Como empreender em tempos de crise? Descubra aqui!

Saber como empreender em tempos de crise e descobrir maneiras de manter sua companhia forte durante esses períodos é essencial. Afinal, todo dono de negócio sabe que crises financeiras e até sanitárias podem ocorrer a qualquer instante – e saber lidar com elas pode ser a chave de um negócio duradouro e saudável.

Por mais que possa ser um grande desafio, é importante saber lidar com o problema e buscar meios de inovar. Assim, será possível manter a empresa funcionando e até torná-la ainda mais forte.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura do artigo e descubra como você pode empreender e obter sucesso também mesmo em tempos de crise!

Foque nas prioridades

O dia a dia em um negócio costuma ser cheio de tarefas importantes. Líderes e gestores precisam tomar diversas decisões a todo instante. Em tempos de crise, isso deve ser feito com ainda mais sabedoria.

Embora tenha muito o que fazer, o momento é de focar totalmente nas prioridades. E quais seriam elas? Pense nos processos, produtos e serviços que mais lhe trazem resultados. Essas devem ser suas prioridades.

Crises são períodos em que o menos é mais. Logo, priorize o pouco que lhe traz retorno e não desperdice tempo ou dinheiro com o que não é eficiente para o momento.

Tente tirar vantagens da crise

Sim, é possível empreender em tempos de crise e tirar vantagens, por pior que seja – ou pareça ser – a situação. O poder de compra enfraquece, as companhias perdem lucro, dentre outras consequências. Apesar de serem negativas, as crises podem trazer mudanças inovadoras para sua empresa.

Veja o que seu negócio pode fazer de diferente para lucrar mesmo nesses momentos. Uma alternativa é descobrir as dificuldade que sua persona tem nessas circunstâncias e analisar o que você pode solucionar.

Veja também o que outras companhias fizeram para superar as crises. Ler exemplos e histórias de como grandes empreendedores se superaram pode lhe trazer ensinamentos valiosos para manter sua empresa firme.

Mantenha as finanças organizadas

O setor financeiro de uma empresa deve sempre estar organizado. Caso as finanças não estejam em ordem, crises internas podem ser comuns. Seu negócio também corre risco de perder dinheiro e até fechar.

Em momentos de crises financeiras, esse setor deve estar controlado mais do que nunca. Por isso, o ideal é que as contas sejam verificadas periodicamente.

Será preciso também realizar corte de despesas. Diminua os custos com o que puder e elimine aqueles que não farão diferença para sua empresa nesse tempo.

Entenda que não tem como empreender em tempos de crise sem que o controle das contas seja constante e rígido. Assim, você evita prejuízos e consegue verificar o quanto dispõe para investir no que lhe trará resultados.

Fortaleça a relação com seus clientes

Empreender em tempos de crise envolve encontrar medidas para fidelizar o que mais importa para um negócio: os clientes. Nesse momento, como o pensamento é sempre de contenção de gastos, muitos podem abandonar seu negócio.

Para não perdê-los, é necessário buscar meios de mantê-los interessados em seus produtos ou serviços.

Por exemplo, se sua empresa for um escritório de contabilidade, que tal oferecer um valor especial nesses meses? Você pode também ampliar as formas de pagamento ou até dar algum serviço como cortesia.

Demonstre que sua companhia entende que a situação os prejudicou, mas que se importa muito com eles.

Desperte o interesse em novos consumidores

Empreendedorismo em tempos de crise exige ser ainda mais criativo e elaborar uma boa estratégia para atrair novos interessados.

Você pode fazer isso de diversas maneiras. É possível oferecer uma consultoria grátis, um minicurso, dentre outras possibilidades.

Por exemplo, se sua empresa for uma assessoria de investimentos, que tal oferecer um e-book explicando boas maneiras de investir e organizar as finanças na crise? Entregar algo valioso podem atrair interessados mesmo em situações de grandes adversidades. Pense nisso.

Fique atento ao mercado e as novidades do seu nicho

Empreender na crise exige uma observação atenta do mercado. Você precisa verificar as mudanças que ocorreram para poder pensar em boas soluções que fortaleçam sua empresa.

Observe os produtos e serviços que vendem em tempos de crise, tanto do seu nicho quanto de outros. Verifique os hábitos dos consumidores e busque respostas para questões como:

  • O que as pessoas procuram ou o que mais vende em tempos de crise?
  • O que os consumidores consideram importante e supérfluo nesses momentos?
  • Quais os setores mais procurados? O meu é um deles? Se não, como posso torná-lo essencial para o meu público?

Há diversas respostas que seu negócio precisa encontrar. Por isso, estude muito o mercado, bem como as mudanças ocorridas no seu nicho.

Confira o que seus concorrentes fazem

Verifique como seus concorrentes estão lidando com a situação. Ainda, veja as soluções que empresas do mesmo nicho que o seu estão procurando para enfrentar as adversidades, mesmo que sejam de outras regiões ou países.

Saiba que é importante avaliar as estratégias adotadas pelas companhias que oferecem a mesma solução que a sua. Porém, é ainda mais primordial atentar-se para as organizações que oferecem outro serviço ou produto para o mesmo problema que sua companhia soluciona.

Adaptar ideias de organizações de outros segmentos para o seu negócio pode ser interessante. Entretanto, utilizar uma boa prática que uma empresa do seu nicho está implementando e incrementá-la pode ser ainda melhor.

Fortaleça sua presença digital

Se você quer empreender em tempos de crise, considere essencial fortalecer ainda mais sua presença online. Atualmente, tudo é digital. Ou seja, seus consumidores utilizam a internet para comprar, procurar serviços e soluções para seus problemas, dentre outras utilidades.

Quando uma crise ocorre, a procura na web fica ainda mais intensa. As pessoas passam a pesquisar por um tempo maior e principalmente, comparar ainda mais as soluções existentes no mercado.

Os usuários compram de quem esteve presente na vida deles, que gerou confiança e que os ajudou nesses momentos de dificuldade.

Sendo assim, construir e fortalecer sua presença digital deve ser uma das suas maiores prioridades, senão a maior. Logo, é primordial entregar conteúdos de qualidade para ser encontrado, gerar valor e conquistar a atenção dos consumidores.

Nunca subestime ou elimine as estratégias de produção de conteúdo! Trata-se de um investimento essencial para sua organização se destacar e demonstrar sua autoridade no seu nicho!

E aproveitando que você viu como empreender em tempos de crise, confira mais sobre essa última dica e entenda qual é o momento certo para apostar em marketing digital na sua empresa!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: