Quem é Geraldo Rufino? Confira a história desse empreendedor brasileiro!

Entre as diversas trajetórias de grandes empresários, a de Geraldo Rufino se destaca. Afinal, sua jornada conta com inúmeras histórias de superação e aprendizados até alcançar o sucesso.

Por esse motivo, sua história pode servir de inspiração para diversas pessoas que acreditam que empreender é impossível. E merece ser conhecida por você!

Então aproveite a leitura para descobrir quem é Geraldo Rufino e como se deu sua história de superação e êxito no mundo do empreendedorismo!

Quem é Geraldo Rufino?

Geraldo Rufino é um empresário brasileiro fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina no segmento de peças seminovas para automóveis, especificamente para caminhões.

Apesar de ser o criador de uma companhia de sucesso, sua história teve um início completamente diferente do que muitos imaginam. Entenda mais a seguir!

Infância e adolescência

Rufino nasceu em Minas Gerais, mas passou boa parte da sua infância na capital de São Paulo, na Favela do Sapé. Aos sete anos, perdeu a mãe. Ele tem sete irmãos da mesma mãe. Pelo lado paterno, Rufino não tem certeza em relação à quantidade de irmãos que possui.

Começou a trabalhar com apenas oito anos. Seu primeiro serviço foi escavar carvão em uma fábrica. Depois, virou catador de latinhas em um lixão.

Após perder todas as suas economias provenientes do recolhimento e venda das latas, Geraldo e seus irmãos apostaram na criatividade para conseguir o sustento deles. Assim, passaram a montar carrinhos e alugá-los para outras crianças trabalharem como carregadores de produtos em feiras espalhadas pela cidade.

Além dessa ideia, criaram um cinema em casa e passaram a cobrar ingresso para outras crianças assistirem televisão. Em outro momento, montaram um pequeno campo de futebol para alugar aos que desejavam jogar, incluindo também a bola e os uniformes.

Seu primeiro emprego efetivo foi aos 13 anos, como office boy. Como ele havia abandonado os estudos depois da morte da mãe, teve que voltar à escola para poder continuar trabalhando.

Assim, Geraldo Rufino foi conquistando seu patrimônio. Aos 15 anos, conseguiu comprar seu primeiro carro, um Fusca. Após algum tempo, trocou-o por uma Kombi, pois queria ajudar o irmão nos serviços de transportadora.

Vida adulta

Desde a adolescência, Rufino se mostrou uma pessoa com vontade de aprender e melhorar de vida. Além disso, sabia o valor do dinheiro. Desde cedo, estava determinado a ter seu próprio negócio.

Aos 25 anos, Rufino já era dono de dois caminhões, e trabalhava transportando adubo para diversas companhias. Esse se tornou o seu sustento e também o que ajudou a melhorar sua condição financeiro.

No entanto, um triste fato ocorreu. Em 1985, seus dois caminhões se envolveram em um trágico acidente. O estrago foi imenso e, como os veículos não eram assegurados, se tornaram inutilizáveis.

Infelizmente, o empreendedor não tinha condições para arrumar os caminhões. Sabendo desse prejuízo, decidiu amenizar o rombo financeiro desmontando os automóveis e vendendo as peças.

A venda das partes de seu caminhão ocorreu de forma rápida e ele percebeu uma oportunidade de negócios nisso. Assim, nasceu a JR Diesel.

Como a JR Diesel foi criada?

A JR Diesel, como você percebeu, nasceu graças a um olhar positivo diante de uma situação difícil. O acidente que envolveu os dois caminhões do fundador da companhia, que no início parecia uma tragédia, se tornou uma oportunidade para melhorar de vida.

Em vez de se afundar ainda mais no prejuízo para recuperar seus veículos, percebeu que era muito mais viável desmontar os dois caminhões para recuperar parte do investimento feito neles.

No fim, ele conseguiu recuperar integralmente o valor que parecia ter perdido.

Surgimento e década de 90

A JR Diesel nasceu no ano do acidente, em 1985. Na década de 1990, ela começou a aprimorar suas técnicas de rastreabilidade e organização, chamando atenção do mercado e atraindo clientes que antes eram incomuns para o ramo das desmontagens.

O relacionamento com esses clientes foi um sucesso e gerou novas oportunidades para a companhia explorar também a venda de veículos no atacado. Essa eficiência na venda de automóveis usados atraiu também olhares de uma montadora de caminhões, que ofereceu a concessão de São Paulo, Santos e Vale do Ribeira à RJ Diesel para vender seus veículos.

Anos 2000

Na década seguinte, em 2003, a experiência adquirida em relação ao mercado fez a empresa direcionar seus esforços na aplicação de melhores práticas operacionais no negócio. Em 2008, a organização viajou o mundo para buscar informações e mais conhecimento sobre desmontagem de veículos em diversos países bem sucedidos nessa atividade.

Depois das viagens, foi feita uma sede de investimentos para adequar a JR Diesel aos padrões internacionais de qualidade, controle e eficiência exigidos.

A implementação de sistemas de informação, equipamentos, processos e ferramentas durou 4 anos e o mercado reagiu bem às mudanças. Hoje, a JR Diesel é referência em eficiência, controle e volume em desmontagem de veículos.

Como é a vida de Geraldo Rufino atualmente?

Rufino, além de empresário, é escritor, palestrante e se dedica a filantropia. Ele é casado e pai de três filhos, sendo que todos contribuíram de alguma forma para que a JR Diesel se tornasse uma grande companhia. Com a união da família, hoje a empresa fatura cerca de R$50 milhões por ano.

Suas palestras falam também de suas lições de carreira. Ele faliu 6 vezes, mas não perdeu a fé e o foco e conseguiu se reerguer. A positividade de Geraldo Rufino o fez ser convidado para palestrar no Tedx Talks. Inclusive, seus vídeos possuem mais de 1 milhão de visualizações no YouTube.

Os dois livros de sua autoria também podem servir de aprendizado para empreendedores dos mais diversos setores. São eles:

  • “O poder da positividade: os 7 princípios para blindar a sua mente e transformar a sua vida”;
  • “O catador de sonhos: o empresário visionário que começou como catador de latinhas ensina tudo o que você precisa saber sobre otimismo, superação e determinação”.

Como você viu ao longo deste post, Geraldo Rufino teve um início que destoa de muitos empreendedores. Sua história se destaca porque ele soube ter uma visão otimista e acreditou em seu potencial.

Assim, conseguiu enxergar oportunidade em uma situação complicada, o que foi decisivo para mudar sua vida para sempre e alcançar o sucesso nos negócios e na vida financeira.

E você, conhece alguma outra história de superação no âmbito do empreendedorismo? Compartilhe-a conosco!

Aproveite também para conhecer a história de Caito Maia, o criador da Chilli Beans!

 

 

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: