Como bonificar funcionários? Confira 6 ideias!

Muitos gestores e donos de negócios não sabem como bonificar seus funcionários quando eles batem metas ou apresentam bons resultados para a empresa. A premiação é necessária, pois ajuda a incentivar ainda mais os colaboradores a continuarem fazendo um bom trabalho.  

No entanto, é essencial compreender como fazer isso para evitar resultados opostos à organização. É preciso, antes de tudo, adotar critérios e uma política para premiação dos funcionáriosdentre outros requisitos. Ou seja, tudo deve ser feito com o devido planejamento.  

Se você fez todo esse processo, mas não tem ideia do que fazer para agraciá-losacompanhe o artigo e descubra como premiar seus funcionários com esse6 exemplos interessantes! 

1.Premiação de funcionário do mês 

Dentre as diversas formas de bonificar funcionários, essa é bastante utilizada. trabalhador do mês pode ser aquele escolhido entre todos da equipe ou pelo gestor. No entanto, não basta apenas dar o título para quem se destacou. 

A premiação deve ser acompanhada, por exemplo, por uma folga, bônus financeiro, possibilidade de horários flexíveis, dentre outros. 

2.Bonificação por cursos e treinamentos

Outro exemplo de bonificação para funcionários que também pode ser interessante.  

Ao final de um determinado período, o colaborador que se destacou, bateu metas ou atingiu resultados expressivos pode ser bonificado. Ele pode ser agraciado com cursos e treinamentos para aprimoramento pessoal e profissional. Cursos que ajudem o indivíduo ascender na empresa também são válidos.  

3.Promoção

Companhias que oferecem oportunidade de crescimento na carreira ou ascensão de cargos podem ter colaboradores mais comprometidos em entregar seu melhor 

Sendo assim, se você não sabe como bonificar funcionários que se mostraram essenciais para a companhia, essa pode ser uma boa maneira de recompensá-los. 

A promoção como uma forma de premiar colaboradores não é tão comum quanto as outras citadas no post. Além disso, essa decisão deve ser tomada depois de muita análise e planejamento para verificar a viabilidade das promoções. 

4.Participação nos lucros e resultados (PLR)

O PLR é aplicado por organizações com bom controle financeirotransparência nas contas e um setor específico para isso. Nesse modelo, quanto maior o lucro obtido, maior será a remuneração adicional a cada um dos colaboradores.  

Trata-se de outra forma de motivá-los a ultrapassar as metas estabelecidas. No entanto, é importante entender as regras desse modelo de bonificação antes de aplicá-la. 

5.Remuneração variável

Aos que não sabem como bonificar funcionários, essa é outra maneira muito conhecida e que pode ser aplicada, inclusive por companhias que prestam apenas serviços.  

Além do salário fixo, é possível oferecer incentivos em dinheiro quando eles alcançam metas e resultados.   

O método de remuneração variável é muito comum em estabelecimentos comerciais, como lojas de produtos e eletrodomésticos. Os vendedores recebem o salário, mas sua remuneração final varia conforme o quanto vendem.  

Sendo assim, o recebimento dessa bonificação depende da performance deles em relação ao objetivo estipuladoOu seja, só recebem o prêmio se baterem a meta. 

6.Entrega de prêmios diversos

Há companhias que usam a criatividade para bonificar seus colaboradores. Quando batem as metas definidas em um determinado período, as empresas os premiam de diversas maneiras, como: festas de comemoração, passeios, vale-presentes, troféus e até viagens. 

Agora você já sabe como bonificar seus funcionários quando eles baterem as metas estipuladas pela empresa. Utilize essas 6 ideias e surpreenda-os com boas premiações para mantê-los sempre incentivados trazer bons resultados! 

Aproveite e aprenda outras habilidades importantes no mundo corporativo! Confira agora as diferenças entre gestão horizontal e vertical e descubra qual é a melhor para seu negócio! 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: