Empreendedorismo digital: por que investir em um negócio online?

O avanço tecnológico possibilitou a criação de modelos de negócios online, permitindo aos profissionais abrir a própria empresa com baixo investimento e alto retorno por meio da internet. Porém, esses não são os únicos benefícios do empreendedorismo digital

Há diversas outras vantagens em investir nesse tipo de empreendimento. Além disso, vale saber que é possível trazer um negócio físico para o ambiente virtual. Assim, qualquer empresário pode aproveitar as oportunidades que a tecnologia tem a oferecer. 

Neste artigo, você compreenderá a importância do empreendedorismo digital e verá por que vale a pena investir em um negócio online. Continue a leitura e confira!

Como funciona o empreendedorismo no meio digital?

Como você viu, o empreendedorismo digital refere-se a um tipo de negócio que utiliza a internet para comercializar produtos ou serviços de empresas físicas ou exclusivamente online. Devido aos seus diferenciais, esse formato vem ganhando força no país.

É o que aponta a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil versão 2020, realizada pela HeroSpark. Segundo o estudo, 54% dos entrevistados afirmaram que possuem seus negócios online há menos de um ano — o que demonstra um forte crescimento somente em 2019.

O relatório ainda revela que 54% das empresas são prestadoras de serviços, 34% dos empreendedores comercializam cursos online e 23% possuem um e-commerce de produtos físicos. Ou seja, qualquer tipo de negócio pode atuar no ambiente virtual.

Quando perguntados sobre a maior dificuldade em empreender online, 42% dos respondentes disseram enfrentar problemas com as vendas. Assim, o principal objetivo dos empresários era escalar o faturamento no futuro. Isso é possível ao saber como destacar o negócio no digital.

Por que investir em um negócio online?

Até aqui, você viu que o empreendedorismo digital no Brasil teve um crescimento significativo somente em 2019. Há, ainda, expectativas para que esse formato conquiste mais espaço no mundo dos negócios por oferecer diversas vantagens.

Para entender os motivos para investir em um negócio online, é preciso conhecer os benefícios desse tipo de empreendedorismo. 

Confira! 

Baixo investimento inicial

Uma das principais vantagens do empreendedorismo digital é o baixo investimento inicial quando comparado a um modelo tradicional. Afinal, para começar a empreender na internet, não é preciso ter uma sala comercial para atender os clientes ou espaço para o armazenamento de mercadorias. 

É necessário apenas ter conexão com a internet para gerenciar suas redes sociais, site e blog ou loja virtual. Caso ainda não tenha uma equipe de marketing, você também precisa contratar profissionais qualificados para cuidar da marca na internet.

Ausência de barreiras geográficas 

Outro benefício de ter um empreendimento no ambiente digital é a ausência de barreiras geográficas. Ou seja, o seu negócio não está limitado às fronteiras regionais — assim como acontece com uma loja física. Então é possível alcançar um público maior e aumentar as vendas.

Além disso, o empreendedorismo digital permite ficar acessível ao seu público 24 horas por dia. Dependendo do tipo de produto e serviço oferecido por sua empresa, há como vender para o Brasil e o mundo a qualquer momento. Dessa forma, você pode ampliar seus ganhos.

Negócio escalável

Mais um ponto positivo de investir em um negócio online é a escalabilidade. Ela se refere à capacidade de uma empresa em aumentar as vendas, mas sem elevar os investimentos na mesma proporção. Como consequência, é possível melhorar a margem de lucro.

O ambiente digital promove essa vantagem porque não há necessidade de realizar um investimento alto em infraestrutura física e contratação de pessoal para fazer o negócio crescer. Além disso, há ferramentas que otimizam os processos gerenciais, possibilitando a expansão a baixo custo.

Melhorias na qualidade de vida 

Por fim, um benefício associado ao empreendedorismo digital que merece destaque é a melhoria na qualidade de vida do empreendedor e de sua família. Ao criar um negócio 100% online, ele tem a liberdade para trabalhar de onde quiser e montar uma rotina que atenda aos seus interesses.

Ou seja, quem decide empreender exclusivamente na internet tem maior flexibilidade para ajustar os seus horários de modo a aproveitar melhor a vida. Porém, para alcançar esse objetivo, é preciso saber como gerenciar o tempo a seu favor.

Como destacar o seu negócio ao empreender no digital?

Se, após conhecer as principais razões para investir em um negócio online, você decidir se tornar um empreendedor digital, é preciso aprender como se diferenciar da concorrência na internet. Assim, é possível conquistar uma posição privilegiada no mercado, atrair clientes e aumentar suas vendas.

A seguir, veja como destacar o seu negócio ao empreender no digital!

Monte um plano de marketing digital

Antes de qualquer ação empreendedora na internet, é preciso montar um plano de marketing digital. Trata-se de um documento que contém informações importantes para a tomada de decisões da empresa, como:

Estruture seu empreendimento digital 

Após montar um plano de marketing digital, é importante estruturar seu negócio online. Nesse momento, você deve construir seus perfis nas redes sociais, montar um site com blog ou sua loja virtual para divulgar a marca na internet.

Tenha uma presença forte nas redes sociais

Com a estrutura do seu empreendimento digital pronta, é hora de começar a agir. A primeira dica para quem deseja se destacar no ambiente online é ter forte presença nas redes sociais. Isso porque elas permitem uma comunicação mais eficaz com seu público. 

Construa sua autoridade com marketing de conteúdo

Outra maneira de se tornar relevante no mercado é ter um blog corporativo. Com ele, você pode compartilhar conteúdos relevantes para sua audiência. Dessa forma, é possível gerar autoridade para a sua marca e se destacar da concorrência. 

Promova o seu negócio online com mídia paga

Além de publicações de conteúdos no blog, é possível fazer campanhas publicitárias em diferentes plataformas para divulgar o seu negócio online. Entre as principais ferramentas para publicidade online paga, vale destacar o Gerenciador de Anúncios do Facebook e o Google Ads.

Acompanhe o desempenho das estratégias de marketing

Mais um ponto importante para ter negócios online de sucesso é acompanhar o desempenho das estratégias de marketing por meio de métricas. Isso permite saber quais são as ações que estão dando retorno positivo e fazer as mudanças necessárias para melhorar os resultados.

Como você viu, o empreendedorismo digital traz diversos benefícios para quem decide investir em um negócio online. Porém, para ter sucesso, é preciso saber como se destacar ao empreender no digital. Por isso, não deixe de considerar as orientações acima!

Se você ficou interessado em construir sua autoridade online com marketing de conteúdo, entre em contato com a ABContent e conheça nossas soluções!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: