Ser escolhida pelo consumidor diante da concorrência no mercado é um desafio para qualquer empresa, independentemente do segmento. Para isso, é preciso se diferenciar — além de entregar qualidade nos produtos ou serviços.

Os diferenciais competitivos devem refletir na imagem que a empresa deseja vender ao público. Com uma estratégia de marketing holístico é possível reunir esforços e canalizar as ações explorando as potencialidades dos diversos setores.

Mas afinal, o que é o marketing holístico? Neste post você entenderá o conceito e conhecerá as principais características desse tipo de marketing. Continue a leitura para saber as vantagens dele e como aplicá-lo na sua empresa!

O que é e como funciona o marketing holístico?

O marketing holístico é uma estratégia que entende todos os processos, setores e negócios de uma empresa como uma coisa só. Isso quer dizer que as partes, embora com atividades isoladas, atuam juntas para entregar uma experiência rica e diferenciada ao consumidor.

A ideia é de trabalho coletivo e compartilhamento entre as pessoas, processos e atividades relacionadas ao negócio. Isso significa que as áreas devem interagir com foco em um mesmo propósito para funcionar adequadamente e ter um resultado positivo.

Dessa forma, departamentos como vendas, financeiro, marketing e RH atuam de maneira conjunta em torno de um mesmo objetivo. Até aqueles que não estão diretamente ligados às vendas ou divulgação de um produto ou serviço prestam o suporte necessário às equipes.

O marketing holístico também considera o comportamento do consumidor que pesquisa bastante sobre um produto ou serviço antes de escolher uma empresa. Para tomar uma decisão, ele avaliará o custo-benefício entre preço, qualidade e suporte.

Com um público cada vez mais exigente, é compreensível que as companhias tenham que mudar sua forma de aproximação e relacionamento. O marketing holístico é, portanto, uma filosofia fundamentada na integração como força competitiva.

Quais são as principais características dessa estratégia?

A estratégia de marketing holístico se divide em quatro pilares que sustentam a filosofia que considera o negócio de uma empresa algo único. Dessa forma, a atuação dos departamentos visa aperfeiçoar uma ideia e torná-la positiva na memória do consumidor.

Veja como funciona cada um desses pilares!

Marketing integrado

O equilíbrio entre os 4 Ps do mix de marketing — produto, preço, praça e promoção — é fundamental. Esses quatro elementos devem estar em sintonia para que a mensagem que a empresa deseja passar chegue ao consumidor da maneira correta.

Para impressionar o público-alvo, diversos instrumentos podem ser usados, independentemente se as ações estão voltadas para o marketing offline ou online. Assim, ferramentas como e-mail marketing, redes sociais, televisão, rádio, sites/blogs e impressos são eficazes.

É importante, no entanto, que as ferramentas utilizadas desenvolvam uma linguagem unificada, que transmita a mesma mensagem. Para o consumidor, toda a estratégia que colocá-lo em contato com a empresa deve remeter à mesma imagem e valores.

Vale lembrar que nas estratégias de marketing digital o bom conteúdo é um dos principais pilares para trazer tráfego orgânico e leads qualificados para o site. Ele deve ser educativo e de qualidade.

Marketing de relacionamento

Com a ideia de aproximação e engajamento, o marketing holístico ajuda a propor e desenvolver uma relação humanizada. As ações do marketing de relacionamento tornam possível estabelecer e conservar uma relação positiva com os clientes.

As práticas para alcançar esse objetivo e gerar fidelização são variadas e podem ir desde a prestação de um serviço de qualidade até informes sobre ofertas e bonificações. É imprescindível que o consumidor sinta que é importante para a empresa e que ele tem a ganhar com a preferência.

Marketing de performance

É preciso monitorar as atividades para saber se a empresa está no caminho certo em relação às ações executadas. No marketing de performance é possível identificar se as estratégias estão trazendo os resultados desejados.

Utilizando os indicadores e métricas adequados, a mensuração dos resultados leva a entender o retorno de investimento, taxa de perda de clientes e qualidade do produto. Da mesma forma, é possível levantar dados sobre a satisfação do consumidor e os impactos das ações da sua empresa.

Marketing interno

Embora o consumidor seja a principal razão das ações planejadas no marketing, é primordial atentar para o público interno. Também chamado de endomarketing, o marketing interno tem como foco o time de colaboradores.

Nesse pilar do marketing holístico, as ações são promovidas para valorizar aqueles que atuam continuamente em prol da empresa. Assim, a tendência é que eles se sintam pertencentes — fazendo com que a empresa retenha talentos, reduza o turnover e aumente a produtividade.

Quais as vantagens do marketing holístico para as empresas?

Como você viu, o marketing holístico prioriza a visão ampla e completa do negócio, abrangendo todas as camadas e processos da empresa. Os benefícios de adotar essa estratégia são percebidos de imediato:

  • integração — a comunicação e o trabalho integrado otimizam os resultados e a qualidade das entregas;
  • diferencial — a empresa consegue chamar a atenção do público e se diferencia das concorrentes, o que pode aumentar o volume de conversões;
  • resultado — há boas chances de resultados positivos com um ambiente de trabalho favorável à produtividade e um bom relacionamento com o público em geral.

Como aplicar o marketing holístico na sua empresa?

Para colocar o marketing holístico em prática no seu negócio você deve seguir três passos de implementação. Confira!

Análise

O primeiro passo é analisar o cenário em que a empresa está inserida para saber quais são os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Com uma boa análise SWOT é possível ter uma dimensão macro do que precisa ser feito para diferenciar sua empresa.

Criação

Dentro da análise é possível entender e conhecer o perfil do público-alvo — suas preferências, hábitos e comportamento. Esse processo ajuda na hora de criar as melhores ações estratégicas e definir o que será colocado em prática.

Entrega

Para finalizar, a entrega é o momento em que o consumidor deve vivenciar uma experiência única e construir uma relação sólida. É essencial oferecer algo que tenha valor para o público e faça com que ele reconheça os diferenciais, se aproximando da marca.

Como você pode ver, o marketing holístico tem um perfil integrador que prioriza o trabalho coletivo de pessoas e processos. A estratégia mostra que é fundamental que todos estejam olhando na mesma direção para entregar o melhor aos clientes.

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