Você dá a devida atenção para a identidade visual da sua empresa? Ter uma identidade é muito importante e, sem ela, seu negócio corre o risco de não ser lembrado pelas pessoas, podendo até mesmo passar despercebido.

Cada negócio, por menor que seja, precisa ter uma identidade que faz com que as pessoas o identifique. Por exemplo, todo mundo reconhece que, ao ver uma maçã mordida em algum produto, se trata de um eletrônico da Apple, certo?

Logo, ter uma identidade visual de qualidade fará grande diferença na hora de identificar sua empresa no meio dos concorrentes. Continue a leitura do artigo e aprenda um pouco mais sobre esse importante assunto!

O que é identidade visual?

Identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam uma marca, empresa, produto, profissão, etc. Cada projeto de identidade visual varia muito seus elementos, como tipografia, paleta de cores, ícones, mascotes, texturas, dentre outros.

Dentre os elementos mais importantes está a logotipo, que nada mais é do que a representação visual da empresa. A “logo” precisa ser muito bem pensada e passar o “espírito” da marca, o que ela defende e do que se trata a empresa.

A partir desse elemento visual é que os outros componentes do projeto são criados. Assim, todo o projeto deve ser desenvolvido com o objetivo de potencializar a marca e fazer com que fique fixada na mente do público.

Qual a importância de ter uma identidade visual?

Uma identidade visual marcante e bem feita é um passo essencial para apresentar seu negócio para os clientes. Quando mal pensada, pode fazer o público não dar credibilidade e até desconfiar do seu negócio.

Grandes empresas do mercado que são vistas como autoridade ou que exercem influência são representadas por imagens e/ou cores que fazem a gente lembrar delas mesmo que de forma inconsciente. Basta ver o grande M amarelo e vermelho que já lembramos do McDonald’s e dos lanches servidos pela rede.

Esse é o tipo de impacto que você precisa causar no seu público: elas precisam ver sua sua identidade visual e reconhecê-la em qualquer lugar.

E engana-se quem pensa que apenas grandes empresas precisam trabalhar duro nesse aspecto. Os pequenos negócios, mesmo que sejam locais, têm (muitos) concorrentes! Para se destacar, precisam ter uma identidade que ajude qualquer um a lembrar da empresa.

Para ter uma identidade visual de qualidade e profissional, seria interessante contar com um profissional ou agência de design ou marketing que oferece esse tipo de serviço.

O processo de criação envolve várias etapas: desde o autoconhecimento da empresa, o conhecimento da sua persona, brainstorming, até a criação do briefing, escolha de fontes, cores, estilo, símbolos, etc.

Quais os benefícios de uma boa identidade visual?

Se você tem um escritório de contabilidade ou uma empresa de cobranças, por exemplo, muito provavelmente sabe que o seu negócio não é o único que existe na sua cidade ou região. Nesse caso, a identidade visual da sua marca pode fazer uma boa diferença e até definir se o cliente vai contratar os seus serviços ou os do concorrente.

Em certos momentos, o primeiro contato que uma pessoa tem com a sua empresa é pela logo ou outros elementos da identidade visual, seja no site, no blog ou por algum material impresso.

Ela precisa ser impactante mas ao mesmo tempo fácil de lembrar. E deve transmitir profissionalismo. Afinal, quando não é feita de forma profissional, a identidade visual pode até espantar a pessoa por não passar credibilidade.

Imagine uma assessoria de investimentos sem uma logotipo. Como você quer impactar seus possíveis clientes se nem ao menos tem uma imagem que represente a sua empresa? Como poderá ser reconhecido na sua região?

Lembre-se que até no site e no blog a sua logo acaba sendo analisada pelos visitantes. Sem uma logo, alguns podem pensar que trata-se de um blog amador.

Logo, o maior benefício de ter uma identidade visual é esse: passar autoridade, credibilidade e fazer sua empresa ser lembrada, principalmente na hora da decisão de aderir aos seus serviços ou procurar outra opção.

Onde sua identidade visual deve estar presente?

A resposta é simples e curta: em tudo. Isso significa que você precisa tê-la afixada no local físico do seu empreendimento, no seu site, no seu blog, nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e em outros materiais de mídia tradicional, como cartões, por exemplo.

Tenha-a presente em todos os seus meios de comunicação, para que todos tenham bastante contato com ela e lembrem-se da sua empresa caso precisem dos serviços que você presta.

Identidade visual x marca x branding: qual a diferença?

Muito comum as pessoas acharem que identidade visual, marca e branding são a mesma coisa. Mas a verdade é que não são. Por mais que estejam interligados, os termos possuem significados muito distintos e é importante a sua empresa saber diferenciar quando for contratar os serviços de um profissional para fazer esse serviço.

Quando se fala da marca de uma companhia, estamos falando apenas da logotipo. A marca pode ter um significado amplo e abranger toda a empresa. No mundo corporativo, a marca pode ser vista como o negócio em si. Contudo, no design, trata-se apenas da logo.

Por outro lado, o branding é uma estratégia de gestão que vai muito além da logotipo e da identidade visual. Trata-se de um processo que envolve o desenvolvimento de estratégias, planejamentos e conceitos sobre o posicionamento da empresa, como ela vê seu papel social e como pretende dialogar com o público.

O branding precisa ser feito com antecedência e com muito planejamento, pois a identidade da marca só pode ser feito com ele. Esse processo é que dita a essência e todas as premissas da marca, que posteriormente serão traduzidas em elementos visuais.

E a identidade visual, não custa lembrar, é o conjunto de todos os elementos visuais, no qual está inserida a logotipo e outros detalhes que definem seu negócio.

Aqui no blog há alguns artigos que ajudam a complementar o entendimento desse conteúdo. Confira:

Conclusão

A identidade visual da sua empresa precisa ser profissional, passar confiança e credibilidade. Além disso, precisa ser interessante para que todos os seus possíveis clientes lembrem-se dela quando precisarem de algum serviço seu. E o mais importante: ela precisa passar uma mensagem sobre a empresa.

Por isso, tire um tempo para pensar nesse aspecto e conte com uma ajuda profissional para deixá-la o melhor possível e que transmita os valores e o objetivo da sua marca!

Depois de aprender um pouco sobre identidade visual, aproveite e analise agora se sua presença digital está adequada! Veja aqui por que a falta de uma presença na internet pode prejudicar muito os seus negócios: Presença digital: não estar na internet pode matar seu negócio. Entenda o motivo!