Já ouviu falar em SEO local? Se você tem um negócio físico e deseja que ele seja encontrado pelas pessoas da sua cidade ou região, precisa apostar nessa estratégia. Afinal, todos os proprietários de estabelecimentos comerciais querem que eles estejam bem posicionados na internet para atrair clientes, não é mesmo?

A boa notícia é que o SEO local não exige que você gaste dinheiro com propagandas em jornais ou na televisão, pois não envolve ações de marketing tradicional. Convenhamos, esse meio de divulgação pode ser muito caro.

O SEO local é totalmente online e, por mais que envolva um esforço para atingir o objetivo, é tão eficaz quanto propagandas locais. Continue a leitura do artigo e veja como você pode fazer seu negócio ser encontrado na internet!

O que é SEO local?

Antes de falar sobre SEO local, é importante ter em mente o que é SEO. Basicamente, o search engine optimization (SEO) é um conjunto de estratégias que são utilizadas para otimizar uma página para os mecanismos de busca.

Trata-se de uma ferramenta muito importante para que as páginas e artigos que você insere no seu site e no seu blog sejam encontrados e indexados devidamente pelo Google e outros mecanismos de busca disponíveis.

Se o SEO visa otimizar as páginas para os mecanismos de busca, para que elas sejam encontradas pelos usuários, pense no SEO local como formas de fazer seu negócio físico aparecer para as pessoas da sua cidade ou região, quando elas fizerem uma pesquisa na internet.

Para ficar mais fácil, pense no seguinte: se você precisa ir no dentista e digita a palavra-chave dentista no Google, o resultado muito provavelmente mostrará estabelecimentos de odontologia que estejam próximos a sua localização.

Por isso, o SEO local é muito importante, pois visa aumentar a visibilidade do seu estabelecimento para os consumidores locais.

Aqui no blog da ABContent há um artigo que lhe ensina a como fazer o SEO local do seu estabelecimento. Confira:

Confira agora outras dicas e para poder aplicar na prática.

Como fazer seu negócio ser encontrado na internet?

Veja agora o que você pode fazer para aprimorar o seu SEO local e conseguir atrair a atenção dos seus consumidores potenciais no meio online.

1. Google meu negócio

Esse talvez seja o primeiro ponto a ser observado. O Google meu Negócio (Google My Business, em inglês) ajuda a sua empresa a ser encontrada quando alguém procura no Google por produtos ou serviços que você oferece.

Trata-se de uma ferramenta muito importante. Por isso, cadastre seu negócio na plataforma, preencha todas as informações solicitadas e coloque fotos atraentes. Quando você se cadastrar, poderá melhorar o posicionamento da sua empresa.

Além disso, terá um perfil detalhado sobre a empresa para os usuários, contando com telefone e endereço da empresa, sem que eles precisem entrar no seu site para verificar essas informações.

Com a ajuda do Google Maps, será possível ver a localização do seu estabelecimento, para que possíveis clientes cheguem até a sua empresa.

2. Tenha um blog

Se você tivesse um estabelecimento, como uma loja ou um restaurante, talvez essa dica pudesse ser postergada. Porém, como seu estabelecimento se insere no nicho de finanças e investimentos, ou algo semelhante, o blog é essencial para que as pessoas sejam impactadas por conteúdos que entreguem valor, assim que acessarem a sua página.

Ter um blog e entregar conteúdos de qualidade para as pessoas ajudará seus possíveis clientes a se conectarem com a sua empresa.

Quando você ensina e entrega valor, as possibilidades delas comprarem de você serão maiores, pois já receberam conteúdos valiosos de você antes e passaram a confiar na sua empresa.

E por que, na prática, o blog pode fazer sua empresa se diferenciar?

Estando com um cadastro no Google Meu Negócio, sua empresa poderá aparecer para seus possíveis clientes. Entretanto, muito provavelmente, seus concorrentes também terão cadastro na ferramenta!

Logo, a pessoa terá a possibilidade de visitar o seu site e o de todos os seus concorrentes. Para se destacar, tenha uma gama de artigos de valor. Uma empresa com um blog consegue fazer seus leitores se conectarem, o que não acontece quando a empresa tem apenas um site estático e sem informações relevantes.

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Entretanto, não basta apenas ter um blog e divulgar artigos comuns, como aqueles geralmente encontrados na internet! Você precisa apostar em conteúdos especializados, que sejam diferenciados e não contenham informações erradas.

3. Pense nos hábitos e costumes próprios da sua cidade ou região

Vamos supor que você tenha uma Assessoria de investimentos em uma determinada região. Você já tem um blog no qual entrega artigos de valor, que mudem a vida das pessoas e também utiliza as redes sociais para divulgar esses conteúdos e se relacionar com o público.

Uma boa forma de interagir com a comunidade é apostando em conteúdos divertidos, os quais tenham a ver com a região ou com as pessoas da sua cidade para gerar engajamentos. Esses conteúdos podem até se tornarem virais na sua cidade, já pensou?

E como fazer isso? Use as redes sociais para compartilhar conteúdos engraçados e que engajem, podendo ser notícias engraçadas da região, posts usando as gírias locais ou que sejam relacionados a feriados locais, por exemplo.

As redes sociais devem ser usadas para conversar com o público, gerar interação entre as partes, compartilhar conteúdos do seu blog e, como visto, postar posts com entretenimento  e outros tipo de materiais para criar conexão e empatia.

Logo, elas não podem (e não devem) ser utilizadas apenas para você compartilhar notícias da empresa ou conteúdos do seu blog!

4. Patrocine ou participe de eventos na sua cidade

Uma outra forma que pode ajudar na divulgação da sua empresa, tanto online quanto offline, é participar de eventos na sua cidade ou região. Se tiver essa possibilidade, patrocine alguns!

Além de apresentar a sua marca às pessoas que participam do evento ou que estiverem passando pelo local, muitos poderão conhecer sua empresa na internet, pois atualmente todo tipo de evento acaba sendo divulgado nas redes sociais.

Contar com ajuda para melhorar o SEO: sim ou não?

Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio e criar pequenos conteúdos para as redes sociais podem não ser tarefas difíceis. No entanto, lembre-se que os seus concorrentes estarão cadastrados no Google Meu Negócio também!

Logo, você precisa de estratégias para diferenciar-se deles, que seria contar com um blog repleto de conteúdos valiosos, para fazer os visitantes do seu site – e dos sites dos concorrentes –  escolherem sua empresa, pelo simples fato de você ofertar conteúdos interessantes para eles, sem custo algum.

Apostar no marketing de conteúdo pode fazer você se destacar e ajudar o seu site a ficar melhor posicionado, trazendo autoridade para a sua empresa. Conte com ajuda profissional especializada no seu nicho para que você possa ter bons resultados!

Conclusão

Investir em técnicas de SEO local para fazer sua empresa ser encontrada na internet deve ser essencial. Porém, mais importante que isso, é apostar em técnicas para ajudar sua companhia a ser vista como uma autoridade no assunto para poder se diferenciar das demais da sua região.

Portanto, invista nas técnicas de SEO local para alcançar visibilidade, mas aposte no marketing de conteúdo e na entrega de conteúdos especializados para se distinguir e conseguir atrair a atenção!

A ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializada em finanças, investimentos e empreendedorismo. Nossa missão é entregar um trabalho de qualidade com o melhor custo-benefício!

Entre em contato com a nossa equipe e conte conosco para planejar sua estratégia de produção de conteúdo especializado!