Modelo AIDA: o que é e como utilizá-lo na prática?

O modelo AIDA é muito utilizado por copywriters e profissionais de marketing ou publicidade para atrair a atenção das pessoas em propagandas ou anúncios, por exemplo. Seu time também pode utilizá-la, seja para fazer alguma chamada nas redes sociais ou divulgar seus produtos ou serviços.

Conseguir a atenção dos consumidores, inclusive no meio digital é essencial, principalmente se você tem muitos concorrentes.

Então confira o artigo, aprenda mais sobre o modelo AIDA e veja como você mesmo pode aplicá-lo quando quiser chamar a atenção do seu público-alvo!

O que é o modelo AIDA?

O modelo AIDA é um método utilizado por profissionais de marketing, vendas e copywriting para atrair a pessoa e deixa-la atenta ao que lê ou escuta.

Tal modelo foca no comportamento do consumidor e se sustenta na tese de que todo cliente passa por uma jornada de compras, que começa com os primeiros contatos com a sua empresa até a decisão.

O AIDA sempre leva em consideração o que o consumidor necessita e deseja para avançar no funil, tornar-se lead e comprar. Ou seja, serve para ajudar interessados ou clientes indecisos a avançar pelo funil de vendas ou realizar uma determinada ação.

O que quer dizer AIDA?

O nome AIDA não é por acaso. Na verdade, trata-se de um acrônimo formado pelas iniciais em inglês das fases dessa jornada, as quais são:

  • Attention (Atenção);
  • Interest (Interesse);
  • Desire (Desejo);
  • Action (Ação).

Quando um planejamento estratégico de marketing contempla todos esses pontos, pode ser que dê muito certo, pois o modelo AIDA é muito visto como uma fórmula de sucesso.

Conhecendo bem sua persona e sabendo aplicar muito bem o método, as chances da sua empresa de transformar desconhecidos em clientes fiéis podem ser muito grandes.

Entretanto, vale lembrar que, por mais que seja um modelo para utilizar em estratégias, principalmente de funil de vendas, esse método de chamar a atenção, despertar o interesse, criar o desejo e fazer a pessoa agir pode ser utilizado até em pequenos textos e na sua comunicação com o cliente, seja em e-mails, redes sociais, dentre outros.

Entendendo as 4 etapas do modelo AIDA

Como você já sabe, AIDA se refere, na prática, a: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Entenda a seguir, de forma mais aprofundada, sobre cada um dos pontos e veja como você pode utilizá-las na hora de atrair clientes!

1. Atenção

A primeira etapa corresponde ao momento no qual o consumidor descobre uma marca, produto ou serviço.

Essa fase, se feita de maneira eficaz, pode muitas vezes levar a pessoa a realizar a ação que seu negócio deseja, como entrar em contato ou fazer uma visita.

Quantas vezes você viu um anuncio, postagem ou título de artigo que chamou sua atenção e parou para ler? Exatamente por isso que esse primeiro momento precisa ser muito bem pensado.

Na prática, você pode chamar a atenção de diversas maneiras, seja criando um anúncio interessante, um conteúdo visual atraente nas redes sociais ou um título que desperte a curiosidade do leitor, por exemplo.

2.  Interesse

Depois que você conseguiu a atenção do seu consumidor, a segunda etapa consiste em atrair o interesse dele no que você tem a oferecer.

Em uma estratégia de marketing digital e de marketing de conteúdo, essa fase é aquela na qual você conseguiu trazer o possível cliente para o seu funil de vendas, mas ele ainda não está pronto para a oferta.

Para despertar o interesse, você precisa entender muito bem o seu serviço, saber os benefícios que proporciona e entender sua persona. Somente assim você poderá mostrar que o que você oferece é a solução para o problema dela.

3. Desejo

A primeira etapa o consumidor fica ciente do que você anunciou, seja sua marca ou um serviço. A segunda parte do método busca despertar o interesse dela.

essa terceira tem como objetivo levar o consumidor do “eu gostei” para o “eu quero”. Ou seja, o desafio agora é estimular uma vontade de adquirir o que seu negócio oferece.

Geralmente, corresponde ao meio do funil, que é de consideração, na qual pode haver comparação de serviços entre sua empresa e de concorrentes.

Por isso, para manter os clientes com desejo, você precisa deixar claro os benefícios do seu serviço e mostrar que aquilo que você oferece é exatamente o que eles precisam.

Aqui, é imprescindível que você mostre o seu diferencial e entregue muito valor para que o cliente mantenha o desejo de adquirir o seu serviço em vez do de um concorrente.

4. Ação

A última etapa corresponde à última fase do funil. Ou seja, é o momento para fazer a pessoa se tornar um cliente ou realizar a ação que você deseja, como entrar em contato, assinar a newsletter, etc.

Independente do objetivo, você precisa garantir uma ação. Oferecer uma isca digital, uma consultoria rápida, um webinar gratuito respondendo as maiores dúvidas das pessoas em relação a algum assunto do seu nicho, por exemplo, podem ser ótimas formas de fazer a pessoa realizar a ação e ativar o gatilho mental da reciprocidade.

Observação Importante

O modelo AINDA está presente em uma estratégia de planejamento de conteúdo. Quando realizada com a ajuda de uma empresa focada em marketing de conteúdo e que seja especialista no seu mercado, as chances de êxito e de eficácia são muito maiores.

O motivo é simples: o marketing de conteúdo é a estratégia mais eficaz para atrair clientes e, por mais que o modelo AIDA deva estar presente nela, somente uma companhia especialista entende bem o seu negócio e o tipo de cliente ideal para ele.

Além disso, é a única capaz de alinhar a estratégia com suas necessidades, entregando um serviço diferenciado.

Exemplos de AIDA para aplicar na prática

Aplicar a AIDA em uma estratégia de marketing de conteúdo exige muito planejamento e ajuda de uma equipe especialista no assunto. No entanto, conforme comentado, você pode usá-la até em pequenos textos nas suas redes sociais!

Veja agora um modelo para você entender como poderá utilizar para chamar a atenção dos seus seguidores:

“Como economizar mais de R$10 mil por ano! (Atenção). O Ebook e Planner da Economia Doméstica é a ferramenta que vai fazer você ter total noção das suas despesas desnecessárias (Interesse), e ajudar sua família a enxergar os gastos e mudar totalmente de hábitos sem muito esforço, fazendo uma economia brusca todos os anos.(Desejo). Quer ter acesso ao ebook? Clique aqui para baixar!(Ação)”.

Esse exemplo de chamada seguindo o modelo AIDA pode ajudar você a criar suas próprias chamadas nas redes sociais ou estratégias de e-mail marketing. Utilize como exemplo e comece a atrair mais clientes!

Conclusão

O modelo AIDA é muito interessante e precisa ser utilizado nas estratégias de marketing, de planejamento de conteúdo e se possível, na sua comunicação! Por isso, busque sempre utilizar o exemplo acima para atrair mais interessados e convertê-los em clientes.

E você, já tem uma presença digital? Entenda porque ela importa e confira alguns dados interessantes acessando o artigo: Presença digital: não estar na internet pode matar seu negócio. Entenda o motivo!

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