Vale a pena personalizar a URL do seu blog? Saiba mais!

Ao navegar pela web, você já deve ter percebido que nem todas as URLs são iguais. Algumas são curtas e precisas, enquanto outras parecem um emaranhado de letras e números sem sentido. Ao personalizar a URL do seu blog, você tem a oportunidade de torná-la mais memorável e atraente.

Cuidar desse quesito é importante para atrair e reter leitores. Afinal, esse costuma ser o primeiro ponto de contato entre o seu conteúdo e o público. Assim, ter uma URL amigável pode fazer uma diferença significativa na percepção sobre o seu blog.

Mas o que significa realmente personalizar uma URL e quais são as implicações dessa prática? Neste post, falamos mais sobre o tema — e ainda trouxemos dicas relevantes para adotar a estratégia.

Confira!

O que são URLs personalizadas?

As URLs (Uniform Resource Locator) personalizadas são endereços de internet projetados para serem legíveis e fáceis de compreender. Com isso, elas ajudam a simplificar o acesso a páginas específicas na web.

Por exemplo, um site de um varejista pode usar URLs personalizadas para direcionar os usuários para produtos individuais, como “www.empresavarejista.com/categoria/produto”.

As URLs personalizadas geralmente não contam com números aleatórios, códigos ou parâmetros de string de consulta. Ao contrário, elas empregam palavras-chave relevantes que descrevem o conteúdo da página.

Vale a pena personalizar a URL do seu blog?

Personalizar a URL do seu blog pode trazer vários benefícios. Em primeiro lugar, elas melhoram a experiência do usuário, tornando-as mais fáceis de ler e lembrar. Isso tende a aumentar o engajamento e incentivar os visitantes a retornar.

Ainda, a personalização pode melhorar a visibilidade da página nos motores de busca. As palavras-chave presentes na URL estão entre os fatores que os algoritmos consideram. Logo, elas aumentam as chances de obter um posicionamento melhor e se destacar no mercado.

As URLs personalizadas também fornecem aos leitores uma ideia do conteúdo da página antes mesmo de eles abrirem o link. Isso pode aumentar a taxa de cliques (CTR) e diminuir a taxa de rejeição, por exemplo.

Como realizar esse processo no seu site?

Para fazer esse tipo de personalização em um site, o primeiro passo é estabelecer uma estrutura clara e lógica. Pense na hierarquia do seu conteúdo e como ela deve ser refletida nas URLs, por exemplo: sitedaempresa.com/blog/kw-de-cada-conteudo.

A maioria dos sistemas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, permite a personalização facilmente. Essas plataformas têm um local nas configurações em que é possível digitar a nova URL que deseja para cada página — muitas vezes, ela é indicada pelo termo “slug”.

Ao criar as URLs, lembre-se de incluir palavras-chave relevantes que descrevem o conteúdo da página. No entanto, evite o seu uso excessivo, pois isso pode ser considerado keyword stuffing, uma prática malvista pelos motores de busca.

Se você quer mudar uma URL que já existe, é importante garantir que as pessoas sejam levadas para a nova página. Isso é chamado de redirecionamento e é algo que as plataformas de sites costumam fazer de modo automático.

Por fim, lembre-se de informar os motores de busca sobre a mudança. Para tanto, é preciso submeter um mapa do site atualizado para sites como o Google. Esse documento é, basicamente, uma lista de todas as suas URLs e pode ajudá-lo a garantir um bom posicionamento nas páginas de resultados, junto a outras práticas.

Agora que você já sabe como personalizar URL, lembre-se de que o processo pode exigir atenção aos detalhes. Contudo, os benefícios potenciais para o seu blog são consideráveis. Então não deixe de considerar essa estratégia para aumentar a visibilidade do seu site na web.

Para mais dicas sobre como aprimorar sua estratégia, siga a ABContent nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: