Psicologia das cores: o que é e como usar na sua empresa?

Você sabia que os tons podem influenciar no comportamento e sentimento das pessoas? O amarelo, por exemplo, costuma abrir o apetite. Já o branco transmite tranquilidade, paz e inocência. Logo, é possível aproveitar essa dinâmica a favor do negócio.

Para isso, é preciso aplicar a psicologia das cores. Essa é uma ferramenta importante para quem deseja se comunicar melhor com seu público e aumentar as vendas. Esse é o seu caso? Então você não pode deixar de compreender o assunto.

Continue a leitura e saiba o que é a psicologia das cores e como aplicá-la na sua empresa!

O que é psicologia das cores? 

A psicologia das cores é uma área de estudo que compreende a capacidade das cores em influenciar no comportamento humano. Assim, ela analisa e define como os tons produzem efeitos diferentes nos desejos, percepções, ações, sentimentos e emoções das pessoas.

A teoria sobre a psicologia das cores é baseada em um padrão de estímulos nos indivíduos causados pelos tons. Essa instigação pode acontecer tanto pela natureza humana quanto pelos fatores culturais e ambientais envolvidos.

Vale lembrar que a psicologia é da área de humanas. Logo, não há uma exatidão como uma fórmula matemática. Dessa maneira, é importante ter em mente que ela pode se alterar conforme a evolução das pessoas e sociedade.

Como ela funciona?

Agora que você já sabe o que é a psicologia das cores, deve entender como ela funciona. Essa ferramenta é utilizada em estratégias de diversos âmbitos, desde a decoração de um ambiente até o branding pessoal. 

Trazendo para o cenário do empreendedorismo, a psicologia das cores é uma poderosa aliada no marketing e vendas. Assim, ela pode ser utilizada de modos variados. 

A Coca-Cola, por exemplo, é reconhecida pelo seu rótulo vermelho. Então, quando o consumidor vê uma garrafa de refrigerante dessa cor, logo pensa na marca. Ou seja, a cor chamativa foi usada para facilitar a identificação da bebida pelo cliente.

Além disso, as cores da identidade visual podem afetar como o cliente enxerga a empresa. Uma combinação de cores mais vibrantes, como laranja e preto, remete à força e movimento, podendo ser interessante para academias.

Já os tons pastéis lembram infância, fofura, ternura e doçura. Por isso, são muito utilizados em confeitarias e lojas de produtos para bebês. 

A psicologia das cores também pode ser aplicada em estruturas e processos da empresa. Por exemplo, o azul claro é capaz de estimular a criatividade e a produtividade.  Assim, ela pode ser usada nas paredes ou decoração do escritório ou da sala de brainstorm.

De forma mais profunda, a psicologia das cores também pode ser aplicada para a criação de um conceito ou posicionamento da empresa. Com ela, é possível gerar engajamento, proximidade, compaixão, entre outros sentimentos e comportamentos do público.

Qual é o significado de cada cor?

Ao saber mais sobre a importância das cores nos negócios, você pode ter curiosidade em entender o significado de cada tom. Dessa maneira, é possível analisar quais cores se alinham a sua empresa, propósito, estratégia e momento de negócio.

Veja!

Azul

Além do azul claro favorecer a produtividade e a criatividade, ele transmite frescor. Já o azul escuro passa confiança e autonomia. Assim, ele é utilizado em marcas corporativas, pois pode reforçar a autoridade da empresa perante os clientes.

Amarelo

Como você viu, o amarelo está ligado à fome, sendo utilizado para estimular o apetite. Por isso, grandes redes de fast foods, como McDonalds e Burguer King, aplicam a cor em sua identidade visual com o intuito de aumentar o consumo dos clientes. 

Além disso, o amarelo é chamativo, fazendo com que o estabelecimento se destaque. Contudo, como é um tom que também transmite diversão e alegria, pode não ser o mais indicado para restaurantes mais refinados, por passar informalidade.

Branco

O branco é uma cor neutra, geralmente, relacionada à tranquilidade e harmonia. Além disso, ela passa uma mensagem de inocência, sendo inclusive bastante utilizada por réus e suspeitos em entrevistas e julgamentos.

No marketing, o branco sozinho não gera tanto impacto. Contudo, ele pode ser utilizado com outras cores para oferecer contraste no design.

