Como as fintechs têm revolucionado o mercado financeiro?

A tecnologia tem mudado todo o mercado nas últimas décadas. Com isso, surgem novas soluções e tipos de empresas frequentemente. E uma delas são as fintechs — presentes no mercado financeiro. Você sabe como elas têm revolucionado as finanças pessoais e empresariais?

Essas empresas modificaram o sistema financeiro tradicional ao oferecer muito mais praticidade e vantagens para os consumidores com o uso da tecnologia. Para entender melhor o assunto, é preciso compreender o conceito e os tipos de negócios dessa categoria.

Quer saber mais? Siga a leitura e veja as principais informações sobre as fintechs no mercado financeiro!

O que é uma fintech?

Fintech se refere à junção das palavras finanças e tecnologia, em inglês. Trata-se de um tipo de empresa que traz elementos inovadores para simplificar a forma de lidar com as operações financeiras.

Você já deve ter percebido que se tornou muito mais fácil fazer transações como transferências bancárias, pagamentos e até mesmo investimentos com o auxílio da internet. Isso se deve às soluções tecnológicas que tornaram as movimentações mais seguras e rápidas.

Em grande parte, as fintechs são responsáveis por essa transformação. Afinal, essas empresas concentram esforços para ampliar o alcance da tecnologia no mercado financeiro. Como resultado, elas cresceram rapidamente ao solucionar problemas de modelos tradicionais.

A partir de novas tecnologias de informação, aplicações e big data, por exemplo, as empresas de tecnologia financeira conseguem facilitar diversas rotinas de pessoas e organizações.

Ademais, esses negócios costumam ser mais enxutos, o que significa que seus custos são mais baixos e, consequentemente, eles podem cobrar taxas menores dos seus clientes. A característica também contribuiu para aumentar a competitividade no setor financeiro e beneficiar os consumidores.

Quais são os tipos de fintechs do mercado financeiro? 

Agora você sabe qual é o conceito geral de fintech. Contudo, é preciso entender que existem diversos tipos dessas empresas, a depender do setor em que elas estão focadas.

Confira os principais!

Investimentos

O mercado de investimentos se popularizou nos últimos anos — o que coincide com o crescimento das fintechs. Isso porque essas instituições tornaram mais simples a compreensão e a realização de investimentos pelos usuários. 

Se antes era necessário estudar bastante e fazer operações complexas para investir além da poupança, hoje existem até mesmo contas que oferecem rendimento. Essa solução é bastante comum em bancos digitais.

Ainda, as fintechs podem ser ligadas ao mercado de investimentos. Nesse caso, as instituições permitem que o investidor faça suas alocações de maneira fácil. 

Cartão de crédito

Apesar de o cartão de crédito ser popular há décadas, foi recentemente que ele ganhou ainda mais espaço na vida dos brasileiros. Como diversas fintechs oferecem o serviço, elas ampliaram o acesso ao crédito — que, antes, era mais limitado pelos grandes bancos.

Empréstimos

Além de solicitar empréstimos e financiamentos com bancos tradicionais, você pode contar com fintechs para obter crédito. Elas geralmente apresentam menos burocracia e custos, já que seu modelo de negócios é mais enxuto.

Pagamentos 

Ao fazer uma compra online, você normalmente utiliza fintechs do mercado financeiro. Elas são muito comuns no gerenciamento de pagamentos, seja por cartões, boletos ou Pix. Ademais, essas empresas estão presentes em compras offline, como ocorre em algumas maquininhas de cartão.

Gestão financeira

Muitas empresas e pessoas físicas utilizam serviços de fintechs para organizar suas finanças. Isso pode acontecer, por exemplo, no caso de ferramentas de controle fiscal e folha de pagamento, contabilidade e até aplicativos de gestão financeira.

Seguros

Quem busca fazer seguros para proteger bens como veículos, imóveis ou a própria fonte de renda também pode se beneficiar de fintechs do mercado financeiro. Nesse contexto, elas podem ajudar a comparar valores e coberturas rapidamente para que você escolha a melhor solução.

Crowdfunding

Mais um tipo de fintech é aquela voltada para financiamento coletivo. Esse serviço é bastante utilizado por pessoas ou empresas na hora de captar investimentos, seja para si ou para causas sociais e projetos.

Como as fintechs se diferenciam dos bancos?

É possível que as pessoas confundam as fintechs com bancos, mas o significado desses termos não é o mesmo. De modo geral, as diferenças principais são em relação à origem e ao funcionamento de cada alternativa.

Os bancos são instituições mais antigas e tradicionais. Assim, embora eles busquem se atualizar no quesito inovação, é normal que eles ainda tenham menos soluções tecnológicas que as fintechs e ofereçam operações limitadas.

Já as fintechs, como você viu, podem ser bancos digitais, mas também podem ser empresas de diversos outros tipos. Ademais, existem diferenças relevantes mesmo entre bancos tradicionais e digitais.

Por exemplo, fintechs bancárias geralmente não têm agências físicas, pois as operações são realizadas de forma online e o atendimento é à distância.

Elas também costumam ser mais transparentes e inovadoras. Portanto, as mudanças nos serviços são mais rápidas e estão voltadas para a experiência do cliente. A tecnologia envolvida nos processos ajuda a instituição a estar sempre em movimento e atendendo às necessidades dos consumidores.

Como elas estão revolucionando o mercado?

Ao chegar até aqui, você percebeu que as fintechs têm revolucionado o mercado financeiro. Isso acontece por diversas razões, que geram vantagens para pessoas e empresas. Uma delas é o menor custo, o que permite economizar e direcionar melhor o dinheiro.

Junto ao custo mais baixo, as fintechs garantem menor burocracia nos processos. A medida revoluciona o mercado ao permitir que pessoas e negócios tenham acesso a crédito e outros serviços que antes ficavam limitados a determinados perfis de cliente, por exemplo.

A especialização do serviço é outra vantagem interessante. Ao focar em apenas um segmento, como o mercado de seguros, as fintechs podem ser mais eficientes, em comparação a grandes bancos que oferecem todo tipo de solução. Então você pode fazer negócios melhores e mais alinhados às suas necessidades.

Por fim, a tecnologia surgiu para mudar a sociedade de modo definitivo — e o mercado financeiro não poderia ficar estagnado. Por isso, as fintechs são essenciais para a inovação e a busca por soluções cada vez mais eficazes.

Viu como as fintechs têm revolucionado o mercado financeiro? Elas já fazem parte do seu dia a dia e podem facilitar muito as operações que você precisa fazer. Então entender sobre o assunto pode ajudar na rotina de pessoas e empresas, especialmente para encontrar as melhores soluções para o dia a dia.

O que achou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: