Acessibilidade digital: saiba a importância de produzir conteúdos inclusivos!

Nas últimas duas décadas, a internet se tornou indispensável para a realização de diversas tarefas cotidianas. No entanto, pessoas que possuem determinadas deficiências ainda podem ter dificuldades de acessar essa ferramenta.

De acordo com uma pesquisa, realizada pela BigDataCorp em 2022, menos 1% dos sites passaram no teste de acessibilidade digital no Brasil. Esses números evidenciam a falta de cuidado de boa parte das empresas em relação à inclusão para os mais de 18,6 milhões de brasileiros com deficiência, segundo o IBGE.

Por esse motivo, é crucial que você tenha atenção aos fatores de acessibilidade quando estiver estruturando o site ou criando os conteúdos digitais do seu negócio. Afinal, essas medidas trarão benefícios tanto para a sociedade quanto para a sua marca.

Neste artigo, você saberá por que as empresas devem produzir conteúdos inclusivos nos meios digitais.

Boa leitura!

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade digital propõe a utilização de técnicas para suprimir obstáculos que impeçam pessoas com deficiência de acessarem conteúdos na internet. Esse conceito pretende assegurar a democratização dos meios de comunicação digitais.

Para isso, ele aponta a necessidade de os sites, portais, blogs e aplicativos serem elaborados considerando os usuários com possíveis déficits físicos e intelectuais. Dessa forma, eles poderão ser acessados e compreendidos de modo efetivo por todos os usuários, independentemente de suas características.

Pensando na inclusão digital, o consórcio internacional W3C (World Wide Web Consortium), desenvolveu um documento que compila recomendações sobre o tema. Nomeado como WCAG (Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web, em português), ele estabelece 4 tipos de acessibilidade.

São eles:

  • perceptível: os elementos textuais e gráficos devem estar expostos de modo que sejam facilmente percebidos por todos os tipos de usuário;
  • operável: todos os componentes da página precisam oferecer opções variadas de interatividade, como comandos de voz, botões no teclado, dentre outros;
  • compreensível: os elementos estruturais e informativos do site precisam ser exibidos de forma intuitiva e compreensível para todos os usuários;
  • robusto: é necessário que o site ou aplicativo suporte diferentes dispositivos, inclusive as tecnologias assistivas.

Qual a importância da acessibilidade digital?

Agora que você sabe o que é acessibilidade digital, vale entender por que esse conceito é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva. Afinal, tornar essas ferramentas tecnológicas acessíveis para pessoas de todas as características é fundamental para atingir diversos resultados.

Veja o que torna essa questão tão relevante!

Garantir direitos sociais

A disponibilidade de ferramentas e conteúdos digitais inclusivos permite que as pessoas com deficiências físicas e intelectuais estejam aptas a exercerem seus direitos. Isso porque a internet é um veículo capaz de auxiliar os cidadãos a acessarem os recursos que Constituição Federal define como base dos direitos sociais.

Entre eles, estão:

  • educação;
  • saúde;
  • trabalho;
  • lazer;
  • segurança;
  • proteção à maternidade e infância;
  • previdência social.

Colaborar com a independência das pessoas deficientes

Outra consequência positiva da acessibilidade digital está relacionada à autonomia que ela pode oferecer para os possuidores de deficiências. Ao terem à sua disposição conteúdos virtuais inclusivos, esses usuários conseguirão maior independência para realizar atividades online.

Nesse cenário, a internet se torna mais democrática, permitindo que pessoas de diferentes características possam utilizá-la no cotidiano para lazer, estudo ou trabalho. Logo, os grupos minoritários da sociedade não seriam privados das funcionalidades oferecidas pelos meios digitais.

Contribuir para a inclusão

Apesar de já existirem leis que visam garantir a inclusão para pessoas com deficiência, esses indivíduos ainda enfrentam dificuldades durante o seu cotidiano. Afinal, diversos estabelecimentos, físicos e online, não se adéquam a essas políticas estabelecidas.

Como consequência dessa falta de estrutura, pode ocorrer a exclusão de potenciais clientes que exijam um atendimento e preparo diferenciado por parte das empresas. Portanto, trazer acessibilidade às suas plataformas digitais é uma forma de incluir essas pessoas nas dinâmicas sociais e comerciais.

Quais benefícios a produção de conteúdos acessíveis traz para as marcas?

Como você viu, a acessibilidade digital é uma ferramenta de inclusão social e pode trazer benefícios relevantes para a sociedade. No entanto, as empresas que investirem nesse aspecto também podem colher frutos mercadológicos.

A seguir, confira as principais vantagens que a aplicação das técnicas de acessibilidade digital pode trazer para sua marca!

Otimização da experiência do usuário

Caso a empresa aplique as boas práticas de acessibilidade digital, é possível que o seu site, blog ou aplicativo ofereça melhores experiências para os usuários que o acessarem. Desse modo, a marca poderá transmitir suas informações com mais clareza, melhorar a retenção nesses veículos e até aumentar as conversões.

Melhoria do ranqueamento da página no Google

A acessibilidade de uma página é um dos critérios utilizados para ranqueá-la nos mecanismos de busca do Google. Adotar boas práticas de SEO pode ser um método eficaz para posicionar melhor o seu site, principalmente em um cenário em que grande parte das empresas negligenciam o fator de inclusão.

Fortalecer a marca

Devido à crescente concorrência de mercado, sobretudo no meio digital, os critérios de consumo dos clientes sofreram alterações. Cada vez mais, o envolvimento com causas sociais está entre os principais aspectos considerados pelos consumidores para escolherem uma marca.

Portanto, uma empresa que esteja engajada, de forma prática, em uma pauta relevante como acessibilidade digital poderá construir uma imagem positiva aos olhares dos clientes. Dessa forma, ela tende a fortalecer a sua marca e se destacar da concorrência.

Como desenvolver conteúdos acessíveis?

Após você compreender as vantagens que a acessibilidade digital traz às empresas e à sociedade, é o momento de conhecer as práticas que podem auxiliar na construção de conteúdos inclusivos. Confira os recursos capazes de tornarem os materiais do seu site ou aplicativo mais acessíveis:

  • legendar vídeos: ao publicar vídeos sem legendas, você impossibilita que pessoas com deficiência auditiva acessem esse conteúdo;
  • usar descrição nas imagens: como as pessoas cegas costumam utilizar os leitores de tela para consumir conteúdos digitais, descrever as imagens permitirá que elas acessem as informações de modo mais completo;
  • elaborar conteúdos multissensoriais: disponibilizar um conteúdo em diversos canais sensoriais, como visual e auditivo, ampliará a acessibilidade dessa informação;
  • implementar tecnologias assistivas: também conhecidas como tecnologias de apoio, elas são ferramentas físicas ou softwares que visam auxiliar pessoas deficientes em tarefas cotidianas. Por exemplo, leitores e ampliadores de tela ou texto.

Neste artigo, você aprendeu que a acessibilidade digital pode ser relevante tanto para as empresas quanto para a sociedade. Ao viabilizar que pessoas com determinadas deficiências consumam conteúdos online, a marca contribui para criar uma comunidade mais inclusiva e, ao mesmo tempo, pode se destacar no mercado.

Gostou de aprender sobre acessibilidade digital? Então compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que os seus contatos saibam a importância desse tema!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: