seu negócio é excelente por isso, pois humaniza sua marca e gera muito mais engajamento.
Além disso, ter um grupo fechado somente para os clientes da sua empresa pode fidelizá-los e gerar boca a boca. Afinal, sua empresa passará uma imagem de que sempre estará em contato e os ajudando, para que tenham o melhor serviço possível.
Como ter um grupo de qualidade no Facebook?
Como você já descobriu, é possível criar um grupo para interagir com pessoas que se interessam pelos assuntos relacionados ao seu negócio. E também um grupo fechado ou secreto somente para clientes conversarem, se ajudarem ou tirarem dúvidas.
Separar esses dois públicos lhe possibilitará agir e ter estratégias diferentes, pois enquanto em um você cria sua autoridade, no outro você fideliza seus clientes.
Não se esqueça também de divulgar os seus grupos. Seus clientes, contatos nas listas de e-mails e seguidores nas diferentes redes sociais precisam saber dos seus grupos. Ainda, antes de criá-los, pense muito nas estratégias que deseja utilizar em cada um.
Planeje seus conteúdos e pense nos tipos de informação que você deseja compartilhar. Lembre-se que estamos falando de um grupo. Por isso, incentive a conversa, o engajamento e compartilhamentos. Incentive e responda perguntas, fala questionamentos ao seu público e compartilhe conteúdos de valor (principalmente aqueles do seu blog).
Tenha em mente que você, enquanto moderador, poderá definir o que pode e o que não pode ser postado. Mas lembre-se de deixar claro as regras para participar dos grupos. E utilize o espaço com sabedoria.
Conclusão
Os grupos do Facebook são muito utilizados para vendas, mas servem para muito mais. Para as empresas, essa ferramenta pode ser excelente para criar autoridade, engajar com o público e mostrar que sua empresa está ali para ajudar.
Por isso, considere criar um grupo nessa rede social para aumentar sua visibilidade e aumentar a quantidade de possíveis clientes!
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