Cinza

Outra cor neutra é o cinza. Por isso, geralmente ela é usada junto a cores mais chamativas. Ela transmite profissionalismo, responsabilidade, modernidade e inovação — sendo um tom muito usado por empresas de tecnologia.

Laranja

O laranja é um tom forte e chamativo. Ele está ligado à alegria, entusiasmo, dinamismo, movimento e energia. Assim, essa cor costuma ser usada por negócios relacionados aos esportes, como academias, quadras e pistas.

Rosa

O rosa claro traz delicadeza, inocência e romantismo. Ele é usado em diversas lojas voltadas para o público infantil, especialmente do gênero feminino. Já o tom mais escuro está relacionado ao novo e ao moderno. Assim, ele estimula o desejo por serviços e produtos inovadores.

Marrom

Seja na decoração de ambientes ou no vestuário, o marrom transmite elegância e sofisticação. Além disso, ele pode passar informações de organização e engajamento. Desse modo, o tom é bastante utilizado em ambientes corporativos, especialmente em salas de reunião e recepção.

Preto

Mais uma cor neutra e que traz elegância é o preto. De maneira geral, as pessoas que buscam empoderamento, sobriedade e autoridade utilizam esse tom em suas identidades visuais. Contudo, ele também pode ser combinado a outras cores para conferir destaque.

Roxo

O roxo é comumente relacionado à sabedoria, nobreza, realeza, respeito, calma, mistério e espiritualidade. Dessa forma, ele é muito visto em negócios do nicho de beleza e bem-estar, como clínicas, spas e cosméticos.

No entanto, nos últimos anos, o tom também é usado em empresas de tecnologia e inovação. E isso comprova que a psicologia das cores pode ser alterada ao longo do tempo.

Verde

O verde tem uma relação direta com a natureza e o frescor. Então o tom pode ser utilizado sempre que a intenção for remeter ao meio ambiente, como em uma floricultura ou produtos de limpeza.

Além disso, ele é ligado à saúde e à vitalidade. Portanto, a coloração é muito usada em produtos e serviços relacionados à área da saúde, como clínicas, hospitais e consultórios.

Vermelho

O vermelho é chamativo, por isso é utilizado para despertar a urgência. Em uma triagem de pronto-socorro, por exemplo, ele representa quadros em que é necessário atendimento imediato. Já em lojas, o tom é usado para divulgar promoções.

Ademais, o vermelho também desperta a fome, sendo usado em restaurantes — especialmente aqueles que desejam passar o conceito de atendimento rápido.

As cores podem atrair tipos específicos de público?

Como você aprendeu, as cores podem transmitir mensagens diferentes, podendo ser usadas no marketing e no posicionamento da empresa. Mas, além disso, elas podem atrair tipos específicos de público, pois os tons afetam como os consumidores interpretam a marca. 

Por exemplo:

  • para atrair clientes mais conservadores ou tradicionais, é interessante usar um tom de rosa mais forte ou o azul claro;
  • já se a intenção é captar clientes que buscam por preços mais baixo, o azul marinho e o verde água podem ser boas opções;
  • por fim, se você pretende aproximar o público impulsivo e que busca por soluções rápidas, o vermelho, o laranja, o azul royal e o preto são alternativas interessantes.

Cases de aplicação da psicologia das cores em negócios

Ao longo do conteúdo, você conferiu diversos exemplos de como a psicologia das cores pode ser uma aliada no seu negócio. Agora, é o momento de descobrir cases relacionados à aplicação do método ou à falta dele.

Confira!

Boca Rosa – Bianca Andrade

A empreendedora, influencer digital e especialista em marketing Bianca Andrade é um exemplo de profissional que utiliza as cores a favor do seu negócio. Ela é criadora e proprietária da Boca Rosa Company, uma empresa que envolve todas as suas marcas do ramo de beleza e publicidade.

Como o esperado, o rosa e o pink são as principais cores utilizadas pelas marcas do grupo. No entanto, Bianca também usa outros tons quando conveniente. Por exemplo, ela recorre ao azul para mostrar o seu lado empreendedora.

Bianca também usa o monocromático para se aproximar do seu público e gerar engajamento. Além disso, ela aplica as cores como parte do seu storytelling para lançamento de novos produtos e inovações. 

