Diversas empresas do setor financeiro, independentemente do serviço prestado, apostam no marketing de conteúdo para construir sua autoridade e aumentar a visibilidade na internet. Você sabia disso?
O motivo é simples: fortalecer sua marca nesse meio é essencial se quiser ser conhecido, principalmente quando todos utilizam a internet para pesquisar por produtos, serviços e respostas às suas dúvidas.
Por esse motivo, essa estratégia se tornou a melhor forma de captar clientes no médio e longo prazo e reforçar o nome da empresa no segmento junto aos seus clientes.
Você ainda não utiliza o marketing de conteúdo para atrair clientes para a sua empresa? Então continue a leitura do artigo e veja 7 empresas que produzem conteúdos para construir autoridade no mercado financeiro e gerar novos negócios!
A importância da publicação de conteúdos
Ter um blog e publicar conteúdos frequentemente é essencial para conseguir aumentar sua visibilidade na internet. Isso porque antes dos seus possíveis clientes pesquisarem especificamente sobre serviços ou instituições financeiras, por exemplo, é normal que busquem por conteúdos que respondam suas dúvidas em relação ao dinheiro e finanças.
Logo, quando a procura nos mecanismos de busca for realizada, é ideal que o seu conteúdo apareça nos primeiros resultados. Se as informações que você insere no seu blog forem de alta qualidade, ensinarem e responderem às dúvidas das pessoas, elas voltarão a acessar o seu domínio e poderão continuar a consumir outros materiais que você publicar.
Quando você entrega conteúdos de valor gratuitamente e realmente busca ajudar as pessoas, a tendência é que, com o tempo, elas comecem a acompanhar o trabalho que você realiza. E, posteriormente, tornem-se clientes.
Algumas empresas do setor financeiro já perceberam a importância de gerar conteúdo para criar autoridade e aumentar a visibilidade da marca.
Com a divulgação desse tipo de material, conseguiram aumentar sua relevância na internet, se aproximaram mais do público, geraram leads e oportunidades de negócios. Dessa maneira, foi possível obter ótimos resultados e se destacar perante a concorrência.
Confira algumas delas no tópico a seguir!
7 Empresas do setor financeiro que tiveram sucesso com o marketing de conteúdo
Confira agora 7 empresas que conseguiram se destacar graças a estratégia de produção de conteúdo e agora possuem uma marca forte no mercado!
1.Nubank
A Nubank é uma fintech bem conhecida e ganhou fama por ser um banco totalmente digital, pelo seu cartão zero anuidade e pela facilidade que proporciona às pessoas de controlarem tudo por meio de um aplicativo no celular.
Mas a Nubank não é a única fintech com o mesmo objetivo e que oferece esse tipo de facilidade. Essa empresa conseguiu se destacar porque soube se comunicar com seu público.
Além de focar diretamente na persona, a empresa soube criar conteúdos que engajam, se relacionando de forma amigável com o público-alvo. Os artigos publicados no blog são feitos para conversar diretamente com os consumidores, ajudando-os a aprender a controlar suas vidas financeiras.
2.Banco do Brasil
Mesmo sendo um banco conhecido, o Banco do Brasil resolveu adotar estratégias de conteúdo para se diferenciar da concorrência e atrair também o público mais jovem.
Para posicionar a marca, o BB utiliza o Medium, que é uma plataforma interessante para publicar artigos. Como o público que eles queriam atingir utilizam o Medium, a empresa conseguiu alcançar o resultado esperado.
Essa plataforma de publicação de blogs ficou popular no mundo todo e também tornou-se forte aqui no Brasil.
3.Magnetis
A Magnetis é uma fintech brasileira de gestão de investimentos digitais. Um dos objetivos da empresa é ajudar as pessoas a tornarem o hábito de investir algo fácil e acessível. Para isso, a companhia sabia que teria que ensinar seu público sobre investimentos e finanças.
Logo, apostaram em uma estratégia de produção de conteúdo de boa qualidade e em grande quantidade, de forma rápida e eficaz. Trabalharam muito o tráfego orgânico para crescer o blog.
O blog da Magnetis é completo e possui artigos sobre diversos assuntos relacionados ao nicho de mercado, desde tópicos básicos para os mais iniciantes até assuntos mais avançados para investidores com experiência.
Outra aposta dessa fintech é a entrega de materiais ricos para download, que são disponibilizados de forma gratuita, para que possam captar o e-mail das pessoas e trabalhar com e-mail marketing e levá-las para o seu funil de vendas.
Os conteúdos são desenvolvidos com qualidade e otimizados para os mecanismos de busca. Hoje, o blog da empresa tem um excelente tráfego orgânico e atrai muitas pessoas diariamente, sendo seu principal canal para esse fim. O SEO foi bem trabalhado, o que garantiu o sucesso da estratégia.
4.XPInvestimentos
A XP Investimentos é uma corretora referência no mercado. A empresa busca instruir seu público por meio de conteúdos de alta qualidade sobre investimentos no seu blog, ajudando o leitor a compreender temas como: perfil de investidor e tipos de investimentos disponíveis.
Outra estratégia da empresa também envolve o oferecimento de cursos online para que as pessoas se tornem investidores melhores e mais experientes. Os treinamentos são divididos em níveis e não é preciso investir na XP para poder fazê-los.
5.PicPay
Mais uma fintech, o PicPay tem um aplicativo que ajuda a facilitar pagamentos. Para se aproximar do seu público-alvo, a empresa entrega conteúdos em formato de vídeo. A fintech tem um canal do YouTube e divulga vídeos apresentando o app como opção para as pessoas lidarem com o dinheiro de forma mais simples.
Além disso, vídeos com humor também são utilizados nas redes sociais para promover o aplicativo.
6.Rodobens
Essa empresa de serviços financeiros faz parte das Empresas Rodobens, um grupo empresarial brasileiro que está no mercado há mais de 50 anos. Assim como outras companhias, possui um blog que recebe bastante visitas mensais.
A estratégia consiste em ter um blog e divulgar artigos de qualidade que ensinam sobre os temas relativos ao nicho. Utilizaram basicamente a mesma estratégia da Magnetis, que é focar em conteúdos escritos, desenvolver um blog de alta qualidade, produção de materiais ricos para serem baixados pelas pessoas e utilização do SEO.
Hoje a empresa está no topo dos mecanismos de busca e tem um grande número de palavras-chave bem ranqueadas.
7.RBC Royal Bank
O RBC Royal Bank hoje é um bom case de sucesso de marketing de conteúdo, focando em uma estratégia que guia o cliente em todas as fases do funil de vendas, divulgando conteúdos de boa qualidade para todos os públicos.
A empresa divulga materiais como: relatórios a respeito de questões económicas importantes sobre diversos mercados internacionais, artigos de blog com assuntos que interessam seu público-alvo e até vídeos e infográficos ensinando sobre o mercado financeiro.
Essas 7 empresas do setor financeiro apostaram na produção e divulgação de conteúdo para aumentarem a visibilidade da marca, estabelecer autoridade e atrair clientes.
Desse modo, comprovaram que uma estratégia de conteúdo, quando bem planejada, pode trazer resultados excelentes, sendo considerada a melhor estratégia para atrair clientes e divulgar a marca atualmente.
Portanto, siga o exemplo dessas companhias! Aposte na produção de conteúdo qualificado e especializado, destaque-se no mercado e veja sua marca crescer!
Quer implementar agora mesmo a estratégia que ajudou essas empresas a ganharem espaço no mercado? Então entre em contato com a ABContent e descubra o que o melhor serviço de produção de conteúdo para o mercado financeiro pode fazer pelo seu negócio!