Saber como criar um podcast pode ser interessante para implementar um diferencial na sua estratégia de marketing. Esse formato de conteúdo em áudio já é bem comum em países como os Estados Unidos e aqui no Brasil vem ganhando muitos adeptos.

Por esse motivo, muitas marcas passaram a produzir esses conteúdos para conseguir atingir mais pessoas, divulgar sua marca e, assim, atraí-las para os seus respectivos funis de venda.

Confira agora os benefícios de criar um podcast e um passo a passo simples para você começar o seu!

O que é um podcast?

Podcasts são conteúdos em áudio transmitidos via internet. Funcionam de forma parecida com um programa de rádio digital, com algumas particularidades.

Trata-se de um conteúdo que é feito apenas para ser escutado, o que o torna uma ótima opção para quem quer praticidade e deseja aprender algo enquanto faz outra atividade ou enquanto está se deslocando.

Podcasts podem ser produzidos para transmitir palestras, debates, programas, aulas ou simplesmente passar algum conteúdo que você domina e que interessa seu público.

Por ser muito prático, pessoas que alegam não ter tempo livre para aprender algum assunto poderão escutar o que você tem a ensinar em momentos variados. Seja ao cozinhar, ao enfrentar um engarrafamento ou até enquanto se exercita.

Quais as vantagens de produzir podcasts?

Há diversas vantagens de se produzir um podcast. O primeiro deles é exatamente a praticidade e facilidade de se consumir esse tipo de conteúdo. Não é preciso se dedicar exclusivamente ao podcast. Você não precisa parar tudo o que está fazendo para ouvi-lo.

O podcast também poderá aumentar seu público e fazer você ser encontrado em outras plataformas, como as de streaming. Algumas delas são: Spotify, Deezer, SoundCloud e Apple Music, entre muitas outras.

Além de ajudar a crescer sua audiência, é uma forma de diversificar o seu conteúdo. Se você já produz artigos para o seu blog, poderá utilizá-los para fazer um podcast. Assim, cada artigo pode virar um episódio do seu programa de podcast.

Os custos para produzir um podcast são baixos. Você mesmo pode gravá-los em um ambiente silencioso, até no seu escritório. Basta ter um computador, algum programa para edição e um microfone que seja de qualidade. Caso você não tenha, é possível encontrar alguns com valores acessíveis no mercado.

E se você já tem uma certa audiência por causa do blog, passar a oferecer um podcast pode ser visto com muito bons olhos e ser bem recebido por eles.

Quais tipos de podcast você pode produzir?

Existem podcasts dos mais variados tipos. Muitos fazem o mais simples: transformar seus conteúdos em textos ou vídeos que já estão publicados e refazê-los em formato de áudio.

Entretanto, você pode inovar e fazer entrevistas, podcasts comentando as notícias mais atuais do seu nicho, promover debates ou criar um conteúdo completamente novo, ensinando sua audiência sobre o que mais interessa a ela.

Para simplificar, alguns modelos de podcasts podem ser:

  • noticiosos;
  • educativos (alguns podcasts são bem densos, como aulas sobre determinado tema);
  • entrevistas;
  • debates;
  • palestras;
  • informativos;
  • entretenimento.

Ou seja, há diversos modelos que você pode utilizar, caso queira variar o tipo de podcast. Empresas do segmento financeiro podem fazer podcasts educativos, noticiosos e, algumas vezes, ter convidados para entrevistas ou debater sobre um tema de muito interesse.

Com certeza terá um público fiel e que poderá gostar de ouvir sobre esses assuntos.

Como criar um podcast? Veja o passo a passo!

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre esse formato de conteúdo, veja um passo a passo simples para você criar seu podcast sem dificuldades!

1. Escolha um tema para o seu podcast

Essa parte é simples. Se a sua empresa pertence ao segmento financeiro, por exemplo, o seu podcast será sobre temas relacionados ao seu negócio. Pesquise o interesse da sua persona e crie um podcast que realmente atraia e seja útil.

Por exemplo, um escritório de contabilidade pode criar um podcast ajudando empresas e empresários a cuidar das finanças. Assessorias de investimento podem fazer um bom podcast ajudando pessoas a investirem melhor.

2. Defina quem vai gravar o podcast

Pense nos que vão fazer parte do podcast e também nos possíveis participantes que possam aparecer em alguns episódios. Caso não queira gravar com outras pessoas, é perfeitamente possível gravar sozinho.

3. Faça um planejamento de conteúdo

Pense nos conteúdos que você deseja abordar em cada um dos podcasts. Você precisa fazer um planejamento de conteúdo para saber os temas que deseja falar, a ordem deles e, principalmente, as datas que deseja publicar.

Os podcasts precisam ter uma constância, mesmo que seja apenas 1 episódio a cada 15 dias.

Se o seu objetivo é apenas transformar seus artigos de blog ou vídeos do YouTube em podcasts, defina as datas de publicação de cada um dos podcasts para que haja uma organização.

4. Faça um roteiro

Se você for criar um conteúdo totalmente novo, crie um roteiro para não se perder na hora de gravar o podcast. Caso faça um podcast lendo um artigo do seu blog, prepare-se e treine antes de começar a gravar. E trabalhe em eventuais ajustes.

Em relação aos vídeos do YouTube, é possível encontrar programas para separar o áudio do vídeo, para que você o utilize em um podcast.

5. Escolha um bom equipamento para gravar

Tente gravar em um local silencioso e tenha um microfone que capta bem a sua voz. Organize o que você precisa para esse momento para que não haja muitas pausas e interrupções. Caso for gravar em casa, avise os familiares que você precisa de silêncio e estará ocupado.

6. Edite seu podcast

Terminada a gravação, seu podcast precisará de edição. Elimine erros, regrave partes que sejam necessárias, coloque trilha sonora ou outros detalhes que você deseja.

Depois de pronto, basta apenas publicá-lo em alguma plataforma e divulgá-lo no seu blog e nas redes sociais!

Vale mencionar que existem plataformas gratuitas para você publicá-lo. Logo, produzir um podcast pode ser feito sem custo algum.

Conclusão

Criar um podcast pode ser muito vantajoso para a sua estratégia de marketing. Esse tipo de conteúdo vem ganhando adeptos por causa da praticidade de ser consumido.

Dessa forma, produzir um programa em áudio poderá ajudar você a conquistar muito mais audiência. Portanto, comece logo a produzir seu podcast!

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