7 Dicas para melhorar as vendas da sua corretora de seguros

Melhorar as vendas de uma corretora de seguros é fundamental para a sobrevivência e o crescimento do negócio. No entanto, essa tarefa pode ser bastante desafiadora — afinal, muitas pessoas ainda não compreendem a importância de contratar um seguro, certo?

Assim, é essencial adotar estratégias que ajudem a agregar valor ao seu serviço, influenciando positivamente a percepção do cliente a respeito de como um seguro pode ser benéfico. Dessa forma, torna-se viável aumentar sua receita.  

Quer saber como fazer isso? Neste artigo, você conhecerá 7 dicas para melhorar as vendas da sua corretora de seguros. Continue a leitura e confira!

A importância da estratégia de vendas para a corretora de seguros

Antes de aprender como melhorar as vendas da sua corretora de seguros, você precisa entender o que são estratégias de vendas. Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas por uma empresa para atrair mais clientes para o negócio e, assim, vender mais. 

Elas são elaboradas por um gestor por meio de um planejamento estratégico. Esse é um procedimento metodológico que permite à empresa conquistar os objetivos pretendidos — como vender mais seguros. 

O planejamento inclui a definição de metas, ações para alcançar os resultados esperados e métricas para acompanhá-los. Com essa organização, os corretores de seguro sabem exatamente quais atitudes deverão ser tomadas para melhorar as vendas da corretora.

Além do aumento da receita, as estratégias de vendas podem ajudar na redução de custos. Quando a empresa possui um processo estruturado, ela diminui as chances de desperdiçar recursos com ações pouco eficientes. Então é possível economizar e trazer mais rentabilidade para o negócio.

7 Dicas para melhorar as vendas da sua corretora de seguros

Agora você já sabe como as estratégias de vendas podem ser vantajosas para o seu negócio. Portanto, chegou o momento de conhecer as principais táticas que podem estar presentes no seu planejamento estratégico. 

A seguir, confira 7 dicas para melhorar as vendas da sua corretora de seguros!

1. Estude e conheça o mercado de seguros

A primeira dica para atingir seu objetivo é estudar e conhecer o mercado de seguros. Com esse conhecimento, ficará mais fácil definir e implementar as estratégias a seguir. Portanto, procure acompanhar as novidades sobre o setor no Brasil.

Também vale buscar entender sobre os serviços mais buscados por clientes da corretora de seguros e quais são os seus diferenciais. Ainda, é importante compreender quem são seus consumidores, assim como seus maiores concorrentes.

2. Determine os seus segmentos de atuação

Outra dica para melhorar as vendas da sua corretora é determinar os seus segmentos de atuação. Dessa forma, você poderá identificar quais tipos de seguros se adéquam às atividades da sua empresa. Como resultado, o vendedor pode direcionar seus esforços para o público certo e vender mais.

Entre as opções, vale citar seguros pessoais para acidentes, seguro de vida, seguro de automóvel, seguro residencial, seguro patrimonial, seguro empresarial e seguro de viagem. Para decidir qual é o mais adequado, estude as características de cada um e o porte da sua corretora.

3. Conheça a jornada de compra do seu cliente

Um ponto essencial na hora de montar o planejamento estratégico da sua empresa é conhecer a jornada de compra do seu cliente. Desse modo, o corretor de seguros pode construir discursos personalizados para cada etapa que o consumidor percorre antes de contratar um serviço.

Dessa maneira, o cliente estará mais preparado para uma abordagem de vendas, facilitando a assinatura do contrato. Logo, não deixe de entender a jornada de compra para produtos de seguro, considerando todas as etapas — aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.

4. Não venda produtos, forneça soluções

Mais uma dica para alcançar o objetivo de vender mais seguros é fornecer soluções, em vez de focar nas características do produto. Quando os clientes procuram uma corretora de seguros, é porque eles desejam receber ajuda para resolver determinado problema. 

Por isso, o foco deve ser na solução que eles estão buscando — e não no produto. Portanto, ao abordar seus potenciais clientes, o ideal é apresentar os benefícios que o seguro pode proporcionar para eles ao contratarem esse serviço. 

5. Aprenda a lidar com as principais objeções dos clientes

Para aumentar a venda de seguros na sua corretora, também é fundamental aprender a lidar com as principais objeções dos clientes. Elas são barreiras que os consumidores podem apresentar antes e durante a negociação para não assinar um contrato. 

Entre elas, pode-se destacar a falta de tempo para entender mais sobre o produto, a hesitação em responder se há interesse na compra e a falta de confiança na corretora por não conhecê-la. Ao percebê-las, é possível ter uma argumentação para superá-las e melhorar a venda de seguros.

6. Otimize a comunicação com o cliente 

Outra dica é otimizar a comunicação com o cliente para melhorar a vendas da sua corretora de seguros. Como em outros setores, existem termos desse mercado que o público pode desconhecer. Alguns exemplos são sinistro, apólice, prêmio, endosso, emolumentos e salvados.

A falta de compreensão pode prejudicar a prospecção, a negociação e o fechamento de contrato. Então cabe ao profissional ter domínio sobre os principais termos utilizados no mercado de seguro para saber como explicá-los aos clientes em uma linguagem clara.

7. Invista em marketing de conteúdo

A última dica sobre como sua corretora pode vender mais seguros é investir em marketing de conteúdo. A estratégia consiste na criação e distribuição de materiais que apresentam as soluções para os principais problemas dos seus clientes.

Com isso, é possível atrair mais pessoas para o site, blog ou redes sociais do seu negócio e melhorar as vendas da sua corretora de seguros. Para garantir a qualidade na produção de conteúdo digital, é possível contar com o apoio de uma agência especializada.

Com estas 7 dicas, você já sabe como melhorar as vendas da sua corretora de seguros. No entanto, antes de implementá-las, lembre-se de elaborar um planejamento estruturado para tomar decisões de forma estratégica.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para complementar a leitura e entenda como a corretora de seguros pode prospectar mais clientes e crescer!

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