Answer the Public Brasil: saiba tudo sobre essa ferramenta de palavra-chave

Você já ouviu falar no Answer The Public Brasil? Essa ferramenta é largamente utilizada por profissionais que atuam com marketing digital, desde o redator até o gestor. Isso porque ela pode ser uma ótima referência para SEO (search engine optimization), ajudando na pesquisa de palavras-chave. 

Quem trabalha com marketing digital sabe o quanto a escolha dos melhores termos de busca pode ser determinante para rankear a página, trazer tráfego para o site e produzir conteúdos de qualidade.

Então, se você deseja conhecer melhor esse assunto, prossiga com a leitura. Neste conteúdo, será possível entender o Answer The Public Brasil. Vamos lá?

O que é a ferramenta Answer the Public Brasil? 

Answer The Public Brasil é uma ferramenta que serve para fazer pesquisas de palavras-chave e descobrir quais são as perguntas que estão em alta no momento. É por isso que o nome da plataforma significa “Pergunta do Público”, traduzindo para o português.

Essa é uma ferramenta gratuita que retorna a pesquisa de determinado termo de forma bastante eficiente e com uma organização de fácil visualização. Logo, ao pesquisar no site, você sabe quais são os questionamentos mais populares sobre um assunto.

Nesse sentido, se você trabalha como redator ou analista de SEO, por exemplo, vale incluir a ferramenta no seu cotidiano. Assim, há maiores chances de que o conteúdo atenda aos parâmetros de rankeamento do Google.

Afinal, identificar quais palavras-chaves são as mais utilizadas pelos usuários nos motores de busca é fundamental no trabalho de SEO. Nesse sentido, sem o auxílio de uma ferramenta, como o Answer The Public Brasil, o seu resultado pode ser menos assertivo.

Como funciona essa ferramenta?  

Após conhecer a ferramenta, é preciso aprender como utilizá-la. A boa notícia é que o Answer The Public Brasil é uma plataforma online bastante intuitiva e de fácil manuseio.

Para começar a usá-la, acesse o site Answer The Public e certifique-se de que os campos estão com a opção de busca para o Brasil e no idioma português. Depois, digite o termo principal da sua pesquisa no campo “Enter a topic, brand or product…”. 

Para facilitar o seu entendimento, acompanhe o exemplo prático da pesquisa com base no termo “como investir” — feita em novembro de 2022. Após digitá-lo no campo de busca, a plataforma retornou com 318 resultados. 

Esses resultados são separados e categorizados em perguntas, preposições, comparações, ordem alfabética e buscas relacionadas. 

Mas o que isso significa? Entenda melhor a seguir!

Perguntas

As “Questions” referem-se às perguntas mais frequentes que os usuários fazem nos motores de busca, utilizando o termo “como investir”. Conforme os resultados trazidos pela ferramenta, algumas questões recorrentes, são: 

  • como e por que investir?
  • o que podemos definir como investimento?
  • o que é e como investir em bitcoin?

Repare que pode haver variações do termo principal pesquisado. No entanto, essa é uma excelente forma de descobrir quais são as perguntas que os usuários costumam fazer em relação ao assunto.

Preposições

Na segunda categoria, “Prepositions”, a plataforma organiza os resultados de acordo com as preposições mais utilizadas pelos usuários ao pesquisar pelo termo “como investir”. Nesse caso, algumas preposições recorrentes são:

  • “com” – como investir com 50 reais?
  • “tipo” – como investir em títulos imobiliários?
  • “para” – como investir para ganhar dividendos?

Comparações

Referente à categoria “Comparisons”, os resultados trazem comparações que frequentemente são questionadas pelos usuários. Nesse sentido, algumas das comparações frequentemente pesquisadas em “como investir”, são:

  • investir como PJ ou PF;
  • como investir e receber em dólar;
  • como investir para ter renda mensal.

Ordem alfabética

Em relação à categoria seguinte, “Alphabetics”, a plataforma traz uma lista, em ordem alfabética, das principais perguntas, termos sinônimos ou relacionados com a palavra-chave que você definiu.

Buscas Relacionadas

Por fim, a categoria “Related” identifica quais são as buscas mais frequentes a partir da palavra-chave que você forneceu. No exemplo “como investir”, entre os resultados da plataforma, estão:

  • como investir na bolsa de valores;
  • como investir em criptomoedas;
  • como investir no Tesouro Direto;

Quais são os benefícios de usar o Answer the Public Brasil? 

Conforme você pôde perceber, o Answer The Public Brasil facilita o trabalho dos profissionais de marketing digital. Isso porque escrever um blogpost sem saber quais são as perguntas mais buscadas pelo público pode ser uma tarefa desafiadora.

Nesse sentido, vale pontuar os principais benefícios trazidos pelo Answer The Public Brasil. Veja só!

Otimização de tempo 

Selecionar e pesquisar palavras-chave pode ser uma tarefa extenuante e complexa. Com a ferramenta Answer The Public, é possível otimizar tempo e concluir essa etapa do trabalho em poucas horas ou minutos. 

Acesso gratuito

A versão gratuita do site admite duas consultas diárias sem a necessidade de pagamento ou inclusão do cartão de crédito. No entanto, caso você deseje realizar mais pesquisas, é preciso escolher e investir em um dos planos da versão PRO.

Maior tráfego orgânico

A partir do momento que você descobre quais são as perguntas e pesquisas mais frequentes sobre determinado assunto, maiores são as chances de produzir um conteúdo mais assertivo. Consequentemente, é possível obter maior tráfego orgânico para o seu blog ou site.

Quais são cuidados importantes ao usar esse recurso?

Aprendeu como usar a ferramenta Answer The Public Brasil? Então tenha em mente algumas considerações importantes. Em primeiro lugar, lembre-se que os resultados da pesquisa tendem a sofrer alterações, conforme a passagem do tempo.

No exemplo utilizado “como investir”, os resultados elencados referem-se à data da pesquisa em novembro de 2022. Porém, depois de alguns dias ou semanas já é possível que as perguntas recorrentes sejam outras. Por isso, procure se aprofundar no estudo de SEO e monitorar os termos utilizados no seu projeto. 

Outro ponto que merece atenção é que a plataforma Answer The Public Brasil não fornece o volume de buscas do termo. Portanto, caso você queira saber esse dado, é preciso recorrer a outros tipos de plataformas. 

De qualquer forma, a Answer The Public Brasil é uma ferramenta valiosa para planejar a produção de conteúdo web e descobrir quais são os termos mais buscados pelo seu público-alvo.

Conclusão

Percebeu como a ferramenta Answer The Public é interessante para quem trabalha com produção web? Além de fácil manuseio, ela pode contribuir de forma significativa para a otimização do conteúdo e geração de tráfego!

Você é gestor de marketing ou empreendedor e quer melhorar seus resultados em marketing de conteúdo? Converse com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar!

E se você é um redator e possui habilidade em produzir conteúdos de qualidade, entre em contato para fazer parte do nosso time!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: