Pesquisa de mercado: qual é a importância e como fazer?

Entender com profundidade os clientes, concorrentes e outros participantes do seu segmento é vital para que os negócios se mantenham competitivos. Nesse cenário, a pesquisa de mercado se mostra uma ferramenta valiosa.

A tarefa pode ser feita diretamente pela empresa ou por intermédio de outras organizações. O ideal, nesse caso, é que os dados sejam precisos e relevantes aos interesses e objetivos do negócio.

Descubra, a seguir, o que é pesquisa de mercado e como ela pode ser feita de maneira profissional!

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa mercadológica é um instrumento que visa gerar compreensão sobre os agentes de um mercado. Entre os seus objetivos, está o entendimento das necessidades, desejos e comportamentos do público-alvo em relação a um produto, serviço ou setor específico.

Por meio dela, você conhecerá mais profundamente seus clientes potenciais e atuais, concorrentes e outros atores do nicho do qual faz parte. Ela possibilita ainda a identificação de tendências e previsão de demandas, tornando o negócio mais competitivo.

Entre os tipos mais comuns de pesquisas, destacam-se:

  • pesquisa primária: realizada pela própria empresa interessada nos dados;
  • pesquisa secundária: feita por terceiros, como organizações especializadas na atividade.

Por que é importante fazer a pesquisa?

Depois de entender o conceito, é o momento para explorar a importância da tarefa. Ao realizá-la, você terá acesso a informações valiosas que nortearão suas estratégias e decisões, proporcionando vantagens competitivas fundamentais para o negócio.

Dessa forma, a pesquisa mercadológica possibilita que a gestão entenda com mais propriedade os agentes que a rodeiam. Então a empresa terá os dados necessários para direcionar seus esforços comerciais e de marketing, criando produtos e serviços que atendam às demandas do mercado.

Além disso, o resultado oferece insights sobre as práticas e estratégias da concorrência. Com eles, o negócio consegue identificar oportunidades e pontos de diferenciação para se destacar positivamente.

Por fim, a pesquisa ajuda a minimizar riscos, uma vez que embasa a tomada de decisão. Como resultado, a probabilidade de investimentos equivocados ou lançamentos malsucedidos é reduzida consideravelmente.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Agora que você já conhece as principais informações sobre a ferramenta, vamos descobrir como ela funciona, na prática. Confira!

Defina seus objetivos

O primeiro passo é determinar claramente a finalidade da pesquisa e o que você deseja descobrir — como os hábitos de compra de determinado público. Identifique as informações relevantes para suas decisões de negócios ou estratégias de mercado.

Escolha a abordagem adequada

Em seguida, decida qual método de pesquisa será mais eficaz para alcançar seus objetivos. Essa escolha pode incluir pesquisas de campo, entrevistas, questionários online, análise de dados secundários, entre outras.

Coleta e análise de dados

Por fim, faça a coleta dos dados conforme a abordagem escolhida e analise-os de forma criteriosa. Interprete os resultados para tomar decisões com base em evidências e informações precisas, gerando insights para o negócio e ganhos em competitividade.

Seguindo esses passos, a sua pesquisa de mercado poderá ser feita de modo profissional e eficaz. Com ela, o seu negócio conseguirá dados e insights relevantes sobre clientes, concorrentes e outros atores do mercado, alimentando o negócio com informações estratégicas.

Gostou do conteúdo? Aproveite e saiba mais sobre posicionamento de mercado e como desenvolver o seu!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: