Quem tem um site pode enfrentar dois dos principais tipos de problemas: a total falta ou poucos acessos mensais em sua página ou pior, uma grande quantidade de visitantes, mas poucas vendas concretizadas.
Você passa por esse problema? Se sim, saiba que pode ser bem comum e acontece com diversas empresas.
Uma página da internet que não recebe acessos pode estar nessa situação por diversos motivos. E se o seu site tem visitantes, mas você não realiza vendas, o problema pode ser maior ainda e precisa ser diagnosticado.
Felizmente, os dois problemas têm solução! Continue a leitura do artigo e saiba como melhorar a situação!
Quais os motivos para um site não ter acessos?
Um site pode não ter visitantes por diversos motivos. Antes de tudo, analise a forma como você criou o seu site. Ele foi feito com recursos gratuitos ou você contou com ajuda profissional para fazer um site rápido, responsivo e que seja atraente?
Um site pesado e que não seja responsivo tem muito menos chances de ser encontrado nos mecanismos de busca. No entanto, se você analisou isso e viu que seu site está rápido, responsivo e atraente, contudo ainda não tem acessos como deveria, veja abaixo outros fatores que podem explicar a situação.
1. Site sem informações
Seu site pode ser muito bonito e otimizado, mas um dos motivos pode ser a falta de informação disponível. Seu site tem informações sobre a empresa e dispõe de formas para que as pessoas possam entrar em contato com você? Ou então, se o seu negócio tem um local físico, está cadastrado no Google meu Negócio?
Se a sua página parecer suspeita, não confiável ou é fraca em questão de conteúdo, acredite: ninguém levará seu negócio a sério, muito menos o Google, que pensará que seu site não tem a qualidade necessária para ficar bem posicionado.
2. Ausência de divulgação
Seu site pode não ter acessos porque ninguém sabe da existência dele. Por isso, utilize formas para divulgá-lo. Você pode anotar o endereço do site nos cartões que entrega para os clientes, colocar em panfletos ou outro tipo de mídia offline e, principalmente, apostar nas redes sociais.
Hoje em dia todo mundo está na internet. Logo, seu público com certeza usa alguma das redes sociais disponíveis atualmente.
3. Falta trabalhar o SEO
O SEO off-page é aquele relacionado ao seu site, que muitas vezes são os profissionais que fazem as páginas web que devem organizar essa parte. No entanto, você precisa garantir que o SEO on-page esteja bem trabalhado.
Apenas ter um site com poucas informações não lhe trará resultados. Você precisa apostar em um blog e em técnicas como o marketing de conteúdo para que sua página da web fique bem posicionada e tenha mais chances de ser encontrada pelos seus possíveis consumidores.
As pessoas acessam o site da minha empresa, mas não se tornam clientes. Qual o motivo?
Por outro lado, há aqueles que têm um número de acessos mensais razoável, mas não conseguem fechar vendas dos seus produtos ou serviços e, muito menos, conseguem aumentar a cartela de clientes da empresa.
Mas qual pode ser o problema nesse caso? Basicamente, podemos citar dois fatores muito relevantes: não entender o perfil dos consumidores da empresa e, principalmente, a falta de conteúdo para ensinar e engajar essas pessoas. Entenda mais a seguir.
1. Não entender o consumidor
Você sabe qual o perfil do seu cliente ideal? Caso não saiba definir ou não tira um tempo para analisá-lo, ficará muito difícil conseguir gerar uma identificação das pessoas com a sua empresa. Dessa maneira, você não vai conseguir conquistar a confiança delas!
Reserve um momento para verificar o que seus possíveis clientes querem ouvir e para aprender mais sobre o seu nicho. Fazendo isso, poderá oferecer a melhor solução para eles.
2. Não oferecer conteúdo qualificado
Um site sem um blog e que não dispõe de conteúdos com grande valor, que sejam de qualidade e direcionados para o perfil da sua persona não traz resultados.
A falta de conteúdos pode fazer o site não ter acessos. Por outro lado, quando há visitantes, as pessoas podem ainda não fechar negócio com a empresa simplesmente porque a companhia não conquistou a confiança desses visitantes.
