Medium: como essa rede social pode impulsionar o seu blog?

A rede social Medium conseguiu atrair a atenção de um grande público, principalmente daqueles que adoram escrever. Trata-se de uma rede social muito diferente das tradicionais, como: Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo.

Ela é atraente especialmente por se apresentar como um espaço no qual as pessoas podem expor artigos, como em um blog. O mais interessante é que o crescimento foi tamanho que até escritores, personalidades e empresas passaram a utilizá-lo.

Inclusive, sua empresa também deveria estar no Medium! Quer saber como o Medium pode ajudar o seu negócio e a visibilidade da sua empresa? Então continue a leitura do artigo!

O que é o Medium?

O Medium é uma plataforma de publicação de blogs fundada por Evan Williams, que é o cofundador do Twitter. A rede apareceu em 2012 e nos últimos anos ganhou muito mais adeptos.

A plataforma se tornou um local no qual os escritores profissionais podem expor seus trabalhos. Muitos jornalistas, por exemplo, aderiram a essa plataforma. Depois de um tempo, a rede social evoluiu e mais pessoas comuns passaram a manter seus conteúdos escritos ali.

Como o Medium funciona?

O site pode ser utilizado como se fosse uma rede social, na qual você pode ler conteúdos dos outros e publicar o seu. Há duas maneiras de usufruí-lo: de forma gratuita ou de forma paga.

Na versão gratuita é possível publicar quantos artigos desejar na plataforma. No entanto, sem pagar há uma limitação em relação à quantidade de artigos que você pode ler, que são em média 5 por mês.

Para ler mais conteúdos, você precisa assinar a versão Premium, no qual o pagamento é feito em dólares. Nessa versão, o número de artigos que podem ser lidos é ilimitado.

A publicação funciona de forma semelhante à inserção de um artigo em um blog, mas ainda muito mais simples. Fazer cadastro na rede também é descomplicado e intuitivo, podendo ser feito rapidamente se você tiver uma conta no Gmail, o e-mail da Google.

Além disso, a plataforma tem algumas ferramentas interessantes, como a função “bater palmas”, inclusive mais de uma vez, para artigos que você gostou.

O Medium também pode ser utilizado como uma hospedagem de blogs. Apesar de ser boa, simples e dar um visual limpo e minimalista, a plataforma ainda não tem muitas ferramentas e funcionalidades se comparado com blogs hospedados no WordPress, por exemplo.

Mas vale ressaltar a qualidade dela para esse objetivo também.

Exemplos de empresas que utilizam bem o Medium

Muitas marcas e empresas perceberam o potencial do Medium e passaram a publicar conteúdos nessa plataforma também. Ou seja, mesmo tendo um blog profissional, começaram a inserir conteúdos escritos na rede para atrair muito mais pessoas.

Algumas empresas que utilizam o Medium muito bem são:

  • Conta Azul;
  • Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Banco Neon.

Ou seja, há diversas empresas do segmento financeiro utilizando o site. A sua pode ser mais uma delas!

Vale mencionar que há outras marcas de nichos variados presentes nessa rede social. Inclusive, é possível encontrar perfil de escritores renomados e jornalistas conhecidos, dentre outros tipos de “celebridades”.

A plataforma é muito forte em países de língua inglesa, como os Estados Unidos. No Brasil, o número de adeptos aumenta conforme os anos passam. O fato de ter muitas empresas que ainda não usam o Medium pode fazer o seu negócio sair na frente.

Motivos para usar o Medium

O primeiro motivo para manter presença na rede social está no fato de que você pode utilizar o Medium de graça para publicar quantos artigos desejar. Além disso, trata-se de uma plataforma simples, sem qualquer dificuldade maior para fazer o cadastro e utilizar.

Outro motivo para aderir ao Medium é a baixa concorrência. Ou seja, as chances dos seus concorrentes estarem lá podem ser baixas, o que pode colocar você à frente deles.

A melhor parte de usar o Medium é que, para ler seus artigos publicados, a pessoa não precisa ter uma conta nessa rede! Ou seja, se o seu artigo publicado no Medium aparecer nos mecanismos de busca, akguém poderá ler sem ter uma conta na plataforma – o que aumentam as chances dos seus textos serem muito mais vistos.

A única diferença é que, se o leitor do artigo tiver uma conta, ele pode bater palmas para o seu artigo.

No entanto, vale deixar claro que criar o seu perfil no Medium e utilizá-lo como uma rede social para publicar seus artigos não substitui um blog profissional! Ou seja, é sempre bom contar com uma hospedagem e domínio próprio para ter maior segurança e, principalmente, passar profissionalismo para os usuários.

Como o Medium pode ajudar meu blog e meu site?

O tráfego orgânico, por mais que seja o mais rentável, melhor e mais qualificado, infelizmente pode demorar alguns meses para começar a dar maiores resultados. Ou seja, trata-se de uma estratégia a ser pensada principalmente para o médio e longo prazo.

É necessário ter consistência e uma boa estratégia de conteúdo para fazer o blog ficar bem posicionado. Para conseguir visitantes no inicio do blog, as empresas devem contar muito com as redes sociais para compartilhar os artigos do blog. Uma dessas redes que podem ser utilizadas é o Medium.

O site Medium tem uma boa reputação e os artigos publicados nele costumam ficar bem ranqueados, até mais rápido do que em uma estratégia de SEO. Assim, você pode inserir no Medium o mesmo artigo que for publicado no seu blog, a fim de aumentar as chances do seu conteúdo ser encontrado.

Entretanto, lembre-se de fazer um perfil profissional, com suas informações e a logo da sua empresa.

Lembre-se também de deixar o endereço do seu blog na bio para incentivar os leitores que encontrarem o seu artigo do Medium por meio dos mecanismos de busca a acessarem seu blog. Ao final do artigo, sempre direcione-os para o seu site!

Perceba, portanto, que você pode publicar o mesmo artigo do blog no Medium sem ser penalizado por ser um conteúdo duplicado. O Medium usa urls canônicas, logo, você estará seguro dessa punição.

Dessa forma, seus artigos podem ser lidos mais vezes e serem mais facilmente encontrados nos mecanismos de busca. Ainda, você pode conseguir muito mais visitas e tráfego para o seu site.

Inclusive, muitos especialistas em marketing, como o Neil Patel, utilizaram o Medium e conseguiram levar muito tráfego qualificado para seus respectivos sites. Por isso, vale a pena prestar atenção nesta rede social.

Conclusão

A rede social Medium acaba sendo pouco explorada pelas marcas, mas ela pode trazer inúmeras vantagens. Algumas dessas vantagens são a capacidade de levar tráfego para o site e a possibilidade de aumentar as chances de ter o seu conteúdo lido pelas pessoas.

Por isso, utilize essa rede social na sua estratégia publicando os artigos do seu blog no Medium!

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