Assim, sempre que a empresária surge com cores específicas em suas roupas e feed das redes sociais, o seu público entende que há novidade em sua marca.

Farani DeliCaffe – Camila Farani

Camila Farani é empresária, investidora-anjo e ex-participante do programa de empreendedorismo Shark Tank Brasil. A sua história nos negócios começou ainda na juventude, quando a Camila definiu melhorias para o café e tabacaria de sua mãe, conquistando uma sociedade no negócio da família.

Aos 26 anos e com 4 estabelecimentos performando bem, Camila decidiu abrir um negócio de comida saudável, o Farani DeliCaffe. Ela investiu 280 mil reais, esperando um faturamento de 200 mil reais mensais, mas obteve apenas 1500 reais no terceiro mês.

Parte do fracasso da nova empresa se deve a não utilização da psicologia das cores. Camila montou o restaurante em tons de lilás e branco, que são as suas cores favoritas, ignorando o poder dos tons sobre o negócio.

Nesse caso, os clientes entenderam que o restaurante era uma sorveteria, não o procurando para fazer suas refeições. Por esse motivo, o estabelecimento não conseguia atrair o seu público e amargou o prejuízo.

Um tempo depois, Camila abriu outro restaurante com a mesma proposta, mas com uma identidade visual mais adequada. Ela utilizou o verde — que remete à saúde — e o laranja, que traz energia e vigor. Com essa atenção especial à psicologia das cores e mudanças no cardápio, o empreendimento se tornou um sucesso.

Por que aplicar a psicologia das cores na sua empresa? 

Como você pôde notar nos cases, a psicologia das cores vai além de uma identidade visual. Quando bem aplicada, ela é capaz de favorecer as estratégias de uma empresa, podendo gerar os seguintes resultados:

  • primeiras impressões positivas;
  • identificação rápida do propósito da marca;
  • reconhecimento imediato do produto ou serviço;
  • engajamento com o público; 
  • conversão de leads;
  • aumento nas vendas.

Para melhor compreensão da importância da psicologia das cores, é interessante conhecer os dados da pesquisa da QuickSprout. O estudo concluiu que 85% dos compradores colocam as cores como principal motivo para comprar um produto. 

Além disso, ele entendeu que a cor aumenta em 80% o reconhecimento da marca pelo público. Dessa maneira pode-se entender que a psicologia das cores é eficaz para influenciar o que o seu público sente e conduzir as decisões de compra dele.

Em contrapartida, a não aplicação da psicologia das cores pode impactar negativamente a empresa. No caso do Farani DeliCaffe, o baixo faturamento do restaurante ocorreu pela percepção equivocada do consumidor em relação ao produto oferecido, por conta das cores do estabelecimento.

Como implementar esse método em prol do seu negócio?

Após saber a importância da psicologia das cores para a empresa, você pode ter curiosidade em entender como aplicar essa ferramenta em seu negócio. Como foi possível entender, os tons não devem ser escolhidos somente por questões estéticas.

Eles precisam ser pensados com a intenção de transmitir mensagens e causar sentimentos e comportamentos que contribuem para o sucesso do negócio. Assim, as cores podem influenciar os consumidores conforme a estratégia da empresa.

Existe uma série de atividades que deve ser feita para escolher a paleta cromática da identidade visual da empresa, do site e da linha de produtos. 

O passo a passo consiste em:

  • definir o posicionamento da marca;
  • conhecer o público-alvo e a persona;
  • estabelecer a mensagem que a empresa deseja passar;
  • definir os sentimentos, ações, emoções e comportamentos que a marca quer causar nos consumidores;
  • entender como as cores impactam as pessoas;
  • conhecer a funcionalidade das cores;
  • determinar a melhor combinação de cores conforme as informações coletadas;
  • produzir a identidade visual da marca e produtos, tendo a persona como foco;
  • realizar testes para entender se as cores escolhidas causam os impactos desejados;
  • fazer ajustes, se necessário.

Neste artigo, você conheceu o que é a psicologia das cores e como ela é capaz de influenciar os consumidores e refletir no seu negócio. Assim, foi possível entender a importância dessa ferramenta e saber como aplicá-la em sua empresa!

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