O conteúdo é a melhor estratégia que você pode utilizar nas duas situações: tanto em sites sem acesso quanto em sites com acessos, mas sem vendas concretizadas. Entenda melhor no próximo tópico.
Por que contar com conteúdos para melhorar os acessos do site e as vendas?
Um blog pode ajudar o site da empresa a ser encontrado e ganhar visitantes por causa dos artigos, que podem ser descobertos quando as pessoas pesquisam suas dúvidas nos mecanismos de busca.
Por outro lado, um site sem um blog, mesmo que seja muito visitado, não consegue gerar engajamento com as pessoas. Atualmente, os indivíduos não querem ser importunados com propagandas, eles querem aprender sobre as suas dúvidas e agregar conhecimento.
Logo, se você tem uma assessoria de investimentos, muito dificilmente seus clientes em potencial começarão pesquisando pelas melhores assessorias de investimento. Eles utilizam a internet, de fato, para pesquisar sobre dúvidas mais corriqueiras, como: tipos de investimentos, investimentos em renda fixa, como investir na bolsa, etc.
Se os seus conteúdos ensinam as pessoas sobre esses assuntos, maiores são as chances da sua empresa ser encontrada nos mecanismos de busca.
Logo, você poderá criar uma relação de confiança e, quando elas perceberem que precisam de uma assessoria de investimentos, lembrarão da sua empresa. Portanto, as chances de fechar negócio com você serão maiores.
Por esses motivos o conteúdo é considerado o “rei”, ou a “moeda” do século XXI. Na maioria das vezes, antes de encontrar soluções para o que precisam, as pessoas buscam conteúdos que respondam suas dúvidas gratuitamente.
Portanto, ficar sem uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser perigoso, fazendo com que seu site corra risco de não ter visitantes e, menos ainda, de conseguir fechar vendas e aumentar o lucro.
Como ter conteúdos de qualidade no blog da empresa?
Lembre-se: não basta apenas entregar conteúdos. A internet está cheia de artigos rasos e superficiais. Assim, você precisa destacar-se e entregar conteúdos que realmente ensinem e entreguem valor. Materiais diferenciados, que sejam especializados e entreguem informações corretas são o caminho ideal.
E como fazer isso? Há muitas empresas que oferecem serviços de produção de conteúdo. Você precisa escolher aquela que consegue atender especificamente os seus interesses. Busque por empresas que sejam profissionais, mas sejam especializadas na produção de conteúdo do seu ramo.
Empresas generalistas não entendem do seu negócio, dos problemas que ele enfrenta e do tipo do seu cliente. Logo, poderão não entregar trabalhos de qualidade e que realmente atendam às suas necessidades.
Por outro lado, as agências especializadas em um segmento conseguem fornecer um trabalho mais qualificado, focando no que realmente traz resultados para o seu empreendimento. Dessa forma, conte com uma empresa que seja especialista e receba um serviço personalizado e trabalhos desenvolvidos especialmente para fazer a diferença!
A ABContent, por exemplo, é uma empresa de produção de conteúdo focada no ramo de finanças. Se sua empresa é desse nicho, precisa contar com os melhores para entregar conteúdos que mudem a vida dos seus clientes em potencial.
Conclusão
Um site sem acesso pode estar nessa situação por diversos motivos, sendo um deles a falta de um blog com conteúdos de qualidade, para que as pessoas encontrem sua empresa nos mecanismos de busca. Por outra via, um site com acessos que não entrega conteúdo de valor corre o risco de não conseguir vendas, o que acaba sendo prejudicial também.
Portanto, o correto é focar na produção de conteúdo especializado para conseguir ser encontrado e, principalmente, gerar conexão e confiança dos consumidores com a sua empresa!
Ainda tem dúvidas se o marketing de conteúdo é realmente potente? Entre em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas e mostrarmos como essa estratégia é poderosa e pode ajudar a sua empresa a fazer maiores e melhores negócios ao longo do tempo!